PROGRAMA ESCOLA EM MOVIMENTO TEM ENCONTRO FINAL EM PERNAMBUCO

28 agosto 2017
PROGRAMA ESCOLA EM MOVIMENTO TEM ENCONTRO FINAL EM PERNAMBUCO

No último dia 20 de outubro aconteceu em Cabo de Santo Agostinho o Encontro Final da segunda edição do Programa Escola em Movimento, que representou o apoio a projetos de 16 escolas de três municípios de Pernambuco. Já no dia 25 de outubro teve início em Rio das Pedras (SP) o Curso Promotores de Vida Ativa, com diretrizes associadas ao conceito central do Programa Escola em Movimento.

Desde 2014 o Instituto Arcor Brasil implementa o Programa Escola em Movimento, que contempla o apoio técnico e financeiro a projetos de escolas públicas que estimulam a vida ativa através do movimento. A vida ativa é um dos eixos estratégicos da política de sustentabilidade do Grupo Arcor. O Programa Escola em Movimento já contabilizou o apoio a projetos de 120 escolas públicas, na Argentina, Brasil e Chile, somando 41 mil crianças e adolescentes beneficiados.

Em Pernambuco – A primeira edição do Programa Escola em Movimento, entre 2014 e 2015, viabilizou o apoio a projetos de escolas de sete municípios na região de Piracicaba, interior de São Paulo. A segunda edição, entre 2015 e 2016, representou o apoio a projetos de 16 escolas de Cabo de Santo Agostinho, Escada e Ipojuca, no interior de Pernambuco. Foram escolas que estiveram presentes no Encontro Final de 20 de outubro.

O evento aconteceu no Hotel Canarius D’ Gaibu, de Cabo de Santo Agostinho, e reuniu mais de 90 pessoas, entre gestores e educadores das escolas participantes e representantes das respectivas secretarias municipais de Educação.

Os principais avanços registrados nos territórios de implementação do Programa foram apresentados por Milena Drigo Azal, coordenadora de programas socioeducativos do Instituto Arcor Brasil. Detalhes de cada um dos projetos foram, por sua vez, expostos por educadores das 16 escolas participantes.

Educadores e gestores puderam, ainda, participar das intervenções lúdicas ministradas por Adelson Murta Filho, o Adelsin. Formado em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ele é pesquisador de cantos e brincadeiras infantis por todo Brasil.

No encontro em Cabo de Santo Agostinho, Adelsin apresentou cantigas de roda, produções de brinquedos com material reciclado e fechou o evento montando uma banda com garrafas pet e canos, que se transformaram em instrumentos musicais. 

As apresentações foram repletas de aprendizados, ideias compartilhadas e dificuldades encontradas no decorrer do percurso da segunda edição do Programa Escola em Movimento. Muitas escolas evidenciaram a continuidade do projeto,  mesmo após encerrar o acompanhamento pelo Instituto Arcor Brasil.

A terceira edição do Programa Escola em Movimento no Brasil está em curso, com apoio a projetos de dez escolas públicas de Contagem (MG). Entre 2017 e 2018 será promovida a quarta edição, com apoio a projetos de escolas de Bragança Paulista, as quais serão definidas até o mês de dezembro.

Promotores de Vida Ativa – No dia 25 de outubro teve início o curso “Promotores de Vida Ativa”, destinado a educadores de escolas públicas de ensino fundamental e outros profissionais da região de Piracicaba, no interior de São Paulo. O objetivo do curso, promovido pelo Instituto Arcor Brasil, é oferecer subsídios teóricos, metodológicos e práticos relacionados ao movimento, para profissionais que atuam com crianças e adolescentes, através de formação presencial e virtual.

Serão oferecidos cinco módulos, sendo três presenciais e dois virtuais. As atividades são oferecidas na Secretaria Municipal de Educação de Rio das Pedras, na avenida Dr.Adhemar de Barros, 565, no Centro.

Estão participando professores de educação física e de outras disciplinas, educadores de escolas públicas, gestores escolares e oficineiros que desenvolvem atividades recreativas com crianças, em unidades escolares, organizações da sociedade civil ou em espaços públicos.

O compromisso com a infância e a promoção da vida ativa são, de fato, eixos estratégicos da política de sustentabilidade do Grupo Arcor e do Instituto Arcor Brasil. Esses conceitos, que direcionam o conteúdo do Curso, estão associados às linhas do Programa Escola em Movimento.

Todo o curso é coordenado pelo professor José Angelo Barela, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Cruzeiro do Sul, e Eric Avigo (Universidade Cruzeiro Sul), especialistas na área do movimento, que elaboraram os conteúdos e ministram as aulas presenciais. 

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."