INSCRIÇÕES PARA O SALÃOZINHO DE HUMOR DE PIRACICABA ATÉ 23 DE JUNHO

16 novembro 2017
INSCRIÇÕES PARA O SALÃOZINHO DE HUMOR DE PIRACICABA ATÉ 23 DE JUNHO

Terminam no dia 23 de junho, sexta-feira, as inscrições para a 15ª edição do Salãozinho de Humor de Piracicaba, que mais uma vez conta com o apoio do Instituto Arcor Brasil. Várias atividades preparatórias foram realizadas, por iniciativa do Centro Nacional do Humor Gráfico de Piracicaba (Cedhu).

Uma delas foi o curso “Materiais, Técnicas e Criatividade na Sala de Aula”, oferecido entre 26 de abril e 14 de junho para educadores da rede pública de ensino de Piracicaba e região. Com a participação dos orientadores Danilo De Angeli, William Hussar, Elisângela de Freitas e Flávio Camargo, o curso constou de aulas práticas e teóricas, no Engenho Central de Piracicaba, relacionadas ao desenvolvimento de ações artístico-pedagógicas em sala de aula com a utilização das linguagens gráficas cartum, charge, caricatura e tira/história em quadrinhos.

Outra atividade preparatória foi a série de visitas que o cartunista e ilustrador Erasmo Spadotto realizou junto às escolas, com apoio da Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Ação Cultural e Turismo de Piracicaba (Semactur).

Nessas animadas conversas com os alunos, Erasmo procurou mostrar as diferenças entre cartum, charge, caricatura e História em Quadrinhos (tirinhas), que são as categorias em disputa no Salãozinho de Humor de Piracicaba. “Procurei deixar claro que desenhar não é difícil. O mais difícil é a criação”, comenta o cartunista e ilustrador.

Erasmo entende que a escola é o ambiente ideal para incentivar o desenho e ele ilustra pela própria história. Começou a desenhar com 12, 13 anos, quando aluno da Escola Estadual “Moraes Barros”, tradicional escola de Piracicaba. “Foi uma grande experiência e logo descobri que gostaria e poderia ser profissional na área”, conta ele, que trabalhou durante 25 anos no “Jornal de Piracicaba” e agora atua junto ao Centro Nacional do Humor Gráfico de Piracicaba (Cedhu).

São vários os benefícios no trabalho com o desenho em sala de aula, destaca Erasmo Spadotto. É um ótimo caminho para despertar a consciência crítica e a criatividade e, também, para uma imersão no mundo das artes.

 “Quando a criança vai se preparar para uma caricatura de Frida Kahlo ou Picasso, ela faz uma pesquisa e descobre o maravilhoso universo das artes plásticas”, salienta. A criança pode começar a se interessar pelo desenho, conhece outros ilustradores e cartunistas e um caminho começa a ser traçado. E, acima de tudo, o desenho prepara para a vida, para a cidadania. “Há um grande potencial nas crianças, é preciso dar oportunidades na escola e o incentivo certo na família. Elas são muito interessadas e nas nossas conversas querem saber de tudo”, resume o artista.

O 15º Salãozinho de Humor e o 44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba são uma realização da Prefeitura de Piracicaba, Secretaria Municipal de Ação Cultural e Turismo de Piracicaba e Centro Nacional do Humor Gráfico de Piracicaba (Cedhu). Desde 2014 o Instituto Arcor Brasil dá apoio a estes dois grandes eventos do calendário cultural brasileiro e internacional.

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."