Na Argentina, Brasil e Chile, a Fundação e o Instituto Arcor implementaram 156 iniciativas ao longo do ano de 2023 com o objetivo de contribuir para a geração de igualdade de oportunidades para as crianças na América Latina.
A Fundação e o Instituto Arcor divulgaram seu Relatório Anual 2023 detalhando o alcance de cada uma das atividades desenvolvidas na América Latina e refletindo suas ações no âmbito da Estratégia de Investimento Social do Grupo Arcor, cujo objetivo é contribuir para a geração de igualdade de oportunidades para as crianças da Região.
Durante 2023, nossas 156 iniciativas desenvolvidas em colaboração com organizações da sociedade civil, escolas, jardins de infância, entidades governamentais, agências internacionais, fundações e empresas, beneficiaram 356.517 crianças e 40.777 adultos.
O relatório mostra nosso compromisso, o trabalho articulado, a troca de experiências e conhecimentos e o esforço diário de todas as partes envolvidas para fazer da educação o caminho para uma sociedade mais justa, onde o desenvolvimento pleno das crianças seja uma realidade.
Resultados em números
*156 iniciativas baseadas em três eixos: infância e vida saudável, infância e desenvolvimento integral nos primeiros anos e infância na agenda pública;
*Portal educativo: 46 cursos em espanhol e português;
*356.517 crianças alcançadas;
*40.777 pessoas capacitadas em temas infantis;
*426.587 participantes digitais;
*3.250.826 pessoas do grande público.
Relatório completo
O Relatório de Resultados 2023 da Fundação e Instituto Arcor pode ser baixado aqui.
Confira, também, o Caderno de Demonstrações Financeiras do Instituto Arcor, clicando aqui.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
O Relatório de Resultados 2023 apresenta como a nossa Estratégia de Investimento Social se relaciona com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Contribuímos para seis objetivos de desenvolvimento sustentável:
–Objetivo 3: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
–Objetivo 4: assegurar uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
-Objetivo 5: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
-Objetivo 10: reduzir as desigualdades nos países e entre eles.
-Objetivo 13: ação pelo clima.
-Objetivo 17: parcerias para a realização dos objetivos.
Ações
Na área da Infância e do Desenvolvimento Integral nos primeiros anos, a Fundação e o Instituto Arcor lançaram pelo sexto ano consecutivo o Prêmio Meu Pátio é o Mundo, que reconhece os projetos que aplicam boas práticas em Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS).
Também desenvolveram ações de formação junto aos municípios no âmbito da iniciativa Infância Próxima, que apoia municípios de diferentes províncias em seu trabalho com a primeira infância. No total, foram alcançados 10 municípios, 247 escolas infantis, 636 adultos formados e 6.850 crianças.
No Brasil, foi implementado o programa Novo Olhar para a infância, visando fortalecer o desenvolvimento infantil, aguçando a sensibilidade e despertando a intencionalidade das equipas pedagógicas, para poderem construir projetos educativos democráticos, num total de 33 organizações beneficiadas.
Ainda no Brasil, foram lançadas as seguintes iniciativas: Novo Olhar nos Espaços Escolares, Semana do Bebê e Caminhos para Brincar.
No Chile, foi implementado o programa Infância Protagonista; um Curso sobre Direitos da Criança e Instituições Garantidoras, e cursos sobre participação na primeira infância, entre outros.
Agenda pública
Para promover o debate e a reflexão sobre a situação da infância na América Latina, comunicamos e contribuímos para a visibilidade do tema na agenda pública.
Isso foi feito por meio do Portal Educacional em espanhol: www.portaleducativo.fundacionarcor.org e em português: www.portaleducacional.institutoarcor.org.br . Quarenta e seis cursos em espanhol e português estão disponíveis no Portal.
Também foi desenvolvido o podcast “Infância em Jogo”, em colaboração com a Vice-Presidência Latino-americana da Organização Mundial Para a Educação Pré-Escolar (OMEP).
Além disso, foram continuadas outras ações de divulgação, como o nosso site e redes sociais com grande alcance: 439.160 usuários no site (espanhol e português), 70.878 conteúdos baixados (espanhol e português) e 389.162 interações nas redes sociais e campanhas.
Infância e vida saudável
Por meio de vários programas, contribuímos para a promoção de estilos de vida saudável nas crianças, através da formação e geração de conhecimentos sobre o tema e do apoio a projetos educativos.
Desenvolvemos o Prêmio Aprendendo com Prazer que, com o apoio da OEI (Organização dos Estados Ibero-Americanos), da Universidade Católica de Córdoba e da Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista (FESB), visa reconhecer as experiências de escolas e organizações sociais que promovem hábitos de vida saudável nas crianças. Durante 2023, recebemos 254 inscrições e 36 projetos foram pré-selecionados no Brasil, Argentina e Chile.
No Brasil, foi realizada a 10ª Caminhada com Humor, que contou com a participação de mais de 700 pessoas.
No Chile, foi realizado o curso “Promotores de Vida Ativa para a Primeira Infância”, certificado pela Universidad Santo Tomás, abrangendo 75 educadores e 33 estabelecimentos de ensino.
Prêmios
O nosso empenho e trabalho foram reconhecidos através de vários prêmios e da facilitação de cursos sobre questões de desenvolvimento sustentável, contribuindo para a educação da primeira infância.
Recebemos dois prêmios Eikon nacionais nas categorias de Sustentabilidade Social, Campanha Geral de Comunicação e três prêmios Eikon em Córdoba, nas categorias de Sustentabilidade Social, Campanha Geral de Comunicação Institucional e Eventos para os “30 anos da Fundação Arcor”.
Também recebemos o Prêmio Apsal 2013, na categoria de Educação Infantil e, no Brasil, o Prêmio Empresa Amiga da Primeira Infância, na cidade de Campinas–SP.
Desafios para 2024
Continuaremos a contribuir para fazer da educação uma ferramenta para a igualdade de oportunidades para as crianças. Por isso, prosseguiremos com o desenvolvimento dos diversos programas que implementamos desde a gestão 2023, durante o período de 2024.
O nosso objetivo é atingir mais 5% de adultos formados que trabalham com crianças.
Seguiremos nos espaços de alianças, pois acreditamos ser essencial ter conversas profundas nas quais possamos encontrar soluções coletivas para problemas estruturais, como a educação para crianças em toda a região da América Latina.
Também continuaremos a criar as condições para gerar oportunidades reais para as crianças, trabalhando em conjunto com os adultos responsáveis por elas, o setor público e as organizações da sociedade civil.