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Relatório Anual de Atividades 2024
Como parte do nosso compromisso contínuo com a infância e a educação, como impulsionadora da igualdade, a Fundación Arcor Argentina, a Fundación Arcor Chile e o Instituto Arcor Brasil apresentam o
Relatório Anual de Atividades de 2024. O documento reflete um ano de intenso trabalho regional, articulação com organizações parceiras e o alcance latino-americano da nossa estratégia de investimento social.
Temos o prazer de compartilhar esta nova edição, que resume as principais conquistas e lições aprendidas do ano. Em 2024, desenvolvemos e apoiamos
164 iniciativas que alcançaram mais de
683.000 crianças e ofereceram capacitação a quase
59.000 adultos envolvidos no trabalho com crianças.
Além disso, pela primeira vez, elaboramos o relatório seguindo os
Padrões GRI (Global Reporting Initiative), o que nos permite reportar de forma mais clara, transparente e alinhada aos
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Um dos destaques do ano foi a comemoração dos
20 anos do Instituto Arcor no Brasil, com novas publicações, projetos comunitários e atividades desenvolvidas em conjunto com as crianças e suas comunidades. Somou-se a isso o avanço do nosso
Portal Educacional, que dobrou seu alcance:
mais de 19.500 pessoas participaram de nossas propostas formativas.
No Brasil, mais de
42 mil crianças participam das iniciativas,
61 projetos foram desenvolvidos e mais de
3.800 adultos foram capacitados, por meio das formações oferecidas pelo Instituto Arcor Brasil.
Convidamos você a ler o relatório completo aqui:
Baixe o Relatório Anual de 2024.
Também disponibilizamos as
Demonstrações Financeiras do Instituto Arcor Brasil de 2024.
Com esta publicação, renovamos nosso compromisso com a infância e reafirmamos uma convicção que nos guia há mais de três décadas: a educação é a ferramenta fundamental para construir a igualdade de oportunidades a partir dos primeiros anos de vida.
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A Escola Municipal Profª Eliana Peluso Sperandio, em Bragança Paulista, foi palco de uma vivência formativa rica em sensibilidade, escuta e transformação. Promovida pelo Instituto Arcor Brasil em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a formação “Educação Infantil: dimensão estética na prática docente” reuniu mais de 150 professores da rede municipal para oficinas voltadas à ampliação do olhar estético e poético na primeira infância.
A proposta da formação foi trabalhar com oficinas específicas para cada faixa etária da educação infantil, reconhecendo que os bebês, as crianças pequenas e as maiores possuem modos próprios de se relacionar com o mundo. Por isso, cada oficina foi pensada como um convite à presença e à escuta ativa.
Na oficina “Espaços e Ambientes”, conduzida por Marcela Chanan, as professoras foram convidadas a repensar os contextos de aprendizagem no berçário a partir de uma estética que acolhe, provoca e convida à brincadeira. A organização do espaço – materiais, mobiliário, luz, cores – foi tratada como linguagem pedagógica e poética, que comunica com os bebês e favorece sua autonomia e curiosidade. Ao final, os participantes refletiram sobre como a transformação dos ambientes exige tempo, tentativa e sensibilidade: “Destacamos o quanto o cuidado com os detalhes e a simplicidade nos materiais pode fazer toda a diferença na relação com os bebês”, comenta Marcela.
Já com Vilma Justine, a oficina “Mãos no Barro” foi uma verdadeira imersão sensorial. Em um ambiente preparado com argila, terra e água, os professores exploraram os princípios estéticos da arte como forma de formação humana. “Todo professor que trabalha com crianças precisa acordar em si saberes estéticos e poéticos, por meio das formações e no cotidiano”, refletiu Vilma. O ateliê foi também espaço de reconexão com a própria criatividade e liberdade de expressão, elementos centrais para mediar o encontro entre arte, infância e sensibilidade.
Na oficina “A criança, a natureza e as minúcias do olhar”, com Carolina Lenza, o convite era para desacelerar e perceber os detalhes da natureza com olhos atentos, curiosos e despertos. Com folhas, sementes e lupas, as educadoras mergulharam num tempo de escuta e presença. Ao final, expressaram o vivido em formas e traços. “Muito mais do que ter ideias de atividades para fazer na escola, ao sensibilizar o olhar, as educadoras puderam se (re)conectar com as maneiras das crianças de ver e conhecer o mundo. São as reflexões que surgem desses momentos que permitem (re)pensar a prática pedagógica para sair do piloto automático e resgatar os sentidos do que é planejado no dia a dia”, destaca Carolina.
Formação que atravessa e transforma
As formações proporcionaram um momento de profunda escuta e ressignificação do papel do educador na infância. A coordenadora pedagógica Heide de Freitas, da escola anfitriã, relata: “A formação me ajudou a olhar para além das práticas transmissivas. No espaço preparado com intencionalidade, podemos observar de diferentes formas o desenvolvimento das crianças.”
As oficinas reforçam o que apontam diversas pesquisas sobre a primeira infância: experiências estéticas e sensoriais são fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças, pois ampliam as formas de expressão, percepção e construção de sentido do mundo.
Para o Instituto Arcor, iniciativas como essa reforçam o compromisso com a valorização da educação pública e com a formação de professores como agentes de transformação.
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Com o objetivo de reconhecer e destacar experiências que promovam hábitos de vida saudáveis na infância, o Instituto Arcor no Brasil, a Fundação Arcor na Argentina e no Chile, em conjunto com o Grupo Arcor, lançam a quinta edição do Prêmio Aprendendo com Prazer.
Esta iniciativa é destinada a instituições educacionais e organizações sociais e comunitárias que desenvolvem e promovem experiências de estilo de vida saudável para crianças entre 3 e 12 anos no Brasil, Argentina e Chile. Essas experiências devem refletir pelo menos uma das três dimensões de uma Vida Saudável: Alimentação Saudável, Vida Ativa e/ou Vínculos Saudáveis. Confira abaixo tudo que você precisa saber para participar.
INSCRIÇÃO
O edital de 2025 está aberto para quem desejar participar até o dia 5 de junho, mediante preenchimento do Formulário de Inscrição. Você pode consultar os Termos e Condições e o Formulário de Inscrição aqui:
BASES E CONDIÇÕES
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
As consultas para cada país e o formulário de envio de experiências devem ser enviados por e-mail:
PRÊMIOS
Junto com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), a Universidade Católica de Córdoba (UCC), o Centro Universitário Unifaat (Brasil) e a Universidade de Santo Tomás (Chile), buscamos reconhecer e visibilizar as experiências, concedendo também um incentivo financeiro.
® Primeiro Prêmio
Um primeiro prêmio será concedido nos seguintes valores em cada país:
Brasil: a quantia de R$ 8.000,00 (oito mil reais)
Argentina: a quantia de $ 1.800.000 (um milhão e oitocentos mil pesos argentinos).
Chile: a quantia de US$ 1.500.000 (um milhão e meio de pesos chilenos)
® Segundo Prêmio
Um segundo prêmio será concedido nos seguintes valores em cada país:
Brasil: a quantia de R$ 6.000,00 (seis mil reais)
Argentina: a quantia de $ 900.000 (novecentos mil pesos argentinos)
Chile: a quantia de US$ 1.000.000 (um milhão de pesos chilenos)
E em todos os casos uma placa comemorativa da conquista.
® Menções por país
Cada organização/instituição mencionada receberá um diploma e seus artigos poderão ser publicados pelos organizadores do concurso.
Para os autores: Duas publicações relacionadas ao tema.
SOBRE HÁBITOS DE VIDA SAUDÁVEIS
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o conceito de “hábitos de vida” está associado a ideias de comportamento individual e padrões de conduta relacionados a contextos socioculturais. Hábitos de estilo de vida incluem modos de vida, atividades, rotinas diárias, componentes que são sustentados ao longo do tempo e construídos em diferentes momentos. Nesse processo estão presentes fatores sociais, biológicos, psicológicos e culturais, que condicionam essas escolhas. Nesse sentido, hábitos de vida saudáveis envolvem aprendizados contínuos que melhoram a saúde das pessoas e geram consequências positivas, impactando no bem-estar e na qualidade de vida.
[post_title] => Inscrições abertas para o Prêmio Aprendendo com Prazer 2025!
[post_excerpt] => Inscreva sua instituição no Prêmio Aprendendo com Prazer 2025! O Instituto Arcor e parceiros reconhecem iniciativas que promovem alimentação saudável, vida ativa e vínculos saudáveis na infância. Participe até 5 de junho!
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Espaços revitalizados, hortas, passeatas, aquisição de materiais para atividades nas áreas externas da escola, elaboração de receitas nutritivas… essas são algumas das atividades desenvolvidas por cinco projetos em Contagem/MG por meio do programa Aprendendo com Prazer.
As iniciativas receberam recurso financeiro e são acompanhadas por equipe técnica do Instituto Arcor para desenvolver as ações planejadas em suas propostas. No total, cinco organizações da cidade desenvolvem estratégias para uma vida saudável. O objetivo é estimular a promoção de hábitos saudáveis na infância, por meio de atividades que incentivem o movimento, alimentação equilibrada e vínculos positivos no ambiente educativo.
O professor Gustavo Torquato, que atua como professor de Educação Física da EM Nossa Sra. Aparecida, destaca que por meio do projeto já realizaram caminhadas pelo bairro, dias “D” do Movimento com circuito de habilidades, cartilhas sobre a importância dos alimentos, piquenique saudável e outras tarefas. “Com os recursos financeiros da parceria adquirimos cones, bolas, petecas, bambolês, mini trampolins, argolas de agilidade, caixas de som e microfones. Além disso, conseguimos melhorar os espaços destinados à prática de atividade física na escola. As ações do Instituto Arcor são um grande incentivo pedagógico e financeiro aos projetos educacionais que lidam diretamente com os estudantes e com suas famílias", comenta.
O professor Gustavo ainda complementa: “Tivemos também uma formação para todos os professores de Educação Física da Rede Municipal de Contagem em que pudemos discutir, refletir, aprender e ressignificar as aulas de Educação Física”, finaliza.
Ainda se destacam no programa Aprendendo com Prazer projetos e atividades como caminhadas, aulas de dança, brincadeiras imitativas, circuito de brincadeiras e desafios, práticas de jogos com bolas e raquetes, pinturas de brincadeiras no chão, instalação de parque, adequação de espaços para serem mais atrativos, aulas de culinárias, piquenique e palestras com nutricionistas.
Nesta edição do Programa, 12 projetos estão em desenvolvimento nos municípios de Bragança Paulista, Campinas e Rio das Pedras, no Estado de São e em Contagem, Minas Gerais. Além do apoio financeiro e acompanhamento técnico, o Instituto Arcor também oferece formações temáticas aos professores e gestores da escola.
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