O Parque Linear do Carajás, em Contagem, ganhou um espaço para a convivência da comunidade com a natureza: o Espaço de Convivência das Borboletas, inaugurado em 25 maio, de forma coincidente com a abertura da Semana Mundial do Brincar e, também, na data de aniversário do Instituto Arcor Brasil, que completou 20 anos.
Construído em parceria com o Instituto Arcor, a prefeitura de Contagem e a Escola Municipal Walter Fausto do Amaral, esse ambiente foi idealizado pelas crianças e para as crianças. Com brinquedos de madeira, mesas para piqueniques, jogos e muito contato com a natureza, o espaço promete ser um local de diversão e aprendizado.
A iniciativa surgiu com o projeto apresentado pela professora da educação infantil da cidade, Heloísa Julia, que estimulou as crianças a pensarem e a criarem uma praça. A partir da proposta delas, a prefeitura fez o projeto, as crianças aprovaram e as obras começaram, financiadas pelo munícipio e Instituto Arcor. Os alunos acompanharam todo o processo de construção do espaço, visitando diariamente e conversando com os trabalhadores. Segundo a professora, foram realizadas diversas escutas com os alunos de 5 e 6 anos até que fosse possível chegar no resultado final. Um verdadeiro trabalho em equipe que ficará marcado na memória de todos!
O Instituto Arcor financiou a compra dos brinquedos para o playground, bancos, mesas de piquenique e jogos, enquanto a prefeitura se responsabilizou pela limpeza da área, plantio de grama, árvores e instalação de pisos intertravados.
Esse projeto coletivo faz parte de uma iniciativa maior da Fundação Arcor Argentina, que busca promover espaços lúdicos e educativos para a infância. Em 2022, ao completar 30 anos, a Fundação entregou 10 praças para a infância, naquele país.
Participaram da entrega da praça, a Prefeita de Contagem, Marília Campos; o Vice-prefeito, Ricardo Faria; o Diretor-Presidente do Grupo Arcor Brasil, Mario Pagani; a Presidente da Fundação Arcor Argentina, Laura Pagani; a Gestora do Instituto Arcor Brasil, Milena Porrelli Drigo Azal; além de outras autoridades.