ESCOLA MUNICIPAL DE IPOJUCA CONTINUA PROJETO COM ATIVIDADES PELA INTERNET

21 dezembro 2007
ESCOLA MUNICIPAL DE IPOJUCA CONTINUA PROJETO COM ATIVIDADES PELA INTERNET

Com três lives transmitidas, a Escola Municipal Ministro Jarbas Passarinho, de Ipojuca (PE), deu continuidade no início de agosto ao Projeto Alimente a Energia da Sua Vida, que participa do Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável, do Instituto Arcor Brasil. Em função da pandemia e do isolamento social, a escola vem se utilizando de várias plataformas virtuais para prosseguir as atividades com os seus mais de 1.200 alunos, da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos.

Na primeira live, a diretora da escola, professora Cícera Maria da Silva Arouxa Gomes, relembrou aos alunos e familiares os objetivos do projeto, que vêm sendo desenvolvidos desde 2019. A gestora evidenciou que o projeto visa promover a atividade física e a alimentação saudável, por uma vida ativa para todos membros da comunidade escolar.

No dia 5 de agosto aconteceu a segunda live, com a professora de Educação Física da EM Jarbas Passarinho, Maria Claudia G. Fialho, que destacou os benefícios da atividade física, ressaltando que aqueles que já se preocupavam com a saúde estavam mais preparados para enfrentar a pandemia. Ela observou que antes da eclosão da Covid-19, o mundo enfrentava uma outra pandemia, a da obesidade, que afeta milhões de pessoas em todo planeta, inclusive no Brasil.

No dia 19 de agosto, o terceiro encontro virtual da série contou com a participação das nutricionistas da Secretaria de Educação do Ipojuca, Paloma Moara e Maria Paula, além da gestora da escola, Cícera Arouxa, que debateram o tema “Alimentação saudável desde a infância, por quê?”.

As três lives tiveram a mediação do professor Jailton Ferreira, coordenador pedagógico da escola. O conteúdo das lives está disponível no Youtube: https://bit.ly/34pl9MK

 “Gostaríamos que os alunos tivessem melhores hábitos de alimentação em suas rotinas e o projeto veio contribuir muito nesse sentido, de forma associada à atividade física”, comenta a gestora Cícera Arouxa. Antes da quarentena os alunos realizaram diversas atividades com foco do programa: hortas suspensas e horizontais, um grande passeio ciclístico envolvendo toda a comunidade local e com grande envolvimento dos alunos e familiares.   

Com o advento da pandemia de Covid-19, obviamente o panorama mudou e as atividades passaram a ser virtuais. A EM Ministro Jarbas Passarinho tem-se utilizado de várias plataformas, como grupos de whatsapp, Facebook, Instagram, Youtube e Zoom, dependendo da faixa etária, para ministrar aulas on-line.

Neste novo contexto, as professoras passaram a fomentar, por exemplo, a criação e manutenção de hortas domiciliares. E desde o início de agosto a escola passou a realizar as lives, com palestras sobre diferentes aspectos, para dar continuidade às ações do Projeto Alimente a Energia da Sua Vida.

 “Tivemos que nos reinventar. Com a nova realidade, adaptamos o projeto, mas sempre seguindo os seus objetivos. Os alunos e pais estão acompanhando e participando, à espera do retorno à normalidade”, acrescenta a diretora Cícera Arouxa.

O Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável, é uma iniciativa regional do Grupo Arcor, sendo implementada na Argentina, Brasil e Chile. O Programa visa dar apoio a projetos de escolas públicas que promovam a vida saudável, com base na vida ativa, em movimento, e na alimentação saudável. O compromisso está estabelecido na política de sustentabilidade do Grupo Arcor, em sintonia com recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."