CURSO PROMOTORES DE VIDA ATIVA MOBILIZA EDUCADORES DA REGIÃO DE RIO DAS PEDRAS

25 junho 2014
CURSO PROMOTORES DE VIDA ATIVA MOBILIZA EDUCADORES DA REGIÃO DE RIO DAS PEDRAS

Profissionais da região de Rio das Pedras (SP), que trabalham com atividades físicas em escolas públicas, estão participando do segundo Curso Promotores de Vida Ativa, iniciativa do Instituto Arcor Brasil. O curso vem sendo ministrado por dois especialistas da Universidade Cruzeiro do Sul, de São Paulo.

Como nota a coordenadora de programas socioeducativos do Instituto Arcor Brasil, Milena Drigo Azal, o propósito do curso é oferecer subsídios teóricos, metodológicos e práticos relacionados ao movimento, para profissionais que atuam com crianças e adolescentes, através da formação presencial e virtual. A iniciativa está relacionada à política de sustentabilidade do Grupo Arcor, que tem na promoção da vida ativa um dos seus eixos, acrescenta Milena.

Participam 30 educadores de Rio das Pedras, Saltinho, Mombuca, Rafard, Monte Mor e Capivari. Os três módulos presenciais estão sendo oferecidos na Secretaria Municipal de Educação de Rio das Pedras, na região central da cidade. O primeiro módulo foi promovido no dia 21 de setembro e o segundo está previsto para o dia 26 de outubro. O terceiro e último módulo presencial será realizado no dia 7 de dezembro.

No primeiro módulo, o professor José Angelo Barela promoveu uma discussão e reflexão sobre a relação entre o desenvolvimento motor e a vida ativa na infância. O professor Barela atua no Instituto de Ciências da Atividade Física e Esporte – ICAFE / Laboratório para Análise do Movimento (LAM), da  Universidade Cruzeiro do Sul e também no
Departamento de Educação Física do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (UNESP) em Rio Claro. O segundo módulo, virtual, foi ministrado pelo professor Eric Leal Avigo, também da Universidade Cruzeiro do Sul.        

O terceiro módulo, presencial, no dia 26 de outubro, será direcionado para o tema “Jogos e atividades desenvolvimentais: Estratégias e ferramentas para promoção do desenvolvimento e de uma vida ativa”. “Depois de uma discussão mais teórica, vamos enfatizar as atividades práticas, com base em ferramentas que podem ser usadas pelos profissionais nas escolas, de modo a que seus alunos tenham maior prazer na atividade física, percebendo sua importância para o próprio desenvolvimento e uma vida mais saudável”, comenta o professor Barela.

No quarto módulo, virtual, e com o professor Eric Avigo, será discutida a “Promoção de vida ativa: organização e dinâmica de jogos e atividades desenvolvimentais”. O quinto módulo, encerrando o curso, voltará a ser presencial e direcionado para o tema “Proficiência motora: inclusão e importância para definição de uma vida ativa”.

O Instituto Arcor Brasil já promoveu um primeiro Curso Promotores de Vida Ativa, em 2016. O segundo curso foi pensado em função do grande interesse despertado pela primeira edição, entre os profissionais de Educação Física e outros educadores com atividades correlatas na região.

Um estudo da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) advertiu que crianças e adultos estão realizando, em escala mundial, cada vez menos atividade física, com graves impactos na saúde e no desenvolvimento. Do mesmo modo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) caracteriza esse declínio na atividade física como uma verdadeira pandemia, causando a morte de mais de 3 milhões de pessoas por ano.

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."