PROGRAMA ESCOLA EM MOVIMENTO TEVE ÚLTIMO ENCONTRO EM BRAGANÇA PAULISTA

15 março 2018
PROGRAMA ESCOLA EM MOVIMENTO TEVE ÚLTIMO ENCONTRO EM BRAGANÇA PAULISTA

Um circo montado na zona rural, palcos para produções em teatro e dança, organização dos recreios, novos espaços para esportes e a cultura da atividade física. Estes são alguns dos resultados dos 14 projetos de escolas públicas de Bragança Paulista que foram apoiados pelo Instituto Arcor Brasil, como parte da última edição do Programa Escola em Movimento. O encontro final da edição aconteceu nesta terça-feira, dia 28 de agosto, no Hotel Fazenda Nova Manhã.

O Programa Escola em Movimento é uma ação corporativa do Grupo Arcor e é implementado na Argentina, no Brasil e no Chile.  No Brasil foram realizadas edições na região de Rio das Pedras (SP), Contagem (MG) e Ipojuca (PE). A quarta edição, em Bragança Paulista, teve a participação de 11 escolas públicas municipais e três estaduais.  

No encontro final deste dia 28 de agosto, que teve a participação do pesquisador de brincadeiras e escritor de livros infantis Adelsin, as 14 escolas públicas apresentaram a trajetória e o resultado dos projetos. O Instituto Arcor Brasil destinou apoio financeiro e técnico aos projetos, que no total envolveram mais de R$ 400 mil de investimentos, incluindo as contrapartidas das escolas. Mais de 800 educadores participaram das três formações promovidas pelo Instituto durante a edição em Bragança Paulista.

Projetos – A criação de novos espaços e a revitalização de espaços existentes deram a tônica em vários projetos. A Escola Estadual “Marcos A. da Silva Guimarães”, por meio do Projeto “Dando vida e movimento a escola com a melhoria e otimização dos espaços esportivos”, realizou a reforma da quadra coberta e de uma mini-quadra, para várias práticas esportivas e culturais.

Com o Projeto “Corpo em movimento, através das brincadeiras”, uma mini-quadra foi igualmente estruturada na EM “Nelson Carrozzo”, que conta com reduzido espaço físico para as crianças brincarem. A reforma completa da quadra da escola foi também objeto da EM “Antônio Dorival Monteiro de Oliveira”, pelo Projeto “Uma Corrida para o futuro, um Salto para a saúde”, que ainda contou com a instalação de cesta para basquete.

A EM “Professor Orlando Pinto de Oliveira” ganhou duas novas áreas para atividades esportivas e culturais, em função do Projeto “MovimentAÇÃO”, que ainda viabilizou a montagem de parede de azulejo para aulas de pintura. A EE "Professora Mathilde Teixeira de Moraes", com o Projeto "Mathilde em MovimentAção", viabilizou a ampliação dos espaços esportivos à disposição dos 860 alunos, com uma quadra de areia e uma pista para atletismo.

A montagem de palcos esteve no centro de dois projetos. O Projeto "Palco dos Movimentos", da EE “Prof. Bruno Florenzano”, possibilitou a montagem de palco para teatro, dança e zumba, em benefício dos 500 alunos e também da comunidade rural onde a escola está situada. Um palco foi também construído na quadra coberta da EM "Professora Nilza Faria", para fortalecer atividades de dança, ginástica rítmica, teatro e circo, como a sua tradicional festa de artes folclóricas.

Levar o circo para as crianças da zona rural. Este foi o objetivo do Projeto “CIRCO da THERA apresenta: O espetáculo não pode parar!”, que criou um ambiente de artes circenses como malabares, perna de pau a palhaçaria, na EMR “Professora. Therezinha de Lima Bellotto”.

A organização de recreios dirigidos foi o núcleo de outros projetos.  A EMR “João Rissardi Júnior” desenvolveu o Projeto “Pátio revitalizado, recreio animado”, com várias brincadeiras oferecidas no recreio, como parede com cestas de basquete, jogos e equipamento de Xbox para dança. Na EM “Professora Haidée Marçal Serbin”, o Projeto “Não importa como, mas MEXA-SE” introduziu jogos e brincadeiras no recreio, como bambolê, cordas, bolas, cama elástica, mesa de tênis e badminton.

O Projeto “Brincadeiras de aventura é na escola que se aprende…”, da EM "Augusto Vasconcellos", criou ambiente favorável à prática de aventuras esportivas na escola, como parede de escalada, slackline e tirolesa. A EM “Dr.Jorge Tibiriçá”, com o Projeto “Jogos cooperativos como prática do movimento no ambiente escolar”, promoveu dança circular, jogos coletivos em quadra e jogos individuais como xadrez e outros de tabuleiro.

A EM “Creusa Gomes de Azevedo” implementou o Projeto “Recreio Monitorado – Brincadeiras com respeito, movimento e alegria”, com a reorganização do recreio, contemplando várias brincadeiras, A EM “Jandyra Colombi Costa Valente” executou o Projeto”RECICLA-AÇÃO”, que resultou no oferecimento de vários brinquedos de material reciclado para os alunos. Foi um dos projetos com componente da sustentabilidade.

  • Formatos: Publicações
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