SETE PAÍSES NO ENCONTRO QUE DISCUTIU A RELAÇÃO DE EMPRESAS COM O ENTORNO SOCIAL

28 junho 2018
SETE PAÍSES NO ENCONTRO QUE DISCUTIU A RELAÇÃO DE EMPRESAS COM O ENTORNO SOCIAL

Representantes de mais de 50 fundações e institutos empresariais e empresas, de sete países latino-americanos, participaram do Encontro Internacional Empresa + ComUnidade, nesta terça-feira, dia 4 de dezembro, em São Paulo. O encontro debateu a importância da incorporação do entorno social nos modelos de negócio para obter um impacto social positivo e contribuir para o desenvolvimento de comunidades sustentáveis.

O evento foi organizado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS); Fundação Interamericana (IAF); Rede de Multinacionais de Mercados Emergentes da GIZ (Rede EMM-GIZ); RedEAmérica e o Bloco do Brasil da RedEAmérica.

O encontro contou com a presença de seis países latino-americanos além do Brasil e foram abordados temas como as capacidades essenciais para a leitura do entorno; como identificar oportunidades para contribuir para o desenvolvimento das comunidades a partir do negócio; e foram apresentados os casos da Fibria e Nexa Resources, no Brasil; e Riopaila Castilla e a Companhia Nacional de Chocolates, na Colômbia.

Ao longo do evento, participaram diferentes organizações que são referências no Brasil e na América Latina, como o Instituto LafargeHolcim, o Instituto Arcor Brasil, a Fundação Alphaville, o Instituto Votorantim, a Fundação FOCO, o Instituto Camargo Correa, o Instituto Lina Galvani, a Fundação Getúlio Vargas, a Fundação Smurfit Kappa e a Fundação Caicedo González Riopaila Castilla.

Durante sua participação, Martha Herrera, Diretora Corporativa de Responsabilidade Social de CEMEX e Presidente da Junta Diretiva da RedEAmérica, destacou que “muitas empresas ou fundações empresariais promovem iniciativas sociais, mas o maior impacto em termos de sustentabilidade é alcançado quando o social é incorporado à estratégia do próprio negócio. É importante dizer que a América Latina é uma região fértil para esse tipo de ações e enfoques, pois há muitos temas para se resolver, entre eles o pleno atendimento das necessidades básicas para o desenvolvimento humano, como: educação, moradia, alimentação e saúde”.

A RedEAmérica acredita que há uma grande mudança na maneira de entender a interdependência entre empresas e sociedade. “A empresa não é um ator externo; a empresa é parte de um sistema. Está inter-relacionada com os outros atores, é interdependente, influencia e é influenciada. Sua competitividade e sua sustentabilidade estão conectadas com esse entorno social onde atua. E as empresas, além disso, são sistêmicas, relacionam-se com múltiplos atores, e, portanto, possuem um grande potencial de contribuir para a solução”, explicou Margareth Flórez, Diretora Executiva da RedEAmérica.

Este encontro surgiu como resultado de uma importante iniciativa que faz parte do programa Empresa + Comunidade, da RedEAmérica, que visa unir a conversa de negócios, que promove a competitividade das empresas a partir de relações produtivas e sustentáveis ??com seu meio social.

Soma-se a isso o lançamento de cursos virtuais e um guia para identificar oportunidades e o convite da RedEAmérica para dar continuidade a essa conversa em seu Fórum Internacional RedEAmérica, a ser realizado em 21 de março de 2019 em Salvador, Brasil http://fir-redeamerica.org/pt

A RedEAmérica é uma rede continental de empresas e fundações referência no conhecimento e articulação de práticas, visando a construção de comunidades sustentáveis. Atualmente, a Rede é composta por mais de 80 organizações de origem comercial em 14 países da América Latina e do Caribe por meio de blocos localizados em: México, El Salvador, República Dominicana, Guatemala, Nicarágua, Costa Rica, Venezuela, Equador, Panamá, Peru, Brasil, Colômbia, Argentina e Chile.

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."