INSTITUTO ARCOR DEU APOIO A PROJETOS EDUCACIONAIS EM QUATRO ESTADOS EM 2017

14 setembro 2017
INSTITUTO ARCOR DEU APOIO A PROJETOS  EDUCACIONAIS EM QUATRO ESTADOS EM 2017

 Iniciativas próprias e em parceria, valorizando a vida ativa e saudável, a educação infantil, o humor na sala de aula e o desenvolvimento de comunidades sustentáveis, foram apoiadas em quatro estados pelo Instituto Arcor Brasil em 2017. O Instituto completou 13 anos de atividades em maio, sempre com ações em sintonia com sua missão de contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades, por meio da educação. 

O estímulo à vida ativa, um dos eixos da política de sustentabilidade do Grupo Arcor, foi o foco, por exemplo, do Programa Escola em Movimento. Em 2017, o Instituto Arcor encerrou a terceira edição do Programa, em Contagem, com um encontro final no dia 13 de setembro. Participaram educadores representando as dez escolas públicas com projetos apoiados pelo Instituto, fomentando a vida ativa através do movimento.

Neste ano também houve a continuidade da quarta edição do Programa Escola em Movimento, com apoio a projetos de 14 escolas públicas de Bragança Paulista. Além do apoio técnico e financeiro aos projetos, foi realizado o segundo encontro de formação de educadores, no dia 9 de outubro.

Ainda em Bragança Paulista, no dia 26 de outubro aconteceu a Caminhada no Lago: Criança Saudável, promovida pelo Instituto Arcor e Grupo Arcor, em parceria com Clube de Regatas Bandeirantes, Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista (FESB), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Secretaria Municipal da Juventude, Esportes e Lazer (SEMJEL). A concentração e o encerramento foram na arena do Lago do Taboão e a caminhada aconteceu no entorno deste que é o principal espaço de lazer e atividades físicas de Bragança Paulista. A programação envolveu a mais de 500 pessoas, de todas as faixas etárias.

Salão Internacional e Salãozinho de Humor de Piracicaba – Pelo quarto ano consecutivo, o Instituto Arcor Brasil foi parceiro do Salão Internacional e Salãozinho de Humor de Piracicaba. Os dois eventos são os principais do gênero no Brasil.

Na edição de 2017, o Salãozinho de Humor teve recorde de inscrições: 4.200 desenhos e 100 esculturas. As 176 obras escolhidas pelo júri, sendo 160 desenhos e 16 esculturas, foram expostas no Armazém 05 do complexo do Engenho Central de Piracicaba, que sedia todas as atividades relacionadas ao Salão Internacional de Humor. A premiação aconteceu no dia 24 de setembro, com a presença de Mauricio de Sousa. Os prêmios aos vencedores foram oferecidos pelo Instituto Arcor Brasil, que também apoiou a realização do Curso Humor na Sala de Aula, preparatório ao Salãozinho e ministrado por vários artistas gráficos.

Mauricio de Sousa foi o homenageado da 1ª Feira de Quadrinhos, outra atividade da programação do Salão Internacional de Humor. Também constou da programação a VI Caminhada Com Humor, igualmente com apoio e patrocínio do Instituto Arcor Brasil. A Caminhada foi realizada no dia 10 de setembro, com mais de 400 participantes.  

O 15º Salãozinho de Humor e o 44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba foram uma realização da Prefeitura de Piracicaba, Secretaria Municipal de Ação Cultural e Turismo de Piracicaba e Centro Nacional do Humor Gráfico de Piracicaba (Cedhu).  O Salãozinho teve novamente o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Diretoria Regional de Ensino.   

Primeiro a Infância – Mais de 300 educadores, dos três municípios parceiros – Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe e São Lourenço da Mata – e outras localidades da Região Metropolitana de Recife participaram do seminário de encerramento do primeiro ciclo do Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, do Fundo Juntos pela Educação, composto por Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A. O seminário aconteceu no dia 28 de novembro, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata. A apresentação do segundo ciclo do Programa Primeiro a Infância acontece dia 14 de dezembro, em Rio das Pedras (SP).

Fundo Comunidade em Rede – Entre os dias 21 e 23 de novembro, a cidade de Vitória (ES) sediou o encontro de encerramento do Fundo Comunidade em Rede, iniciativa do Bloco Brasil da RedEAmérica. Em dois ciclos, entre 2013 e 2017, o Fundo deu apoio a projetos de desenvolvimento de base, realizados em parceria entre institutos e fundações filiadas à RedEAmérica e parceiros locais, em municípios de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia. Além de ser o gestor do Fundo, o Instituto Arcor Brasil deu apoio a projetos implementados em Bragança Paulista e Ubatuba.       

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."