INSTITUTO ARCOR BRASIL: 13 ANOS DE APOIO À EDUCAÇÃO EM CINCO ESTADOS

8 novembro 2017
INSTITUTO ARCOR BRASIL: 13 ANOS DE APOIO À EDUCAÇÃO EM CINCO ESTADOS

O Instituto Arcor Brasil comemora no dia 25 de maio 13 anos de apoio a programas e projetos, próprios ou em parceria, que beneficiaram a mais de 2 milhões de pessoas, sempre em respeito à sua missão de contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades, por meio da educação. Sua trajetória de ações na área da educação está baseada nas diretrizes da Política de Sustentabilidade do Grupo Arcor.

Foram 429 projetos apoiados neste período, em mais de 30 municípios de cinco estados: São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais, Paraíba e Ceará.

Somente em 2016 foram apoiados 34 projetos, envolvendo diretamente a 28.593 pessoas em cinco estados.

Em 2017 são 28 projetos apoiados, em São Paulo e Minas Gerais. Uma das iniciativas próprias do Instituto Arcor Brasil é o Programa Escola em Movimento, que apoia projetos de escolas públicas que estimulam a vida ativa através do movimento.

 Neste ano participam do Programa 10 escolas públicas em Contagem (MG) e 14 escolas públicas em Bragança Paulista, no interior de São Paulo. O Instituto Arcor fornece apoio técnico e financeiro, incluindo a capacitação de todos os educadores das escolas públicas beneficiadas.

Estão sendo igualmente apoiados três projetos no âmbito do Fundo Comunidade em Rede. São os projetos Maré Alta, em Ubatuba (SP), e Fala Comunidade em Ação e Bragança Articulada em Rede, em Bragança Paulista.

O Fundo Comunidade em Rede visa fortalecer as organizações de base parceiras e contribuir para a construção de projetos territoriais coletivos. A iniciativa resulta da parceria entre a Inter American Foundation (IAF), dos Estados Unidos, e seis membros do Bloco Brasil da RedEAmérica, inclusive o Instituto Arcor Brasil, gestor financeiro do Fundo. O Instituto Arcor é uma das mais de 70 organizações da América Latina associadas à RedEAmérica, aliança hemisférica de fundações, institutos e empresas que praticam investimento social privado.

 Em 2017 também continua o Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, do Fundo Juntos pela Educação, formado pelo Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A. O Programa visa apoiar a qualificação da educação infantil em três municípios de Pernambuco: Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe e São Lourenço da Mata.

 

O Instituto Arcor Brasil prossegue o apoio, em 2017, ao Salão Internacional de Humor de Piracicaba e Salãozinho de Humor de Piracicaba, iniciativas da Secretaria Municipal de Ação Cultural de Piracicaba e Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba (Cedhu).

Atividade relacionada a essas duas iniciativas, está sendo implementado, desde o dia 26 de abril, o curso “Materiais, Técnicas e Criatividade na Sala de Aula”, que será oferecido pelo Centro Nacional do Humor Gráfico de Piracicaba (Cedhu), também com apoio do Instituto Arcor Brasil. O curso vai até 14 de junho e tem como público professores da região de Piracicaba, sendo voltado para o uso do desenho de humor e seus desdobramentos em sala de aula com crianças e adolescentes.

 Outras ações vinculadas à missão do Instituto Arcor Brasil continuam sendo apoiadas em 2017. Caso do Programa Amigos do Mar, de educação ambiental, realizado em parceria entre o Instituto e a base do Projeto Tamar em Ubatuba.

 Prossegue, da mesma forma, o apoio à Rede Novas atitudes.com, que atua na região do Satélite Íris, em Campinas. Essa parceria data de 2004 e a próxima ação conjunta será a série de eventos relacionados ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado no dia 18 de maio.

 Mais um projeto que continua sendo apoiado em 2017 é o da Cooperativa de Recicláveis “Antônio da Costa Santos”, localizada no Jardim Satélite Íris, em Campinas. A cooperativa passa desde 2013 por completa reformulação, com suporte técnico e financeiro do Instituto Arcor, em parceria com várias instituições.  São muitas atividades, portanto, apoiadas e protagonizadas pelo Instituto Arcor Brasil em 2017, dando continuidade à trajetória de ações na área de educação, de acordo com as diretrizes da política de sustentabilidade do Grupo Arcor.     

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."