INSTITUTO ARCOR ENTREGA PRIMEIRO PARQUE PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA DE RIO DAS PEDRAS

14 outubro 2022

O novo espaço, inaugurado em 12 de outubro, Dia das Crianças, conta com brinquedos e espaços planejados pela comunidade, como resultado de rodas de conversas, que incluíram pais, crianças e o poder público.

As crianças de Rio das Pedras (SP) comemoraram duplamente o seu dia com a inauguração do primeiro parque para a Primeira Infância, no dia 12 de outubro. Construído pelo Instituto Arcor Brasil, em parceria com a Prefeitura de Rio das Pedras, o parque foi entregue à cidade como parte das comemorações de 30 anos da Fundação Arcor e do Investimento Social Arcor (ISA), que promove uma série de benefícios socioeducativos nas localidades onde a empresa está instalada.

Com 256 m², o novo espaço está localizado no bairro Jardim Bom Jesus II e conta com brinquedos e aparelhos lúdicos, especialmente indicados para crianças pequenas.

Para Milena Porrelli Drigo Azal, coordenadora do Instituto Arcor Brasil, o projeto é inovador para a cidade no que diz respeito à infraestrutura e desenvolvimento. “Para entender as necessidades de forma democrática e garantir que o local atingisse as expectativas da população, realizamos rodas de conversas com toda comunidade, que incluíram pais e crianças. O resultado contou com o envolvimento de todos”.

Toda a infraestrutura oferecida foi implantada em três meses e desenvolvida para fomentar o convívio familiar, oferecendo mesas para piqueniques, brinquedos de balanço e outras opções interativas.

Além disso, o paisagismo também foi dedicado à proteção das crianças, já que todo o entorno possui plantio de alecrim, que inibe o acesso de animais; e mudas de lavanda, que previnem o aparecimento de escorpiões.

Durante o evento, Laura Pagani, presidente da Fundação Arcor na Argentina, ressaltou a importância da articulação público-privada para a garantia dos direitos das crianças. “Essa praça, resultado da mobilização de diferentes atores, reflete o nosso desejo para a infância: que as crianças se apropriem do espaço público, no qual possam brincar e se divertir, conviver com os amigos, com igualdade de oportunidades, inclusão, segurança e respeito por seus direitos”, completou Laura. A cerimônia também contou com a presença de Mário Enrique Pagani, presidente do Instituto Arcor Brasil.

Apoio à Educação: compromisso histórico do Grupo Arcor

O prefeito de Rio das Pedras, Marcos Buzzeto, agradeceu o apoio do Grupo Arcor pelos investimentos contínuos na cidade, que iniciaram em 2006. “Somos muito gratos e orgulhosos por ter a Arcor em Rio das Pedras, uma empresa presente e inserida em nossa comunidade, que trouxe muitos benefícios para a cidade”.

O apoio à educação, compromisso histórico do Grupo Arcor, desde sua fundação, também se reflete em cada sala de aula das escolas infantis da cidade. Em Rio das Pedras, todos os professores e gestores de creches da rede pública participam do Programa Um Novo Olhar para a Infância. Desenvolvido pelo Instituto Arcor, com o apoio do NEEP, Unicamp e Fundação FEAC, as formações do Programa capacitam docentes e destacam a importância fundamental do brincar, desde os primeiros anos de vida, para o desenvolvimento integral da criança.

“Agradecemos ao Instituto Arcor por colaborar na missão de contribuir para que a educação seja uma ferramenta de igualdade e oportunidades para a infância da rede pública de Rio das Pedras, pois somente a educação pode transformar a nossa cidade e o nosso país”, comentou Buzzeto.

 Um parque especialmente criado para a Primeira Infância

“O diferencial desse parque é que ele foi planejado para crianças bem pequenas, o que vem ao encontro do que trabalhamos nas escolas infantis da cidade, como parte do Programa Um Novo Olhar para a Infância”, disse Mara Teixeira Alves, supervisora de Educação Infantil de Rio das Pedras. E as inovações foram aprovadas, tanto pelos pais quanto pelas crianças.

Moradora da cidade, Vânia Oliveira do Amaral levou o filho Miguel, de 6 anos, para conhecer o parque infantil. “Meu filho amou o tanque de areia, pois quando tinha a possibilidade de brincar em alguma praça só podia brincar na grama. Ele se jogou na areia, como se estivesse na praia. Subiu na casinha de madeira e se divertiu com os brinquedos novos. O contato com a terra, com a natureza, longe da tecnologia e dos celulares, é muito saudável para o desenvolvimento de nossas crianças, que agora podem contar com opções de diversão e estimulação apropriadas para essa faixa etária”, completa Vânia. Ela conta que, a partir de agora, o novo espaço fará parte da programação da família.

30 anos da Fundação Arcor: compromisso com a Infância

Neste segundo semestre de 2022, a Fundação Arcor inaugurou 10 praças para crianças pequenas na Argentina, como parte do calendário do seu aniversário. Além do Brasil, o Chile também foi presenteado com uma praça para a Primeira Infância, em comemoração aos 30 anos de compromisso com a infância.

  • Categoria: Famílias, ONGs, Professores
  • Formatos: Vídeos
  • Temas: Primeira Infância
  • Idades: Todos
"Nenhum resultado encontrado."