COMEÇAM AS FORMAÇÕES DO APRENDENDO COM PRAZER

1 março 2020
COMEÇAM AS FORMAÇÕES DO APRENDENDO COM PRAZER

Começaram os primeiros encontros de formação para educadores das 20 escolas, de três estados brasileiros, que participam da segunda edição do Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável, do Instituto Arcor Brasil. A primeira atividade aconteceu nos dias 13 e 14 de setembro, em Contagem (MG), e a próxima será dias 1 a 3 de outubro, em Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho (PE).

O tema da formação em Contagem foi “Formação em nutrição: utilizando a alimentação como instrumento pedagógico”.  Participaram 65 gestores, professores, coordenadores, merendeiras, profissionais de serviços gerais, pais, mães e alunos (crianças e adolescentes) das escolas municipais Professora Maria Olintha e Nossa Senhora Aparecida, que desenvolverão, respectivamente, os projetos “Movimentar – Saúde para a vida” e “Nossa escola saudável e ativa!”.

Como as outras 18 escolas contempladas na segunda edição do Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável, essas duas unidades escolares de Contagem receberão apoio técnico e financeiro do Instituto Arcor Brasil entre 2019 e 2020. O encontro de formação é uma das atividades técnicas previstas.

Foram várias as temáticas trabalhadas com os educadores das duas escolas de Contagem: Conceitos de alimentação saudável e alimentação nutritiva; Ideias para projetos educativos na temática; Conhecimento e educação sobre hábitos de alimentação saudável → contextualizando aprendizado significativo e prazeroso + crescimento saudável; Como formar hábitos alimentares desde a infância; Apresentação do Guia Alimentar para a população brasileira; Receitas saborosas e nutritivas.

Outros encontros de formação semelhantes acontecerão nas demais 18 escolas públicas participantes. O próximo encontro, sobre Jogos Cooperativos, acontecerá com os educadores das sete escolas de Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, nos dias 1 a 3 de outubro. Nos dias 16, 17 e 23 de outubro, as formações serão com as quatro escolas de Rio das Pedras (SP). Nos dias 21 e 22 de outubro, com as três escolas de Bragança Paulista. E nos dias 19 e 24 de outubro, as formações são com as quatro escolas públicas de Campinas (SP).

O Programa Aprendendo com Prazer é uma iniciativa internacional do Grupo Arcor, implementada na Argentina, no Brasil e no Chile, com o objetivo de dar apoio ao desenvolvimento, execução e gestão de projetos educativos que promovam o conhecimento e a educação sobre hábitos de alimentação saudável ??e vida ativa nas crianças, envolvendo as famílias, as organizações da sociedade civil, as Prefeituras, o Estado e outros atores presentes no território.

Entre 2018 e 2019 foi implementada a primeira edição do Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável, nos mesmos municípios participantes da segunda edição. Como observa a coordenadora de programas e projetos socioeducativos do Instituto Arcor Brasil, Milena Drigo Azal, o Programa Aprendendo com Prazer está alinhado com um dos eixos da política de sustentabilidade do Grupo Arcor, no sentido do apoio e valorização da vida ativa e alimentação saudável.

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."