NOVAS ATITUDES.COM É UM DOS DESTAQUES NA TERCEIRA EDIÇÃO DO “DIALOGANDO”

14 abril 2014
NOVAS ATITUDES.COM É UM DOS DESTAQUES NA TERCEIRA EDIÇÃO DO “DIALOGANDO”

A rede Novas Atitudes.Com, que atua na região do Jardim Satélite Íris, em Campinas, foi um dos destaques na terceira edição do “Dialogando”, evento promovido pelo Instituto Lina Galvani para incentivar a troca de conhecimento na área de desenvolvimento comunitário. O Novas Atitudes.Com tem apoio do Instituto Arcor Brasil desde o seu início.

Reunindo órgãos públicos, privados e organizações sociais na região do Jardim Satélite Íris, que concentra muitos desafios sociais, o Novas Atitudes.Com esteve representado no “Dialogando” por Elisabeth Maria Ximenes Lourenço, do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do Satélite Íris; Maria Laedna Delfino Borges, do setor educacional (ela é ex-diretora da Escola Estadual “Rosina Frazatto dos Santos”); e Soeli Gava, representando a comunidade. O Instituto Arcor Brasil foi representado pela consultora Claudia Maria Maluf Villela.

As representantes do Novas Atitudes.Com lembraram que a rede teve início em 2005, como um dos projetos apoiados pelo Fundo Juntos pela Educação, dentro do Programa pela Educação Integral. O Fundo Juntos pela Educação é integrado pelo Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A.

Desde então, o Novas Atitudes.Com implementou muitas iniciativas de âmbito comunitário no Jardim Satélite Íris, área de vulnerabilidade social com mais de 150 mil moradores. Entre outras atividades, foram oferecidas oficinas de informática, esportes e artes foram oferecidas durante os cinco anos de vigência do projeto. Um dos destaques foi a inserção da tecnologia da lousa digital, utilizada na EE “Rosina Frazatto dos Santos” mas compartilhada com toda comunidade.

Com o fim do projeto apoiado pelo Fundo Juntos pela Educação, a rede continuou atuando no Jardim Satélite Íris, sempre com apoio do Instituto Arcor Brasil. Já são várias grandes intervenções no bairro e região.

A Rede Novas Atitudes.Com mobiliza os moradores, por exemplo, em função do Dia Internacional da Mulher, lembrado a 8 de março, e do Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realizado a 18 de maio. A ação em rede, respeitando-se as identidades de cada organização, foi muito destacada durante o “Dialogando”.

O evento do Instituto Lina Galvani aconteceu no dia 11 de setembro, na Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz, em São Paulo (SP). O tema da edição desse ano foi “Governança para o Desenvolvimento Territorial” e teve como objetivo fomentar o aprendizado coletivo sobre iniciativas ou ações que expressam a capacidade de uma sociedade organizada territorialmente, para gerir os assuntos públicos a partir do envolvimento conjunto e cooperativo dos atores sociais, econômicos e institucionais.

O evento contou com parceiros como a empresa Galvani, a Agenda Pública, o Grupo de Diálogo Mineração, Democracia e Desenvolvimento Sustentável, a RedEAmérica e a Avesso Sustentabilidade. Foram aproximadamente 80 convidados, entre fundações e instituições de empresas, poder público de regiões que sediam atividades mineradoras e profissionais ligados ao terceiro setor.

“Neste evento, pretendemos promover um grande debate sobre desenvolvimento territorial por meio de uma governança formada pelos três setores (governo, empresa e terceiro setor), além de discutir parte da nossa metodologia de trabalho, que contempla ‘governança’ como uma de nossas dimensões de acompanhamento e avaliação”, disse Cecília Galvani, diretora executiva do Instituto Lina Galvani, resumindo a proposta do “Dialogando”, que se firma como um dos mais importantes espaços de conversa sobre ação comunitária no Brasil.

O evento começou com um painel abrangendo conceituações e entendimentos sobre o tema “governança”, com a participação do professor especialista Arilson Favaretto, de um representante do GVCes (Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas) e do próprio Instituto Lina Galvani. Na sequência, o evento seguiu com três dinâmicas simultâneas abordando os temas “licença social para operar”, “relacionamento com as comunidades” e “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. O encerramento aconteceu com uma plenária coordenada pelo Avesso Sustentabilidade.

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."