BIOMASSA DE BANANA VERDE, O FOCO DA PRIMEIRA OFICINA DE “COMUNIDADE SAUDÁVEL”

26 outubro 2017
BIOMASSA DE BANANA VERDE, O FOCO DA PRIMEIRA OFICINA DE “COMUNIDADE SAUDÁVEL”

A preparação da biomassa de banana verde, a partir da polpa de bananas verdes cozidas, foi o tema da primeira oficina visando a construção de uma Comunidade Saudável no bairro de Cambury, em Ubatuba, Litoral Norte de São Paulo. As oficinas direcionadas para uma Comunidade Saudável são atividades ligadas ao Projeto Maré Alta, apoiado pelo Instituto Arcor Brasil, como parte do Fundo Comunidade em Rede.

O objetivo das oficinas, de acordo com a sua coordenadora, a bióloga Jane Fernandes, é contribuir para a mudança na relação dos moradores de Cambury, em sua maioria pescadores e caiçaras, com os alimentos, de modo a evitar desperdícios, cuidar do meio ambiente e exercer o consumo consciente e a geração de renda.

A primeira oficina, com a participação de muitas mulheres da comunidade de Cambury,  aconteceu no dia 15 de março. Nos dias 17 e 24  já foram realizadas outras duas e a última está prevista para o dia 31 de março.

Benefícios da banana verde –  A bióloga Jane Fernandes destacou os benefícios da biomassa de banana verde, uma das frutas mais típicas da identidade cultural e social daquela região do Litoral brasileiro.  “Esta simples preparação é capaz de melhorar a imunidade, contribuir para o desenvolvimento da microbiota intestinal, reduzir o risco de câncer de intestino, controlar os níveis de colesterol, prevenir o diabetes e evitar o acúmulo de gordura abdominal”, disse a especialista.

Ela lembrou que a biomassa de banana verde também possui vitamina A, que é importante para a saúde dos olhos, da pele e contribui para o crescimento. O alimento conta com vitaminas do complexo B, B1, B2 e B3, que agem no metabolismo da glicose, dos ácidos graxos e aminoácidos, ou seja, ajudam o organismo a utilizar essas substâncias com eficiência. O potássio, o manganês e o fósforo também estão presentes na biomassa de banana verde.

A partir da biomassa de banana verde, explicou a bióloga, podem ser produzidos itens culinários como caponata, espaguete, nhoque, molho de tomate orgânico e caseiro, molho pesto orgânico, brigadeiro, base para tortas e bolos e maioneses. As quatro oficinas realizadas no mês de março foram concebidas para a preparação de todos esses itens, de forma associada a todos os conceitos de vida saudável e sustentável ligados aos propósitos do Projeto Maré Alta. 

O Fundo Comunidade em Rede visa fortalecer as organizações de base parceiras e contribuir para a construção de projetos territoriais coletivos.     A iniciativa resulta da parceria entre a Inter American Foundation (IAF), dos Estados Unidos, e seis membros do Bloco Brasil da RedEAmérica, inclusive o Instituto Arcor Brasil, gestor financeiro do Fundo.

Na primeira fase do Fundo, entre 2014 e 2016, foram onze projetos apoiados, em quatro estados. Muitos deles têm continuidade agora, em uma segunda fase. É o caso do Projeto Maré Alta, em Ubatuba, apoiado pelo Instituto Arcor Brasil, que também dá suporte técnico e financeiro aos  projetos Fala Comunidade em Ação e Bragança Articulada em Rede, em Bragança Paulista.

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."