ENCONTROS ENCERRAM PRIMEIRA EDIÇÃO DO PROGRAMA APRENDENDO COM PRAZER

3 junho 1976
ENCONTROS ENCERRAM PRIMEIRA EDIÇÃO  DO PROGRAMA APRENDENDO COM PRAZER

As escolas públicas têm um papel central na promoção da vida ativa e da alimentação saudável, ao criar ambientes favoráveis e envolver as comunidades locais. Este foi o foco do Encontro de Encerramento da primeira edição do Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável, do Instituto Arcor Brasil realizado nos dias 7 e 8 de novembro no Centro Santo Inácio de Loyola, em Campinas (SP), para as escolas paulistas e de Contagem (MG), e no dia 12 de novembro no Hotel Intercity Suape, para as escolas de Pernambucos.

Na abertura dos dois encontros, a coordenadora de programas socioeducativos do Instituto Arcor Brasil, Milena Drigo Azal, lembrou que o Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável, é uma iniciativa internacional do Grupo Arcor, implementada na Argentina, no Brasil e no Chile, com o objetivo de dar apoio ao desenvolvimento, execução e gestão de projetos educativos que promovam o conhecimento e a educação sobre hábitos de alimentação saudável ??e vida ativa nas crianças, envolvendo as famílias, as organizações da sociedade civil, as Prefeituras, o Estado e outros atores presentes no território.

Na primeira edição o Programa deu apoio técnico e financeiro a 20 projetos de escolas públicas, beneficiando 7.637 crianças e adolescentes dos seis municípios envolvidos, em três estados brasileiros. Milena Drigo Azal lembrou ainda que 1208 educadores, das 20 escolas abrangidas, participaram de 35 momentos de formação, sobre temas como jogos cooperativos, brincadeiras e alimentação saudável. Jogos cooperativos foram utilizados também nos dois encontros finais, com a coordenação do consultor Eduardo Kopp.

 

NÚMEROS DO PROGRAMA APRENDENDO COM PRAZER,

PARA CRESCER SAUDÁVEL – EDIÇÃO 2018-2019

 

Estados participantes

3 (SP, MG, PE)

Municípios participantes

6 (Bragança Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Campinas, Contagem, Ipojuca e Rio das Pedras)

Escolas públicas envolvidas

20

Crianças e adolescentes beneficiados

7.637

Formações com educadores

35

Educadores que participaram das formações

1208

 

Experiências compartilhadas – No Encontro de Campinas, as escolas apresentaram os resultados dos respectivos projetos e compartilharam experiências. Diretora da Escola Municipal Sônia Braga da Cruz Ribeiro Silva, de Contagem, Janete Romão da Silva observou que o Projeto “Brincar e comer: uma mistura saudável” foi implementado considerando a avaliação diagnóstica realizada na instituição, que identificou 24% dos 326 alunos na condição de sobrepeso, obesos ou desnutrição, ou seja, com desvios nutricionais. Foram então realizadas várias ações incentivando hábitos de alimentação saudável entre os alunos, de forma associada à promoção da atividade física.

A realidade de uma escola localizada na zona rural foi apresentada, por sua vez, pela Escola Municipal Eugênia de Souza Camargo, de Bragança Paulista, que desenvolveu o Projeto “Recreio Feliz começa com Alimentação Saudável”. A coordenadora pedagógica da escola, Flavia Gabriela Fajan, explicou que o projeto viabilizou a organização de múltiplas atividades dirigidas para o momento do recreio das crianças, que passaram a contar com um cardápio contendo parede de escalada, badminton e quadra de areia, entre outras.

A experiência de uma outra horta, mas no formato vertical, foi um dos núcleos do Projeto “Plantando Educação, Colhendo Vida Saudável”, da Escola Estadual Professora Rosina Frazatto, de Campinas. A vice-diretora, Angélica Adam, notou que o projeto considerou o contexto onde está a escola, localizada em uma área do Jardim Satélite Íris, onde durante muito tempo funcionou um lixão e o solo está, portanto, contaminado.

Situada em Rio das Pedras, a Escola Municipal Professor Augusto Elias Salles implementou o Projeto “Vida Boa”, apresentado por sua diretora, Daniela Adriana Osti. O projeto também proporcionou a organização das atividades no recreio, estimulou o consumo de frutas e verduras e outros hábitos de alimentação saudável e procurou envolver as famílias dos alunos, em momentos como Festa Junina e Carnaval.

Também participaram do evento em Campinas representantes das escolas:

Avaliação do Programa – No dia 12 de novembro, participaram do encontro em Pernambuco representantes das escolas: EM Armínio Guilherme dos Santos e EM Nossa Senhora de Fátima; e cidade de Ipojuca:  EM Padre Pedro de Souza Leão, EM Santo Cristo, EM Santos Cosme e Damião, EM Santa Inês.

Além do intercâmbio de experiências, indicação das conquistas e inovações, e também dos desafios que os projetos apresentaram, os representantes das escolas pernambucanas fizeram uma avaliação do próprio Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável, considerando indicadores como articulação de atores, capacitação dos profissionais e impactos na infraestrutura e espaços das unidades escolares. Tanto no encontro de Pernambuco como no de Campinas, o consenso foi o de que os projetos contribuíram para mudar dinâmicas nas escolas participantes, com maior estímulo à vida ativa e alimentação saudável, permanecendo como desafio a ampliação do envolvimento amplo da comunidade onde as instituições estão inseridas.

Já está em curso, no período 2019-2020, uma segunda edição do Programa, com a participação de outras 20 escolas públicas, nos mesmos seis municípios. “A promoção da vida ativa e alimentação saudável está em sintonia com a política de sustentabilidade do Grupo Arcor”, lembrou a coordenadora de programas do Instituto Arcor, Milena Drigo Azal.

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."