TERMINA EM DEZEMBRO O CURSO PROMOTORES DE VIDA ATIVA NA REGIÃO DE RIO DAS PEDRAS

18 junho 2014
TERMINA EM DEZEMBRO O CURSO PROMOTORES DE VIDA ATIVA NA REGIÃO DE RIO DAS PEDRAS

Qual a importância da proficiência motora e sua inclusão no ambiente escolar para a definição de uma vida ativa? Este é o tema do quinto e último módulo do Curso Promotores de Vida Ativa, que será encerrado no dia 7 de dezembro, para educadores da região de Rio das Pedras, interior de São Paulo.   

O Curso Promotores de Vida Ativa é uma iniciativa do Instituto Arcor Brasil. O tema do Curso está em sintonia com um dos eixos da política de sustentabilidade do Grupo Arcor, que é o de incentivo à vida ativa através do movimento. O Instituto Arcor também realiza o Programa Escola em Movimento, com apoio a projetos de escolas públicas, como derivação desse eixo da política de sustentabilidade da empresa.

Esta é a segunda edição do Curso, observa a coordenadora de programas socioeducativos do Instituto Arcor, Milena Drigo Azal. “Fizemos uma nova edição porque houve muita demanda no primeiro curso, que despertou muito interesse entre os educadores da região”, ela comenta.

Participam do Curso professores de educação física e outros profissionais que trabalham com o movimento nas escolas da rede pública de Rio das Pedras, Saltinho, Mombuca, Rafard, Monte Mor e Capivari.

O Curso tem a coordenação e é ministrado pelos professores José Angelo Barela e Eric Leal Avigo, que trabalham no Instituto de Ciências da Atividade Física e Esporte – ICAFE / Laboratório para Análise do Movimento (LAM), da  Universidade Cruzeiro do Sul. O professor Barela também leciona no Departamento de Educação Física do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (UNESP) em Rio Claro.

Para o professor Barela, é fundamental que a proficiência motora seja desenvolvida a partir da infância e o ambiente escolar é propício para esse propósito. Os alunos que não adquirem proficiência motora na infância e na escola, adverte o especialista, “podem ser marginalizados em uma atividade física e passarão a não gostar dela”.

Os desafios são maiores na sociedade contemporânea, avisa o professor Barela, em função do excesso de atividades tecnológicas a que as crianças são submetidas. Nesse sentido, o Curso Promotores de Vida Ativa, oferecido em módulos presenciais e virtuais, tem o foco na apresentação de recursos e instrumentos que os educadores podem utilizar, nas escolas e outros espaços, de modo a contribuir com a proficiência motora de crianças e jovens e para que esse grupo social passe a gostar da atividade física e do movimento, “essenciais para uma vida saudável e feliz “.

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."