VIDA ATIVA, EDUCAÇÃO INFANTIL E DESENVOLVIMEN|TO DE BASE: OS FOCOS DO INSTITUTO ARCOR EM 2016

3 outubro 2017
VIDA ATIVA, EDUCAÇÃO INFANTIL E DESENVOLVIMEN|TO DE BASE: OS FOCOS DO INSTITUTO ARCOR EM 2016

O estímulo à vida ativa em escolas de três estados, a melhoria da qualidade na educação infantil de municípios pernambucanos e o apoio a projetos de desenvolvimento de base em São Paulo foram o foco do Instituto Arcor Brasil em 2016, quando a organização completou doze anos de atividades.

Lembrados em maio de 2016, os doze anos do Instituto Arcor Brasil contemplam o apoio a mais de 420 projetos, em 16 estados, em benefício de mais de 2 milhões de crianças e adolescentes. São projetos em sintonia com a missão do Instituto, de contribuir para crianças e adolescentes tenham igualdades de oportunidades através da educação.

Programa Escola em Movimento – Em 2016, o Instituto Arcor deu continuidade a iniciativas próprias e em parceria. Uma delas é o Programa Escola em Movimento, uma ação corporativa do Grupo Arcor na Argentina, Brasil e Chile e que visa estimular a vida ativa através do movimento, com o apoio a projetos em escolas de ensino fundamental. A vida ativa é um dos eixos da política de sustentabilidade do Grupo Arcor.

O Programa Escola em Movimento contempla o apoio técnico e financeiro a projetos de escolas públicas, definidas em processo de escolha que abrange oficina de elaboração de projetos e análise técnica. O Programa já contabilizou o apoio a projetos de 120 escolas públicas, na Argentina, Brasil e Chile, somando 41 mil crianças e adolescentes beneficiados.

A primeira edição do Programa Escola em Movimento no Brasil, entre 2014 e 2015, viabilizou o apoio a projetos de escolas de sete municípios na região de Piracicaba, interior de São Paulo. A segunda edição, entre 2015 e 2016, representou o apoio a projetos de 16 escolas de Cabo de Santo Agostinho, Escada e Ipojuca, no interior de Pernambuco. Foram escolas que estiveram presentes no Encontro Final dessa edição, no dia 20 de outubro de 2016.

O evento aconteceu no Hotel Canarius D’ Gaibu, em Cabo de Santo Agostinho, e reuniu mais de 90 pessoas, entre gestores e educadores das escolas participantes e representantes das respectivas secretarias municipais de Educação.

Ainda em 2016, teve continuidade a terceira edição do Programa Escola em Movimento, que termina em 2017 e representa o apoio a projetos de   escolas públicas de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Entre 2017 e 2018 será realizada a quarta edição do Programa, com o apoio a projetos de 14 escolas públicas de ensino fundamental de Bragança Paulista, no interior de São Paulo. As escolas participantes foram definidas no final de novembro de 2016.

De forma associada aos conceitos do Programa Escola em Movimento, o Instituto Arcor Brasil executou em 2016 a primeira edição do Curso Promotores de Vida Ativa. Direcionado a professores de educação física e outros profissionais que desenvolvem atividades recreativas e de estímulo ao movimento em escolas públicas, o Curso incluiu módulos presenciais e on-line.

Fundo Comunidade em Rede – Entre 2014 e 2016, o Instituto Arcor Brasil participou da primeira fase do Fundo Comunidade em Rede, que  tem o objetivo de fortalecer as organizações de base parceiras e contribuir para a construção de projetos territoriais coletivos. A iniciativa é fruto de parceria entre a Inter American Foundation (IAF), dos Estados Unidos, e seis membros do Bloco Brasil da RedEAmérica, inclusive o Instituto Arcor Brasil, gestor financeiro do Fundo. Na primeira fase do Fundo foram onze projetos apoiados, em quatro estados. O Instituto Arcor Brasil deu apoio a três projetos, dois em Bragança Paulista e um em Ubatuba.

Entre o final de outubro e início de novembro de 2016, aconteceram nesses municípios as assinaturas dos convênios de cooperação entre o Fundo Comunidade em Rede e os parceiros de três projetos comunitários. Os novos convênios representam a continuidade dos projetos apoiados pelo Instituto Arcor Brasil.

O evento em Ubatuba, para a assinatura do convênio com os parceiros do Projeto Maré Alta, aconteceu no dia 27 de outubro, no auditório do Aquário de Ubatuba, no centro da cidade. A nova fase do Projeto Maré Alta tem a finalidade de promover o empreendedorismo social dos grupos produtivos já em andamento, por meio da comercialização venda de seus produtos. O Projeto Maré Alta tem abrangido alternativas de geração de renda, materializada com a montagem de oficina de confecção de biquínis na vila de Picinguaba e de oficina de estamparia, em Cambury.

Em Bragança Paulista, a assinatura dos convênios com os dois projetos – Fala Comunidade em Ação e Bragança Articulada em Rede – aconteceu no dia 3 de novembro, na Fábrica da Arcor do Brasil. O Projeto Fala Comunidade, antecessor do Fala Comunidade em Ação, contribuiu para a estruturação e inauguração do Espaço “Eronaldo Rocha”, em benefício dos moradores dos bairros rurais de Agudo e Estiva do Agudo. 

Os parceiros do Projeto Teia, precursor do Projeto Bragança Articulada em Rede, por sua vez, passaram a atuar como uma rede intersetorial, em benefício de bairros como Águas Claras, Santa Libânia e Cidade Jardim. E justamente essa articulação intersetorial contribuiu para a discussão que resultou na criação da iniciativa Bragança Articulada em Rede, novo nome do projeto, que visa fortalecer a ação em rede e potencializar o seu impacto político em termos comunitários.

Programa Primeiro a Infância – Entre 2015 e 2016 foi desenvolvido o Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, iniciativa do Fundo Juntos pela Educação, composto por Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A.  O Programa tem o propósito de contribuir com a qualidade da educação infantil em três municípios parceiros, todos de Pernambuco: Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe e São Lourenço da Mata.

Na primeira fase, o Programa contribuiu com os três parceiros na formulação ou reformulação dos Planos Municipais de Educação, na área de Educação Infantil. Na segunda fase, a contribuição foi para a formulação ou reformulação do Projeto Político Pedagógico das unidades de Educação Infantil nos três municípios.

Salão e Salãozinho de Humor de Piracicaba – O Instituto Arcor Brasil também teve, em 2016, uma importante participação no 43º Salão Internacional de Humor e no Salãozinho de Humor de Piracicaba.

A importância da vida ativa, como parte do processo de educação e desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, foi reiterada no Seminário Internacional Humor e Movimento para uma Infância Feliz, realizado na noite do dia 12 de setembro, segunda-feira, no Teatro Municipal Erotides de Campos, em Piracicaba. O evento integrou a programação do 43º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Mais de 300 professores, coordenadores pedagógicos, diretores de escola e alunos de pedagogia de Piracicaba, Rio das Pedras, Capivari, Saltinho, São Pedro e outros municípios estiveram no Seminário, realizado pelo Instituto Arcor Brasil e Fundación Arcor.

No dia anterior, 11 de setembro, também dentro da programação do Salão Internacional, o Instituto Arcor Brasil deu apoio à realização da quinta edição da Caminhada do Humor, que teve a participação de mais de 500 pessoas e pelo terceiro ano consecutivo o Instituto Arcor deu apoio à realização do Salãozinho de Humor de Piracicaba, que em 2016 chegou à sua 14ª edição. Os três ganhadores de cada uma das duas categorias em disputa receberam prêmios oferecidos pelo Instituto Arcor Brasil.

O Salão Internacional de Humor e o Salãozinho de Humor de Piracicaba são iniciativas da Prefeitura de Piracicaba – Secretaria Municipal de Ação Cultural e Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba, com vários apoiadores.

  • Formatos: Publicações
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