INSTITUTO ARCOR RECEBERÁ O DIPLOMA DARCY RIBEIRO DA CIDADE DE CAMPINAS

26 março 2019
INSTITUTO ARCOR RECEBERÁ O DIPLOMA DARCY RIBEIRO DA CIDADE DE CAMPINAS

 O Instituto Arcor Brasil receberá o Diploma de Mérito Educacional “Prof. Darcy Ribeiro”, por “sua contribuição ao magistério no município de Campinas”, de acordo com o Decreto Legislativo 4726, de 7 de maio de 2019. Publicado no Diário Oficial do Município de Campinas no dia 8 de maio, o Decreto resulta de projeto aprovado pela Câmara Municipal, de iniciativa do vereador Vinicius Gratti. Um dos principais polos universitários, científicos e tecnológicos do Brasil, Campinas concede o Diploma de Mérito Educacional “Prof. Darcy Ribeiro” a educadores e instituições que contribuem historicamente com a educação no município.

A honraria tem o nome do antropólogo, escritor e senador Darcy Ribeiro (1922-1997), considerado um dos principais educadores brasileiros do século 20. Membro da Academia Brasileira de Letras, foi o criador e primeiro reitor da Universidade de Brasília. Foi o idealizador e executor dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPS), implantados inicialmente no Rio de Janeiro na década de 1980 e que depois foram levados a outros estados, como modelo de educação em tempo integral.

“É uma honra para o Instituto Arcor Brasil receber este reconhecimento. Também aumenta a nossa responsabilidade e nosso compromisso em contribuir com a educação”, afirma Thais Cassano de Castro, coordenadora de investimento social e responsável pelo Instituto Arcor.

Tramitação – O vereador Vinicius Gratti apresentou à Câmara Municipal o projeto de Decreto Legislativo 28/19, concedendo o Diploma “Prof. Darcy Ribeiro” ao Instituto Arcor Brasil, no dia 11 de fevereiro de 2019. “O sentimento de gratidão e respeito àqueles que participaram ativamente da construção de uma cidade melhor pode ser expresso de muitas maneiras”, afirma o vereador, na Justificativa a seu projeto.

“Esta propositura é apenas uma delas. Reconhecer o valor de cada cidadão é um dever que nós, como representantes do povo, não podemos deixar de cumprir”, prossegue o vereador. “Conforme currículo e histórico anexos, o homenageado é merecedor de nosso reconhecimento público”, acrescenta Vinicius Gratti.

O vereador anexou então documentação sobre a história dos 15 anos do Instituto Arcor Brasil, completados no dia 25 de maio de 2019. Neste período, o Instituto deu apoio a mais de 500 projetos, em benefício de mais de 3 milhões de crianças e adolescentes, em 17 estados. Sempre em alinhamento com sua missão, de contribuir para que a educação seja uma ferramenta de igualdade de oportunidades para a infância.

Ações em Campinas – Muitas ações foram desenvolvidas em Campinas, onde o Grupo Arcor mantém uma de suas cinco plantas industriais no Brasil. Escolas públicas de Campinas participaram do Programa Minha Escola Cresce, que em nove edições deu apoio a 182 projetos em São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco. Entre 2012 e 2017 a Cooperativa de Recicláveis Antônio da Costa Santos, no Jardim Satélite Íris, recebeu apoio do Instituto Arcor, através do Programa PorAmérica, da RedEAmérica. A Cooperativa passou por completa reformulação em sua estrutura física e operacional.

Atualmente, três escolas públicas de Campinas participam da primeira edição do Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável, que estimula a vida ativa e alimentação saudável. No próximo dia 23 de maio serão encerradas as inscrições para a segunda edição do Programa, que também está aberto à participação de escolas públicas de Campinas e outras localidades onde estão as fábricas do Grupo Arcor no Brasil: Bragança Paulista e Rio das Pedras em São Paulo, Contagem (MG) e Ipojuca (PE). Em Pernambuco também poderão participar escolas de Cabo de Santo Agostinho.

Campinas foi igualmente entre 2006 e 2010 o território do Programa pela Educação em Tempo Integral, desenvolvido pelo Fundo Juntos pela Educação, formado pelo Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A. O Programa deu apoio a redes de escolas, CRAS, organizações comunitárias e outros agentes locais, pela educação em tempo integral de crianças e adolescentes. Foram apoiadas redes nas regiões do Satélite Íris, Vila Castelo Branco, Amarais e Distrito de Sousas.

Parecer do relator – Encaminhado em fevereiro, o projeto do vereador Vinicius Gratti foi examinado pela Comissão Especial de Honraria da Câmara Municipal de Campinas. No dia 15 de março a Comissão aprovou o mérito do projeto, seguindo o voto do relator, vereador Antonio Flôres.

O vereador Flôres deu seu parecer favorável ao projeto de Gratti, concedendo o Diploma de Mérito Educacional “Prof. Darcy Ribeiro” ao Instituto Arcor Brasil, “pelos relevantes serviços prestados na área do ensino e educação principalmente na área da sustentabilidade, criando diversas bibliotecas, ações sociais, programas junto às escolas, ações em períodos extraletivos, dentre outras”.     

A propositura foi finalmente aprovada pela Câmara Municipal de Campinas, em turno único de discussão e votação, e por unanimidade, no dia 6 de maio de 2019. No mês em que o Instituto Arcor Brasil completa 15 anos de atividades. O Diploma de Mérito Educacional “Prof. Darcy Ribeiro” é entregue habitualmente em outubro, em função do Dia do Professor, lembrado no dia 15 daquele mês.

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."