PROGRAMA ESCOLA EM MOVIMENTO TEM ENCONTRO FINAL EM BRAGANÇA PAULISTA NO DIA 28 DE AGOSTO

17 janeiro 2018
PROGRAMA ESCOLA EM MOVIMENTO TEM ENCONTRO FINAL EM BRAGANÇA PAULISTA NO DIA 28 DE AGOSTO

No dia 28 de agosto acontece em Bragança Paulista o encontro final da quarta edição do Programa Escola em Movimento, do Instituto Arcor Brasil. Estarão presentes representantes das 14 escolas públicas que participaram da iniciativa que visa estimular a vida ativa através do movimento.

O Programa Escola em Movimento é uma ação corporativa do Grupo Arcor e é implementado na Argentina, no Brasil e no Chile.  No Brasil foram realizadas edições na região de Rio das Pedras (SP), Contagem (MG) e Ipojuca (PE). A quarta edição, em Bragança Paulista, teve a participação de 11 escolas públicas municipais e três estaduais.  

O Projeto “Brincadeiras de aventura é na escola que se aprende…”, da Escola Municipal "Augusto Vasconcellos", permitiu a criação, no amplo espaço livre da unidade, de um ambiente favorável à prática de aventuras esportivas na escola, através de parede de escalada, slackline e tirolesa. Na EM "Professora Nilza Faria", o Projeto "Estrelas do futuro" viabilizou a prática de dança, ginástica rítmica, teatro e circo, tendo a Copa do Mundo de 2018 da FIFA como elemento motivador. Um palco foi estruturado na quadra da escola.

A EM “Dr.Jorge Tibiriçá” promoveu o Projeto “Jogos cooperativos como prática do movimento no ambiente escolar”, contemplando a realização de atividades de dança circular, jogos coletivos em quadra e jogos individuais como xadrez e outros de tabuleiro. A EE “Marcos A.da Silva Guimarães”, por meio do Projeto “Dando vida e movimento a escola com a melhoria e otimização dos espaços esportivos”, abrangeu a reforma da quadra coberta da escola, para varias práticas esportivas culturais, além de estruturar uma quadra de areia para voleibol.

Na EM “Creusa Gomes de Azevedo”, foi implementado o Projeto “Recreio Monitorado – Brincadeiras com respeito, movimento e alegria”, com a reorganização do recreio, através do oferecimento de brincadeiras dirigidas como pular corda e amarelinha. O parquinho da escola também foi reestruturado para os alunos. A EM “Jandyra Colombi Costa Valente” executou o Projeto”RECICLA-AÇÃO”, que resultou no oferecimento de vários brinquedos de material reciclado para os alunos, com destaque para aqueles confeccionados com pneus. Também foram adquiridos brinquedos como mini-basquete e jogo de peteca.

A EM “Nelson Carrozzo” passou a oferecer diversos brinquedos para os alunos, em função do Projeto “Corpo em movimento, através das brincadeiras”. Uma área que estava sem uso na escola também passou a ser novo território de brincadeiras. A EM “Antônio Dorival Monteiro de Oliveira”  implementou o Projeto “Uma Corrida para o futuro, um Salto para a saúde”, com a instalação de cesta para basquete e de jogos de salão, como pebolim e tênis de mesa, entre outras novas brincadeiras estimulando a vida ativa e promovendo a alimentação saudável, em um recreio dirigido.  

Na EM “Professora Haidée Marçal Serbin” foi executado o Projeto “Não importa como, mas MEXA-SE”, com a viabilização de vários jogos e brincadeiras para os alunos, incentivando o movimento, como bambolê, cordas, bolas, cama elástica, mesa de tênis, badminton e outras atividades. A EM “Professor Orlando Pinto de Oliveira” ganhou duas novas áreas para atividades esportivas e culturais, como consequência do Projeto “MovimentAÇÃO”. Um espaço foi aterrado e, após as obras de terraplanagem, foram estruturados dois platôs, para múltiplos usos pelos alunos, como jogos de futebol, rúgbi e circuito de atletismo. O Projeto também viabilizou a montagem de um painel em parede externa, para aulas de pintura.

Duas escolas municipais rurais participaram do Programa Escola em Movimento. A EMR “João Rissardi Júnior” desenvolveu o Projeto “Pátio revitalizado, recreio animado”, com várias brincadeiras passando a integrar o leque de opções no recreio, como pebolim e equipamento de Xbox para dança e jogos. A EMR “Professora. Therezinha de Lima Bellotto”, por sua vez, criou com o Projeto  “CIRCO da THERA apresenta: O espetáculo não pode parar!” um ambiente de artes circenses para os alunos, em sua maioria moradores em chácaras e sítios da região.

A Escola Estadual "Professora Mathilde Teixeira de Moraes" desenvolveu o Projeto "Mathilde em MovimentAção", que viabilizou a ampliação dos espaços esportivos à disposição dos 860 alunos, com a estruturação de uma quadra de areia e uma pista para atletismo. Alunos da escola têm se destacado nos jogos escolares municipais e regionais. De seu lado, o Projeto "Palco dos Movimentos", da EE “Prof. Bruno Florenzano”, possibilitou a montagem de um palco para a realização de várias atividades artísticas e esportivas, como apresentação de teatro, dança e zumba, em benefício dos 500 alunos, em sua maioria moradores na zona rural. Em outro espaço da escola, foi montada uma estrutura para prática de slackline.

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."