No dia 28 de agosto acontece em Bragança Paulista o encontro final da quarta edição do Programa Escola em Movimento, do Instituto Arcor Brasil. Estarão presentes representantes das 14 escolas públicas que participaram da iniciativa que visa estimular a vida ativa através do movimento.
O Programa Escola em Movimento é uma ação corporativa do Grupo Arcor e é implementado na Argentina, no Brasil e no Chile. No Brasil foram realizadas edições na região de Rio das Pedras (SP), Contagem (MG) e Ipojuca (PE). A quarta edição, em Bragança Paulista, teve a participação de 11 escolas públicas municipais e três estaduais.
O Projeto “Brincadeiras de aventura é na escola que se aprende…”, da Escola Municipal "Augusto Vasconcellos", permitiu a criação, no amplo espaço livre da unidade, de um ambiente favorável à prática de aventuras esportivas na escola, através de parede de escalada, slackline e tirolesa. Na EM "Professora Nilza Faria", o Projeto "Estrelas do futuro" viabilizou a prática de dança, ginástica rítmica, teatro e circo, tendo a Copa do Mundo de 2018 da FIFA como elemento motivador. Um palco foi estruturado na quadra da escola.
A EM “Dr.Jorge Tibiriçá” promoveu o Projeto “Jogos cooperativos como prática do movimento no ambiente escolar”, contemplando a realização de atividades de dança circular, jogos coletivos em quadra e jogos individuais como xadrez e outros de tabuleiro. A EE “Marcos A.da Silva Guimarães”, por meio do Projeto “Dando vida e movimento a escola com a melhoria e otimização dos espaços esportivos”, abrangeu a reforma da quadra coberta da escola, para varias práticas esportivas culturais, além de estruturar uma quadra de areia para voleibol.
Na EM “Creusa Gomes de Azevedo”, foi implementado o Projeto “Recreio Monitorado – Brincadeiras com respeito, movimento e alegria”, com a reorganização do recreio, através do oferecimento de brincadeiras dirigidas como pular corda e amarelinha. O parquinho da escola também foi reestruturado para os alunos. A EM “Jandyra Colombi Costa Valente” executou o Projeto”RECICLA-AÇÃO”, que resultou no oferecimento de vários brinquedos de material reciclado para os alunos, com destaque para aqueles confeccionados com pneus. Também foram adquiridos brinquedos como mini-basquete e jogo de peteca.
A EM “Nelson Carrozzo” passou a oferecer diversos brinquedos para os alunos, em função do Projeto “Corpo em movimento, através das brincadeiras”. Uma área que estava sem uso na escola também passou a ser novo território de brincadeiras. A EM “Antônio Dorival Monteiro de Oliveira” implementou o Projeto “Uma Corrida para o futuro, um Salto para a saúde”, com a instalação de cesta para basquete e de jogos de salão, como pebolim e tênis de mesa, entre outras novas brincadeiras estimulando a vida ativa e promovendo a alimentação saudável, em um recreio dirigido.
Na EM “Professora Haidée Marçal Serbin” foi executado o Projeto “Não importa como, mas MEXA-SE”, com a viabilização de vários jogos e brincadeiras para os alunos, incentivando o movimento, como bambolê, cordas, bolas, cama elástica, mesa de tênis, badminton e outras atividades. A EM “Professor Orlando Pinto de Oliveira” ganhou duas novas áreas para atividades esportivas e culturais, como consequência do Projeto “MovimentAÇÃO”. Um espaço foi aterrado e, após as obras de terraplanagem, foram estruturados dois platôs, para múltiplos usos pelos alunos, como jogos de futebol, rúgbi e circuito de atletismo. O Projeto também viabilizou a montagem de um painel em parede externa, para aulas de pintura.
Duas escolas municipais rurais participaram do Programa Escola em Movimento. A EMR “João Rissardi Júnior” desenvolveu o Projeto “Pátio revitalizado, recreio animado”, com várias brincadeiras passando a integrar o leque de opções no recreio, como pebolim e equipamento de Xbox para dança e jogos. A EMR “Professora. Therezinha de Lima Bellotto”, por sua vez, criou com o Projeto “CIRCO da THERA apresenta: O espetáculo não pode parar!” um ambiente de artes circenses para os alunos, em sua maioria moradores em chácaras e sítios da região.
A Escola Estadual "Professora Mathilde Teixeira de Moraes" desenvolveu o Projeto "Mathilde em MovimentAção", que viabilizou a ampliação dos espaços esportivos à disposição dos 860 alunos, com a estruturação de uma quadra de areia e uma pista para atletismo. Alunos da escola têm se destacado nos jogos escolares municipais e regionais. De seu lado, o Projeto "Palco dos Movimentos", da EE “Prof. Bruno Florenzano”, possibilitou a montagem de um palco para a realização de várias atividades artísticas e esportivas, como apresentação de teatro, dança e zumba, em benefício dos 500 alunos, em sua maioria moradores na zona rural. Em outro espaço da escola, foi montada uma estrutura para prática de slackline.