REDE NOVASATITUDES.COM TEM CAPACITAÇÃO EM PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS

17 junho 2019
REDE NOVASATITUDES.COM TEM CAPACITAÇÃO EM PREVENÇÃO E  ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS

Representantes? de organizações públicas e não governamentais do Jardim Satélite Íris e outros bairros da Região Noroeste de Campinas participaram de capacitação em prevenção e enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes, com destaque para os casos de violência sexual. A ação teve o patrocínio do Instituto Arcor Brasil.

A capacitação foi realizada entre os dias 5 e 7 de junho, no espaço do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Satélite Íris e esteve a cargo de consultores do Programa CLAVES, iniciativa que desenvolve há mais de 20 anos uma metodologia de trabalho associada à promoção de bons tratos e prevenção dos maus tratos e da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Objetivos – Como nota Alexandre Gonçalves, um dos consultores que participaram da capacitação, um dos objetivos foi oferecer aos participantes ferramentas para que possam preparar oficinas voltadas à prevenção de violências contra crianças e adolescentes. Os consultores apresentaram aos participantes várias imagens com situações típicas de violência. São imagens que podem ser discutidas com as próprias crianças em encontros organizados para a reflexão sobre a violência, como rodas de conversa ou sessões de leitura, preferencialmente de forma lúdica, buscando a participação ativa da criança.

“Apresentamos ferramentas para que os profissionais desenvolvam junto às crianças, de forma lúdica, atividades de prevenção e enfrentamento à violência sexual”, afirma Gonçalves, educador social que é formado em Ciências Religiosas pela PUC-Campinas e mestrando com ênfase em Estudos da Paz pelo Bethany Theological Seminary, nos Estados Unidos.

O consultor assinala que foram discutidos, com os profissionais das 16 organizações presentes, conceitos teóricos e instrumentos práticos, de modo que possam ser capazes, por exemplo, de identificar sinais de violências contra crianças e adolescentes e de agir imediatamente.

Além disso, os profissionais receberam noções de como reduzir fatores de risco ou potencializadores de violência sexual contra a infância e a juventude. “Mas o ponto principal é que, a partir das atividades lúdicas com as crianças, estas se sintam mais fortalecidas para enfrentar e denunciar situações de violência”, completou Alexandre Gonçalves.

O psicólogo Gustavo Sales também atuou na formação como consultor do Programa CLAVES. Ele salienta que os profissionais atuantes em escolas, centros de saúde e outros serviços eventualmente não estão habilitados na identificação de sinais e no enfrentamento a situações de violência. Daí a necessidade de capacitação e atualização, considerando que a violência tem múltiplos fatores que demandam um preparo adequado de prevenção e enfrentamento.

Um ponto fundamental, nota Sales, é que a criança e o adolescente tenham canais e recursos para expressar o que estão sentindo e possam agir quando sintam que estão sendo agredidos. “Também é essencial que as organizações que lidam com a situação atuem em rede, para que ocorra uma proteção de fato à infância e juventude”, complementa o psicólogo.

Rede NovasAtitudes.Com – Fortalecer a ação em parceria, de organizações sociais que atuam na Região Noroeste de Campinas, é justamente o propósito da Rede NovasAtitudes.Com.  A rede teve um importante impulso em função de sua participação no Programa pela Educação em Tempo Integral, entre 2006 e 2010. O Programa foi uma iniciativa do Fundo Juntos pela Educação, formado pelo Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A.

Mesmo com o fim do Programa a Rede NovasAtitudes.Com continuo atuante, em situações como a da prevenção e combate à violência contra crianças e adolescentes. “É muito importante que os profissionais que atuam na área social estejam capacitados para intervir na questão, de uma forma continuada e em rede, pois uma eventual denúncia deve passar por um fluxo até uma solução efetiva para o caso”, comenta a assistente social Elisabeth Maria Ximenes, coordenadora do CRAS-Satélite Íris.

 “Nesse sentido essa formação foi muito satisfatória, pela ampla participação de profissionais de 16 organizações da Região Noroeste”, completa a coordenadora do CRAS-Satélite Íris. Ela nota que a região tem indicadores preocupantes de exclusão social e violência, o que reforça a urgência de ações concretas e efetivas de prevenção e enfrentamento.

Profissional do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da Região Noroeste, Elaine Prado de Moraes Barros também demonstrou satisfação com a participação na formação e com a metodologia apresentada pelos consultores. “Temos muitos exemplos de violência no dia a dia e esse tema precisa estar sempre em evidência”, diz ela.

Elaine reitera a importância do trabalho em rede, para que as organizações atuem de modo mais fortalecido e eficaz. “Não se faz nada sozinho diante de tantos desafios que temos”, ela sintetiza.

O Instituto Arcor Brasil, que apoiou a formação pelos consultores do Programa CLAVES, sempre atuou, ao longo de seus 15 anos de atividades, em estratégias e iniciativas de prevenção e enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes. O Instituto tem respaldado várias ações, por exemplo, por ocasião do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, lembrado no dia 18 de maio. O Instituto Arcor foi, igualmente, um dos principais apoiadores do Programa Na Mão Certa, uma iniciativa da Childhood Brasil, também no campo da prevenção e combate à violência sexual contra a infância e juventude.

 

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."