TERCEIRA EDIÇÃO DO PROGRAMA APRENDENDO COM PRAZER CONTEMPLA ESCOLAS E ORGANIZAÇÕES SOCIAIS EM SÃO PAULO

7 setembro 2012
TERCEIRA EDIÇÃO DO PROGRAMA APRENDENDO COM PRAZER CONTEMPLA ESCOLAS E ORGANIZAÇÕES SOCIAIS EM SÃO PAULO

Na live realizada para marcar a assinatura, o diretor regional do Instituto Arcor Brasil e da Fundação Arcor Argentina e do Chile, Santos Lio, observou que o Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável, é de fato uma iniciativa viabilizada pelo Grupo Arcor nos três países. Santos Lio saudou as instituições que participarão da nova edição no Brasil e destacou que o fortalecimento de vínculos, a relação estreita com os parceiros é uma das marcas das iniciativas do Instituto Arcor e das Fundações na Argentina e Chile.

A coordenadora de programas e projetos do Instituto Arcor, Milena Drigo Azal, lembrou por sua vez que o Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável tem o propósito de apoiar projetos de escolas públicas que promovam a vida saudável, com base na vida ativa, em movimento, e na alimentação saudável. O compromisso está estabelecido na política de sustentabilidade do Grupo Arcor, em sintonia com recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Milena também salientou que em todas as suas iniciativas o Instituto Arcor Brasil procura a participação das secretarias de Educação dos municípios onde atua. Representantes dessas secretarias nos municípios que integram a terceira edição também estiveram presentes na assinatura virtual dos termos de compromisso.

Os representantes das instituições contempladas agradeceram a oportunidade de participação no Programa que proporciona apoio financeiro e técnico, além de acompanhamento ao longo de todo o desenvolvimento dos projetos. “O projeto será muito importante para potencializar o incentivo ao movimento”, destacou Rodrigo Bernuccio, gestor da Escola Municipal Profa. Creusa Gomes de Azevedo, de Bragança Paulista, que participa do Programa Aprendendo com Prazer com o Projeto “Alimentar, correr e saltar: é só começar!”

Também em Bragança Paulista foi contemplado o Projeto “Murilo em Ação”, da Escola Municipal Prof. Dr. Francisco Murilo Pinto. A vice-diretora da escola, Mônica Cristina Bueno Camargo, destacou que o projeto prevê o envolvimento da comunidade, nas atividades de estímulo ao movimento e à alimentação saudável. A participação comunitária nos projetos é um dos propósitos do Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável.

O terceiro projeto de Bragança Paulista é o “Mais saúde: alimentação nutritiva e vida ativa”, do ECOA – Espaço de Convivência e Aprendizado. A coordenadora pedagógica do ECOA, Pammela Ferreira da Silva, ressaltou que o projeto será implementado no momento em que a organização passa a ter uma segunda sede, no Parque Ecológico que acaba de ser inaugurado nas margens do Lago do Tanque do Moinho.

Em Campinas serão desenvolvidos projetos de duas organizações sociais. “Transformando sabores, promovendo atitudes” é o projeto da Casa dos Anjos, uma das unidades da Casa Maria de Nazaré. O fomento de novos hábitos alimentares é uma das linhas do projeto, sublinhou a coordenadora da entidade, Valdirene Vitor Souza. Ela lembrou que a Casa dos Anjos está localizada na Região Noroeste de Campinas, em uma área de alta vulnerabilidade social e de concentração de família de baixa renda, um dos critérios observados pelo Instituto Arcor para a definição dos participantes na nova edição do Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável.

O outro projeto de Campinas é “Mexe-mexe, come-come: alegria e saúde!”, do NAS – Núcleo de Ação Social. O presidente da instituição, Antonio João Moreno, lembrou que o projeto será executado no período em que o NAS completa seu Jubileu de Prata, em 2021, e por isso há uma grande expectativa em relação à sua implementação.

Em Rio das Pedras, serão apoiados os projetos de três escolas públicas municipais. “Alimentação e ação: aprimorando a receita de escola saudável” é o projeto da Escola Municipal Professora Immaculada Grecco Civolani. A gestora da escola, Christiane Queiroz, frisou que o projeto dará continuidade às ações executadas na segunda edição do Programa Aprendendo com Prazer quando foi reformada a quadra e instalada uma brinquedoteca. Como contrapartida, a Prefeitura Municipal cobriu a quadra, que era descoberta. Uma das intenções do Programa é justamente que os projetos apoiados fomentem outras ações em benefício das escolas contempladas.

“Nutrição x Movimento = Equilíbrio Perfeito” é por sua vez o projeto que será apoiado pelo Instituto Arcor Brasil na Escola Municipal Maria Apparecida Degaspari. “Queremos mudar paradigmas tradicionais”, disse a professora Vera Cuevas, sobre as expectativas da escola com o projeto.

O outro projeto apoiado em Rio das Pedras é “Corpo, mente, alimento: vida em movimento!”, da Escola Municipal Professora Ângela Oriqui. A diretora Marlene Aparecida Ferreira destacou que as ações previstas no projeto farão grande diferença e complementarão o ensino e aprendizado dos alunos, em sua grande maioria da zona rural.

Uma diversidade de ações e de realidades, presente na Terceira Edição do Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável, do Instituto Arcor Brasil.

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."