Com o objetivo de reconhecer e dar visibilidade a experiências de promoção de hábitos de vida saudável na infância, o Instituto Arcor Brasil, a Fundação Arcor na Argentina e no Chile, juntamente com o Grupo Arcor, lançam pelo quarto ano consecutivo o Prêmio Aprendendo com Prazer.
Esta iniciativa, que conta com o apoio da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), da Universidade Católica de Córdoba (UCC), da Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista (FESB) e da Universidade de Santo Tomás (Chile), procura reconhecer as boas práticas na promoção de hábitos de vida saudável (HVS) nas crianças do Brasil, Argentina e Chile.
Os prêmios para os projetos vencedores serão: primeiro e segundo prêmio para cada país. Cada um deles receberá um incentivo monetário e uma placa como recordação do seu feito.
Para o primeiro prêmio, serão concedidos os seguintes montantes em cada país:
- Brasil: a quantia de R$ 8.000,00 (oito mil reais).
- Argentina: a quantia de $1.200.000 (um milhão e duzentos mil pesos argentinos).
- Chile: a quantia de $1.500.000 (um milhão e meio de pesos chilenos).
Para o segundo prêmio, serão concedidos os seguintes valores em cada país:
- Brasil: a quantia de R$ 6.000,00 (seis mil reais).
- Argentina: a quantia de $ 600.000,00 (seiscentos mil pesos argentinos)
- Chile: a quantia de $1.000.000 (um milhão de pesos chilenos)
Além disso, haverá uma menção especial por país, que receberá um diploma.
O convite à apresentação de projetos para 2024 está aberto a todos os que desejem participar até 15 de junho. Para consultar os termos e condições, baixe o arquivo no Botão de Download ou clique aqui.
As experiências devem ser apresentadas no Formulário do prêmio, que pode ser baixado nos sites das instituições organizadoras. O formulário de apresentação da experiência deve ser enviado por e-mail para:
premioaprendendocomprazer.br@gmail.com (experiências do Brasil);
premioaprendiendoadisfrutar@gmail.com (experiências do Chile);
premioaprendiendoadisfrutar.arg@gmail.com (experiências da Argentina).
SOBRE O CONCURSO
Os objetivos do concurso são reconhecer as boas práticas na promoção de HVS para crianças no Brasil, na Argentina e no Chile; apoiar os esforços e as realizações dessas equipes pedagógicas ou referências institucionais. Também compartilhar as experiências e conhecimentos construídos entre professores, comunidades e sistemas educacionais, e tornar visível e disseminar a importância de promover a promoção de HVS desde a infância.
O convite destina-se a professores e/ou referentes institucionais dos três países, que desenvolvam e incentivem experiências na promoção de hábitos de vida saudável para crianças entre 3 e 12 anos.
As experiências apresentadas devem mostrar o trabalho realizado nas instituições em pelo menos uma das três dimensões da vida saudável: a promoção da vida ativa, da alimentação e dos vínculos saudáveis.
Ficha de inscrição/Formulário para o Prêmio 2024: Clique aqui
SOBRE OS HÁBITOS DE VIDA
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de “hábitos de vida” está associado a ideias de comportamento individual e a padrões de comportamento relacionados com contextos socioculturais.
Os hábitos de vida incluem modos de vida, atividades, rotinas diárias, componentes que se mantêm ao longo do tempo e são construídos em diferentes momentos.
Nas últimas décadas, tem-se assistido a uma alteração do modo de vida, que tende a ser cada vez mais sedentário. O uso do automóvel, os elevadores e as mudanças no lazer (como o uso de telas) reduziram a mobilidade pessoal, levando a um menor gasto de energia tanto para o trabalho como para o lazer.
Entre as oportunidades de intervenção que a organização internacional apresenta nas fases da vida (desenvolvimento fetal e ambiente materno; amamentação; infância e adolescência; e idade adulta e velhice), menciona que “uma combinação de atividade física, diversidade alimentar e ampla interação social é o perfil de estilo de vida mais adequado para otimizar a saúde”.
Por isso, a promoção de hábitos de vida saudável é um fator-chave desde cedo para alcançar uma vida mais saudável.