QUATRO ESCOLAS DE CAMPINAS PARTICIPAM DO PROGRAMA APRENDENDO COM PRAZER, PARA CRESCER SAUDÁVEL

14 outubro 2019
QUATRO ESCOLAS DE CAMPINAS PARTICIPAM DO PROGRAMA APRENDENDO COM PRAZER, PARA CRESCER SAUDÁVEL

Plantio de horta vertical, introdução de novas modalidades esportivas, difusão de conceitos de alimentação saudável, organização de atividades dirigidas no recreio. Estas são algumas das ações que quatro escolas públicas de Campinas desenvolverão, entre 2019 e 2020, através de projetos incluídos no Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável, do Instituto Arcor Brasil. A assinatura dos termos de compromisso aconteceu na manhã do dia 14 de agosto, quarta-feira, na planta industrial da Arcor do Brasil em Campinas.

A cerimônia teve a participação de representantes das quatro escolas públicas de Campinas e supervisores das Diretorias Regionais de Ensino Leste e Oeste, do governo estadual. Esteve presente, igualmente, o vereador Vinicius Gratti.

A supervisora da Diretoria Regional Leste, Maria Claudia Belluzzo Maia, evidenciou a necessidade de apoio cada vez maior da sociedade à Educação, como no caso das ações do Instituto Arcor e Grupo Arcor. O supervisor da Diretoria Oeste, Airton Clementino, destacou o empenho das escolas em sempre buscar uma educação de qualidade, e daí a importância das parcerias.  

A coordenadora de Programas e Projetos Socioeducativos do Instituto Arcor Brasil, Milena Drigo Azal, lembrou que o Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável, é uma iniciativa regional, na Argentina, Brasil e Chile.

 O Programa, ressaltou a coordenadora, visa apoiar o desenvolvimento, execução e gestão de projetos educativos que promovam o conhecimento e a educação sobre hábitos de alimentação saudável ??e vida ativa nas crianças, envolvendo as famílias, as organizações da sociedade civil, as Prefeituras, o Estado e outros atores presentes no território.

Entre 2017 e 2018, o Programa já beneficiou mais de 35 mil crianças e capacitou 1.767 educadores, de 20 localidades. Além do apoio financeiro na execução dos projetos, observou Milena Drigo Azal, o Programa contempla a formação dos educadores envolvidos, em encontros com a participação de especialistas em brincadeiras, vida ativa e alimentação saudável.

A expectativa das escolas – Na cerimônia de assinatura dos termos de compromisso, gestores e coordenadores das quatro escolas tiveram a oportunidade de apresentar o resumo das atividades previstas.

A diretora da Escola Municipal Professora Adriana Cardoso, Cristina Xavier Pereira Izala, ressaltou que o objetivo do Projeto “O segredo da sua felicidade está no seu movimento” é incentivar a percepção nos alunos da importância de uma vida saudável.

A diretora sublinhou que a EM Professora Adriana Cardoso é uma escola nova, de 2015, construída nas proximidades da Ceasa Campinas. Existem amplos espaços para as crianças brincarem. Uma das ações do projeto será a organização do recreio, com atividades dirigidas. “Os pais serão convidados a participar, para auxiliar na alimentação saudável dos filhos e de todos”, esclareceu.

A tradicional Escola Estadual Artur Segurado desenvolverá o Projeto “Um novo olhar para a educação integral: Saúde, Aprendizagem e Lazer como alicerce na formação integral das crianças”. O objetivo central, disse a diretora Márcia Leopoldina Ferreira de Oliveira, é promover mais atividades físicas pela melhoria da coordenação motora dos alunos e incentivar a alimentação saudável e nutritiva.

O projeto foi construído com as mães de alunos, como Valdilene Concesso Silva. Ela destacou que haverá o fortalecimento do trabalho com a horta escolar e o apoio de psicomotricistas nas atividades esportivas e de recreação com os alunos.

Por sua vez, a EE Professora Castinauta de Barros Mello e Albuquerque implementará o Projeto “Educação para a Vida: nutrição e vida ativa na escola”, com o objetivo de desenvolver hábitos de vida ativa e alimentação saudável, afirmou o diretor, Rogério Aranha de Barros.

Serão introduzidas modalidades esportivas não-tradicionais, como badminton, slackline e escalada, informou o diretor. A coordenadora pedagógica da escola, Tassiane Castilho, acrescentou que as ações pela alimentação saudável serão desenvolvidas considerando, entre outros objetivos, contestar “o padrão estético de beleza difundido pela mídia” e que muitas crianças e jovens acabam incorporando.

A Escola Estadual São Judas Tadeu executará o Projeto “O caminho para uma vida saudável”, com o objetivo geral de melhorar a qualidade de vida por meio de atividades físicas e alimentação. O coordenador pedagógico João Paulo da Silva revelou que também serão inseridas novas modalidades esportivas e será construída uma horta vertical, considerando que a escola está localizada em um bairro, o Jardim Satélite Íris, onde funcionava o antigo lixão de Campinas e onde o solo, portanto, está contaminado. Haverá, portanto, uma atenção especial com a promoção da alimentação saudável.

        

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."