DESMATAMENTO E SINATRA, TEMAS DOS VENCEDORES DO SALÃOZINHO DE HUMOR DE PIRACICABA DE 2019

24 setembro 2020
DESMATAMENTO E SINATRA, TEMAS DOS VENCEDORES DO SALÃOZINHO DE HUMOR DE PIRACICABA DE 2019

A escultura de uma árvore pegando fogo, de Caio Bonato, 8 anos, e um desenho do cantor Frank Sinatra, de Ayran da Silva Roque, 14 anos, foram os premiados em 1º lugar no 17º Salãozinho de Humor de Piracicaba. A cerimônia de premiação aconteceu na tarde deste domingo, dia 6 de outubro, no Teatro Municipal Erotides de Campos, no Engenho Central, em Piracicaba. Os prêmios aos dois primeiros lugares e menções honrosas nas duas categorias em disputa foram patrocinados pelo Instituto Arcor Brasil, pelo quinto ano parceiro da iniciativa.

“É uma honra para o Instituto Arcor Brasil e o Grupo Arcor serem parceiros do Salão e Salãozinho de Humor de Piracicaba, eventos tão importantes para a cultura brasileira”, destacou Milena Drigo Azal, coordenadora de programas socioeducativos do Instituto Arcor, que fez a entrega dos prêmios junto com autoridades presentes no Teatro Municipal Erotides de Campos, como o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, e o diretor do Salão de Humor e do Centro Nacional do Humor Gráfico de Piracicaba (CEDHU), Erasmo Spadotto. “É fundamental a parceria do Instituto Arcor e do Grupo Arcor, para viabilizar essa ação que contribui com o desenvolvimento da consciência crítica das crianças através do desenho”, afirmou Spadotto.

Os premiados de 2019 – Spadotto ainda destacou a contribuição das escolas participantes, públicas e privadas, dos educadores e dos pais dos alunos para possibilitar a inscrição de 3.200 trabalhos no 17º Salãozinho de Humor de Piracicaba. Destes, foram escolhidos cerca de 200 para compor a mostra do Salãozinho, que ainda pode ser visitada com entrada grátis até o dia 27 de outubro, no Armazém 5 do Engenho Central, às quintas e sextas-feiras, das 9h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h.

 “Queria falar do desmatamento, pois as pessoas estão destruindo as árvores”, explicou Caio Bonato, que estuda no Colégio Objetivo de Mogi Guaçu, sobre a sua escultura vencedora no primeiro lugar no concurso, na categoria de 07 a 10 anos. Os demais vencedores na categoria foram: segundo lugar, Vitória Fogaça Soto, 10 anos, de Americana (CIEP Anísio Spinola Teixeira); terceiro lugar, Giovanni Bruno Rotuli, 8 anos, de Mogi Mirim (Colégio Objetivo de Mogi Mirim). As menções honrosas foram para Miguel Angelo Landin, 9, de Piracicaba (Escola Estadual  Prof. Augusto Saes), Monique M.  Marques, 10, de Americana (CIEP Zanaga – Centro Integrado Educação Pública Professora Oniva) e  Isabela Maria da Costa, 8 anos, de Mogi Mirim (Colégio Objetivo Mogi Mirim).

A paixão pela música e o descobrimento do grande cantor foram os motivos, por sua vez, para Ayran da Silva Roque desenhar a caricatura de Frank Sinatra , tendo Nova York como cenário, obra vencedora no 1º lugar da categoria de 11 a 14 anos. “Gosto muito de música e do Sinatra”, reiterou o aluno de Santa Bárbara D´Oeste, na Escola Estadual Neuza Maria Nazatto De Carvalho.  

Os outros vencedores na categoria: segundo lugar, Felipe Rafael Schiavinato, 13, de Charqueada (EMEB Prof. Erotides de Campos); terceiro lugar, Ana Beatriz Nogueiras Nova, 12, de São Paulo (Colégio Decisão). Receberam menções honrosas Gregório Rocha Barbosa Mateus, 12, de Piracicaba (Instituto Saber); Gabriel de Sousa dos Santos, 11, também de Piracicaba (E. E. Prof. José Romão) e Maria Eduarda Rigoni Macedo, 14, de Nova Odessa (Escola Estadual  Alexandre Bassora).

Os primeiros lugares receberam uma bicicleta e os demais vencedores e menções honrosas receberam prêmios como patins, patinete, bolas e kits de segurança. Prêmios em sintonia com a linha estratégica do Instituto Arcor Brasil e Grupo Arcor de estímulo ao movimento e à vida ativa.

O 46º Salão Internacional de Humor de Piracicaba e o 17º Salãozinho de Humor de Piracicaba são uma realização da Prefeitura de Piracicaba, Secretaria Municipal de Ação Cultural e Turismo de Piracicaba e Centro Nacional do Humor Gráfico de Piracicaba (CEDHU). O Salãozinho tem o apoio da Diretoria Regional de Ensino e Secretaria Municipal de Educação, devidamente representadas na cerimônia de premiação.

 

Fotos: Christiano Diehl Neto/Salão de Humor de Piracicaba
  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."