PROGRAMA PRIMEIRO A INFÂNCIA TEM NOVO ENCONTRO REGIONAL

24 abril 2018
PROGRAMA PRIMEIRO A INFÂNCIA  TEM NOVO ENCONTRO REGIONAL

O Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, do Fundo Juntos pela Educação, tem novo encontro regional no dia 22 de novembro, quinta-feira, em Piracicaba. O evento vai discutir como podem ser incluídas nas peças orçamentárias municipais as principais demandas da Educação Infantil.

O encontro será realizado a partir das 8h30 no Hotel Antonio´s. Estarão presentes representantes dos seis municípios paulistas que integram a segunda edição do Programa Primeiro a Infância: Capivari, Mombuca, Monte Mor, Rafard, Rio das Pedras e Saltinho.

O Programa Primeiro a Infância tem o objetivo de contribuir para que os municípios parceiros qualifiquem de modo permanente as suas ações e estratégias na Educação Infantil, em conformidade com os respectivos Planos Municipais de Educação. A construção participativa do Projeto Político Pedagógico (PPP) nas unidades de Educação Infantil é o fio condutor do Programa.

O primeiro ciclo do Programa, entre 2015 e 2017, foi implementado nos municípios pernambucanos de Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe e São Lourenço da Mata. Como ocorreu no primeiro ciclo, no segundo ciclo os seis municípios parceiros trabalharam na construção do Marco Referencial (com a definição das concepções de Educação Infantil e de quais as escolas desejadas para as respectivas realidades) e do diagnóstico (com o estudo da situação de cada escola, seu contexto, a realidade sociocultural e outros aspectos).

Em seguida, os municípios passaram a se dedicar à elaboração do Plano de Ação, com as demandas e prioridades apontadas pela comunidade de cada uma das unidades de Educação Infantil nos seis municípios paulistas.

O planejamento da execução das prioridades apontadas pelas escolas, no contexto dos programas constantes das leis orçamentárias municipais, é o tema do encontro regional do dia 22 de novembro em Piracicaba.

O evento terá a participação, como expositor, do especialista em orçamento Paulo de Tarso Côrte. Graduado em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo, ele é  Consultor sênior da Administração Pública nas áreas de planejamento Estratégico Situacional e Gestão Pública Municipal.

No encontro de Piracicaba, Côrte irá comentar sobre as principais peças orçamentárias municipais, que são o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

Prêmios para Pernambuco – Professoras de Educação Infantil de municípios pernambucanos que integraram o primeiro ciclo do Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade receberam prêmios nacionais importantes.

A professora Aldeci Pereira dos Santos, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) “Judith Maria Brasil da Rocha”, em Camaragibe, foi uma das vencedoras na Categoria Creche, pelo estado de Pernambuco, do 11º Prêmio Professores do Brasil, do Ministério da Educação, com o Projeto “Tem que comer pra gostar”. O projeto de incentivo ao consumo de frutas e outros alimentos saudáveis integra o Projeto Político Pedagógico da escola.

Já a professora Valdênia Sabrina Fragoso de Brito, do Centro de Educação Infantil Santo Estevão, de Cabo de Santo Agostinho, também foi uma das vencedoras do 11º Prêmio Professores do Brasil, com o projeto       “A matemática nos contos infantis: trabalhando com grandezas e medidas na educação infantil”. São exemplos de ações de destaque, no âmbito da Educação Infantil dos municípios pernambucanos que se empenharam na construção participativa dos PPP, eixo central do Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, do Fundo Juntos pela Educação.

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."