INSTITUTO ARCOR NO SALÃO INTERNACIONAL E NO SALÃOZINHO DE HUMOR DE PIRACICABA DE 2019

14 outubro 2019
INSTITUTO ARCOR NO SALÃO INTERNACIONAL E NO SALÃOZINHO DE HUMOR DE PIRACICABA DE 2019

O Salão Internacional de Humor de Piracicaba, um dos mais conhecidos e respeitados eventos do humor gráfico em todo mundo, terá novamente a ativa participação do Instituto Arcor Brasil. A edição de número 46 do Salão Internacional será aberta no dia próximo sábado, dia 10 de agosto, e o Instituto Arcor estará presente com o Prêmio Instituto Arcor Direitos da Infância, o Espaço Arcor e o apoio à 8ª Caminhada com Humor e 17º Salãozinho de Humor de Piracicaba.

A liberdade de expressão e o desenvolvimento da consciência crítica são as marcas do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que ao longo de sua história já contou com a participação dos principais nomes do cartum, da charge, da caricatura e das histórias de quadrinhos de todo o mundo.

A projeção internacional do Salão de Humor de Piracicaba é confirmada pelos 2781 trabalhos inscritos na edição de 2019, originados de 339 artistas de 48 países. Além disso, neste ano o Salão terá a participação, como convidados, dos cartunistas e ilustradores iranianos Alireza Pakdel Ghoushkhaneh e Saba Darabian, que integraram o Júri de Premiação.

O corpo de jurados se reuniu no sábado, dia 3 de agosto, em Piracicaba, para definir os vencedores nas 13 premiações deste ano – um recorde na história do Salão Internacional. Entre as categorias está o Prêmio Instituto Arcor Brasil Direitos da Infância. 

Entre os 2781 trabalhos inscritos para o Salão, 212 foram inscritos para o Prêmio Instituto Arcor Brasil Direitos da Infância. Este Prêmio é especial para a edição de 2019 do Salão Internacional, em razão dos 15 anos do Instituto Arcor Brasil, lembrados no dia 25 de maio.

O tema da premiação refere-se à atuação do Instituto Arcor nesta trajetória de 15 anos, marcada pela defesa dos direitos das crianças, particularmente no direito à educação como uma ferramenta de igualdade de oportunidades para a infância.

O Instituto Arcor já deu apoio a mais de 500 projetos, em benefício de mais de 3 milhões de crianças e adolescentes em 17 estados brasileiros. Grande parte dos projetos está ligada ao fortalecimento da escola pública e ao direito da criança ao brincar, ao movimento e à vida saudável, em sintonia com a política de sustentabilidade do Grupo Arcor.

A atuação nessas áreas, visando o desenvolvimento integral da criança, é que justifica a participação na programação do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, observa a coordenadora de programas e projetos socioeducativos do Instituto Arcor, Milena Drigo Azal.

De fato, desde o ano de 2014 o Instituto Arcor Brasil é um dos patrocinadores do Salãozinho de Humor de Piracicaba, uma ação que visa levar a linguagem da charge, do cartum e dos quadrinhos para as salas de aula de escolas públicas e particulares. O Instituto também apoia várias ações outras ações da programação oficial do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, como a realização da Caminhada com Humor e o Espaço Arcor. A Caminhada com Humor de 2019 será no dia 18 de agosto e já está com inscrições encerradas e esgotadas.

O 17º Salãozinho de Humor de Piracicaba, que novamente terá o Instituto Arcor Brasil como patrocinador, recebeu 3200 inscrições, sendo 3070 trabalhos em papel (referentes a cartum, charge, caricatura e HQ) e 130 trabalhos tridimensionais (esculturas). Como etapa de preparação ao Salãozinho, o Instituto Arcor Brasil também apoia o Curso Humor na Sala de Aula.

O 46º Salão Internacional de Humor de Piracicaba e 17º Salãozinho de Humor de Piracicaba são uma realização da Prefeitura de Piracicaba, Secretaria Municipal de Ação Cultural e Turismo de Piracicaba e Centro Nacional do Humor Gráfico de Piracicaba (CEDHU). O Salãozinho tem o apoio da Diretoria Regional de Ensino e Secretaria Municipal de Educação.

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."