Depois do merecido período de férias, chegou a época da volta às aulas. Sempre é um momento de tensão, para as escolas, os pais e as crianças. É fundamental um conjunto de cuidados, para que esse regresso a mais um ano letivo seja o mais produtivo e prazeroso possível. Ex-diretora de escola por muitos anos, e com larga experiência na formação e assessoria a educadores e secretarias municipais de Educação, Oneide Ferraz Alves dá algumas dicas para a volta às aulas em 2020:
Da parte das escolas e secretarias municipais – Garantia de que a infraestrutura da unidade escolar esteja em condições de habitabilidade, com caixas d’água limpas, suficiência de mobiliário (carteiras e cadeiras, mesa e cadeira de professores), material de consumo para os alunos já comprado, merenda adequada desde o primeiro dia de aula, número de professores e demais funcionários adequados ao número de alunos já contratados e ou com aulas e classes atribuídas.
O mais importante é que a escola prepare o acolhimento a todas as crianças, novas ou não na instituição, para que elas gostem e sintam-se pertencentes à instituição. Uma semana com programação pensada no acolhimento faz toda diferença para os alunos e pais/responsáveis. A escola deve também acolher as famílias e procurar trazê-las para participar da vida escolar dos seus filhos. Convidá-los, a famílias e filhos, a participar da elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e Associação de Pais e Mestres (APM) sem restrições!
Por parte dos pais – Que eles tenham efetuado a matrícula e entregue a documentação exigida. Tenham conhecido a escola com os filhos com antecedência, preparando as crianças para atendimento de regras e regimento da escola. Que eles transmitam tranquilidade aos que são novos no ambiente escolar, e preparem, se possível, algum material individual como lápis, 1 caderno ou folhas de sulfite, entre outros.