Array
(
[0] => WP_Post Object
(
[ID] => 22191
[post_author] => 3
[post_date] => 2025-04-25 15:06:17
[post_date_gmt] => 2025-04-25 18:06:17
[post_content] =>
Seis escolas da rede municipal de Rio das Pedras deram um novo significado aos seus espaços pedagógicos para fortalecer o brincar, o cuidado e o contato com a natureza, pilares fundamentais na aprendizagem das crianças pequenas. A iniciativa “Novo Olhar para os Espaços Escolares”, faz parte de uma parceria com o Instituto Arcor Brasil, que disponibiliza apoio técnico e financeiro para que as unidades repensem seus ambientes internos e externos, tornando-os mais acolhedores, potentes e alinhados às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Mais de mil crianças da Educação Infantil foram impactadas diretamente pelas melhorias, que priorizam experiências lúdicas e significativas no cotidiano escolar. Os espaços renovados estimulam a curiosidade, a imaginação, a exploração e o movimento.
“Nossa missão é contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades por meio da educação. Esta iniciativa só acontece graças ao engajamento de todos os educadores envolvidos, que acreditam na importância de ambientes que respeitam a infância e favorecem o desenvolvimento integral”, afirma Milena Porrelli, coordenadora do Instituto Arcor Brasil.
Segundo Josiane Rodrigues Custódio, da Secretaria Municipal da Educação de Rio das Pedras, a parceria com o Instituto Arcor fortalece a concepção de espaços educativos como elementos fundamentais no processo de aprendizagem das crianças. “Essa colaboração amplia nosso olhar para os ambientes da Educação Infantil, respeitando as especificidades de cada escola e de cada criança, como prevê a legislação educacional vigente”, destaca.
“Ambientes planejados e organizados de forma intencional, conforme os direitos de aprendizagem das crianças, favorecem o desenvolvimento motor, cognitivo, social e emocional. Por meio do brincar e das interações com os materiais e com os colegas, as crianças constroem conhecimentos de forma ativa e prazerosa”, explica Lucileia Marchioreto, coordenadora pedagógica da Creche Octavia Pardi Schiavon.
As escolas participantes desta edição foram: EMEI Pastor Antonio Rubia, Creche Octavia Pardi Schiavon, Creche e Pré-Escola Municipal Padre Geraldo Moreira César, EMEI Ivanilde Bertoli Bettiol, Núcleo de Promoção Social Irene Miori Zandoná e EMEI Prof. Nelson Rosamilha. Os projetos iniciaram em outubro de 2024 e são acompanhados pelo Instituto Arcor pelo período de um ano.
Além disso, as demais escolas de educação infantil da cidade também são beneficiadas pelas formações oferecidas pelo Instituto Arcor, portanto, todos os professores da rede municipal de ensino recebem formações temáticas, a fim de potencializar seu trabalho diário e o desenvolvimento integral das crianças.
[post_title] => Escolas municipais de Rio das Pedras dão NOVO OLHAR a espaços escolares com apoio do Instituto Arcor
[post_excerpt] =>
[post_status] => publish
[comment_status] => closed
[ping_status] => closed
[post_password] =>
[post_name] => escolas-rio-das-pedras-novo-olhar-espacos-instituto-arcor
[to_ping] =>
[pinged] =>
[post_modified] => 2025-04-25 15:06:17
[post_modified_gmt] => 2025-04-25 18:06:17
[post_content_filtered] =>
[post_parent] => 0
[guid] => https://fundacionarcor.org/?p=22191
[menu_order] => 0
[post_type] => post
[post_mime_type] =>
[comment_count] => 0
[filter] => raw
)
[1] => WP_Post Object
(
[ID] => 22076
[post_author] => 3
[post_date] => 2025-04-10 18:00:36
[post_date_gmt] => 2025-04-10 21:00:36
[post_content] =>
Encontro aconteceu no dia 7 de abril, no Teatro Padre D’ Man, na Puc e no Parque Fernão Dias
Mais de 150 professores da rede municipal de Contagem participaram da formação “Óculos Pedagógicos: Enxergando as possibilidades nas aulas de Educação Física”, no dia 7 de abril, segunda-feira. A iniciativa teve como objetivo principal capacitar professores a utilizar estratégias que estimulem a participação ativa dos estudantes, colocando-os como protagonistas do processo ensino-aprendizagem. A programação teórica aconteceu no Teatro Padre D’ Man, na Puc e as atividades práticas no Parque Fernão Dias.
Realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Contagem e conduzido pelos professores Jefferson Caetano e Tiago Capel, o encontro ampliou o repertório pedagógico dos educadores, abordando práticas inclusivas, considerando os aspectos sociais e culturais dos alunos.
“Foi uma grande alegria participar desta ação ao lado do Instituto Arcor. Formações como essa têm um valor imenso, especialmente quando falamos de professores da rede pública. Elas criam espaços de escuta, reflexão e troca de experiências que são fundamentais para ressignificar o papel da Educação Física na escola”, comenta Jefferson Caetano, um dos professores que conduziu a iniciativa.
Segundo ele, o workshop “Óculos Pedagógicos” busca provocar um olhar mais atento para as metodologias que colocam o aluno no centro do processo, valorizando o jogo como linguagem, cultura e como ferramenta potente de aprendizagem. “Quando o professor amplia seu repertório pedagógico e passa a enxergar além do "fazer por fazer", ele transforma a sala de aula — ou melhor, o pátio, a quadra, o parque — em um espaço vivo de construção coletiva. Isso impacta diretamente na qualidade do ensino. Alunos que se sentem parte da aula, que são desafiados, ouvidos e respeitados em sua individualidade e em sua cultura corporal, naturalmente se engajam mais. Eles aprendem com mais sentido. E o professor, por sua vez, também se sente mais motivado, mais autor da própria prática”, destaca Jefferson.
A formação propôs estratégias inovadoras que tornam o ensino mais acessível, inclusivo e significativo. A proposta é que os professores ampliem seu repertório pedagógico e ofereçam experiências que respeitem as diferenças, os contextos sociais e culturais das crianças.
Além disso, a atividade reforçou a importância de criar ambientes de aprendizagem dinâmicos, promovendo o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional dos estudantes por meio do movimento, da ludicidade e da participação ativa.
Para Hamilton Gonçalves Barbosa, professor da Escola Municipal Deputado Jorge Ferraz, a iniciativa incentiva os professores a elaborarem estratégias diferenciadas para aplicarem nas aulas que fujam do movimento do “fazer pelo fazer”. “Esses momentos são muito interessantes para promover um encontro com os profissionais da rede municipal de Contagem. É um momento de trocas de experiências e diálogo que nos instiga, por meio do nosso conhecimento, a ter novas ideias. Além disso, tivemos a oportunidade de ter atividades dinâmicas no Parque Fernão Dias, um espaço público de proteção ambiental que serve como um ambiente propício inclusive para visitas das escolas. Valorizar o poder do exercício físico na educação é essencial. A ação nos fez refletir e agir para que essa atividade contribua de forma significativa para os estudante”, destaca.
A iniciativa está alinhada à uma das linhas de atuação do Instituto Arcor, que é a infância e vida saudável.
[post_title] => Professores da rede municipal de Contagem participam de formação com o tema: Óculos pedagógicos – enxergando as possibilidades nas aulas de Educação Física
[post_excerpt] =>
[post_status] => publish
[comment_status] => closed
[ping_status] => closed
[post_password] =>
[post_name] => professores-da-rede-municipal-de-contagem-participam-de-formacao-com-o-tema-oculos-pedagogicos-enxergando-as-possibilidades-nas-aulas-de-educacao-fisica
[to_ping] =>
[pinged] =>
[post_modified] => 2025-04-11 12:38:20
[post_modified_gmt] => 2025-04-11 15:38:20
[post_content_filtered] =>
[post_parent] => 0
[guid] => https://fundacionarcor.org/?p=22076
[menu_order] => 0
[post_type] => post
[post_mime_type] =>
[comment_count] => 0
[filter] => raw
)
[2] => WP_Post Object
(
[ID] => 22052
[post_author] => 3
[post_date] => 2025-03-19 11:29:29
[post_date_gmt] => 2025-03-19 14:29:29
[post_content] => Hoje celebramos o
Dia Mundial da Água e é o momento perfeito para refletirmos sobre a importância desse recurso vital!
Mais do que um elemento essencial para a vida, a água é fonte de aprendizado e conscientização.
Ao ensinarmos nossas crianças sobre o valor da água, estamos moldando a consciência das gerações futuras e incentivando práticas de cuidado com o nosso planeta. Preparamos 6 experimentos que podem ser realizados em casa ou na escola, abordando temas como água e energia, impacto ambiental e desperdício. Imagine a alegria das crianças enquanto aprendem a importância de preservar nosso planeta e o meio ambiente através de atividades interativas!
Para acessar todo o material, clique no botão de
download!
[post_title] => VAMOS PRESERVAR O MEIO AMBIENTE!
[post_excerpt] =>
[post_status] => publish
[comment_status] => closed
[ping_status] => closed
[post_password] =>
[post_name] => vamos-preservar-o-meio-ambiente-2
[to_ping] =>
[pinged] =>
[post_modified] => 2025-03-22 10:03:56
[post_modified_gmt] => 2025-03-22 13:03:56
[post_content_filtered] =>
[post_parent] => 0
[guid] => https://fundacionarcor.org/?p=22052
[menu_order] => 0
[post_type] => post
[post_mime_type] =>
[comment_count] => 0
[filter] => raw
)
[3] => WP_Post Object
(
[ID] => 21960
[post_author] => 3
[post_date] => 2025-03-11 10:28:40
[post_date_gmt] => 2025-03-11 13:28:40
[post_content] => Brincar é uma das formas mais poderosas de aprendizado para as crianças!
Hoje, convidamos você a participar de um
teste rápido que vai avaliar como os adultos estão contribuindo para criar ambientes ricos em brincadeiras. Você sabia que a forma como organizamos o tempo e o espaço para as brincadeiras pode influenciar diretamente a criatividade e a habilidade social das crianças?
Este teste é uma excelente oportunidade para refletir sobre o que fazemos no dia a dia para estimular nossos pequenos. Vamos juntos descobrir se estamos fazendo o melhor por eles? Para completá-lo, você deve escolher uma opção para cada uma das 4 perguntas do questionário, somar os pontos e localizar a resposta correspondente na tabela.
Então, está pronto para o desafio? Baixe o arquivo no botão de download e venha participar!
[post_title] => TESTE RÁPIDO: VOCÊ ESTIMULA A CRIANÇA A BRINCAR?
[post_excerpt] =>
[post_status] => publish
[comment_status] => closed
[ping_status] => closed
[post_password] =>
[post_name] => teste-rapido-voce-estimula-a-crianca-a-brincar
[to_ping] =>
[pinged] =>
[post_modified] => 2025-03-11 10:28:40
[post_modified_gmt] => 2025-03-11 13:28:40
[post_content_filtered] =>
[post_parent] => 0
[guid] => https://fundacionarcor.org/?p=21960
[menu_order] => 0
[post_type] => post
[post_mime_type] =>
[comment_count] => 0
[filter] => raw
)
)