UMA VISÃO MAIS AMPLA SOBRE O BRINCAR E SUA IMPORTÂNCIA NA VIDA DAS CRIANÇAS

8 agosto 2023
UMA VISÃO MAIS AMPLA SOBRE O BRINCAR E SUA IMPORTÂNCIA NA VIDA DAS CRIANÇAS

Todas as crianças têm direito ao descanso, ao lazer, a brincar, a atividades recreativas adequadas à sua idade, a participar livremente na vida cultural da sua comunidade. Os adultos têm um papel fundamental para tornar este direito uma realidade. Uma criança que brinca cresce saudável. É essencial para o desenvolvimento físico e mental, para a educação, para a comunicação e a aprendizagem de valores como a solidariedade. As atividades lúdicas estimulam o encontro com o mundo exterior e também com o nosso próprio ser, pois através delas a criança entra em contato com as suas próprias emoções e as dos outros. Brincar permite-lhes aprender, relacionar-se com os outros e tomar decisões. Além disso, estimula a criatividade, o talento e a imaginação. Por isso, as crianças precisam ser ativas para crescerem e aprenderem sobre o mundo, explorarem, descobrirem e serem surpreendidas.

Qual é o papel dos adultos neste contexto? As ações concretas possibilitam a brincadeira entre as crianças. As iniciativas, propostas, ideias pensadas, aprovadas e realizadas pelos adultos renovam o significado de expressões  populares e tradicionais da comunidade, favorecendo a sua transmissão entre gerações.

É fundamental revalorizar o brincar; preservar e facilitar momentos, cenários e elementos; ensinar-lhes práticas tradicionais e proporcionar-lhes espaços para brincar em casa, na escola, na praça; aprender a propor e a partilhar. É brincar só por brincar.

Por que brincar é fundamental para as crianças?

O brincar deve ocupar um lugar central na infância. Direito essencial de todas as crianças, os adultos e as instituições têm um papel fundamental para garanti-lo. A palavra de ordem é: ninguém deve ficar sem brincar!

O que é brincar?

Brincar é conhecer-se a si próprio, reforçar vínculos, aprender a ganhar e a perder, a estar com os outros, a partilhar… É descobrir um espaço mágico, entre a fantasia e a realidade. É também explorar, abrir as portas à imaginação, à criatividade, ao corpo, à mente, às emoções. E aprender a ultrapassar obstáculos, porque o brincar aproxima, une e iguala os participantes.

Por quê?

Ao brincar, as crianças descobrem as suas próprias capacidades e limitações de movimento; experimentam, exercitam-se; dimensionam as suas potencialidades, descobrem os seus gostos e preferências. Incorporam canções, rituais e histórias; aprendem a esperar pela sua vez, a trocar de papéis, a negociar e a respeitar acordos. Ao brincar, as crianças tornam-se elas próprias, constroem a sua subjetividade e constituem-se como seres humanos e sociais.

Para quê?

Para conhecer outras crianças; para partilhar atividades ao ar livre; para perceber a sua própria capacidade de correr, saltar, subir; para experimentar… Quando as crianças se ligam à sua imaginação; desempenham diferentes papéis; brincam de ser adultos, vivem experiências únicas e intransferíveis que as ajudam a compreender o mundo e a relacionar-se com os outros.

Como?

Brincar é sempre uma aventura encantadora, que faz parte da própria natureza da infância, embora, por vezes, a rotina, o conforto da tecnologia ou as situações de exclusão social a ameacem. A ideia é que as crianças possam brincar sozinhas ou com outros. E, neste desafio, o papel do adulto é fundamental.

Quando?

Qualquer momento de tempo livre é uma oportunidade. O importante é gerar e aproveitar o tempo dedicado às brincadeiras, tanto para as crianças como para os adultos. Os encontros entre duas ou mais crianças são suficientes para iniciar o reconhecimento do outro em busca de cumplicidade. E, a partir daí, surge o ambiente e o espaço para preparar o palco da diversão.

Onde?

Qualquer lugar pode ser transformado num espaço de brincadeira. Basta acender a faísca para que o brincar flua. Uma praça, uma sala, o quintal de casa, a varanda, a calçada, a escola, uma viagem de automóvel… podem tornar-se lugares favoráveis para deixar a imaginação voar e gerar um momento lúdico.

BAIXE GRATUITAMENTE O CADERNO COLORIDO “POR QUE BRINCAR É TÃO IMPORTANTE PARA AS CRIANÇAS”. CLIQUE NO BOTÃO E FAÇA O DOWNLOAD!


Confira a publicação ilustrada desse tema em nosso Instagram. Cliquei AQUI

  • Categoria: Famílias, ONGs, Professores
  • Temas: Direitos das crianças, Primeira Infância, Vida ativa, Vínculos saudáveis
  • Ambientes e espaços: Aula, Casa
DOWNLOAD
"Nenhum resultado encontrado."