Seis projetos de escolas públicas dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Pernambuco receberão apoio técnico e financeiro do Instituto Arcor até dezembro de 2022.
As iniciativas estimulam a vida ativa e foram produzidas por alunos do Curso Educação Física na Infância, realizado pelo Portal Educativo do Instituto Arcor Brasil, de fevereiro a abril deste ano.
Os professores mostraram talento e inovação na aplicação das metodologias apresentadas no curso e estão a todo vapor no desenvolvimento dos projetos, que beneficiarão mais de 2.500 crianças e adolescentes.
Conheça os projetos apoiados, os professores e suas instituições:
MINAS GERAIS
Município: Contagem
1- “Ginástica para Todos”
EM Padre Joaquim de Souza Silva
Bairro: Morada Nova
Professora: Daniela Cristina de Lima
O projeto pretende apresentar as modalidades da ginástica (geral, artística, rítmica, de condicionamento físico e de conscientização corporal) com o intuito de conhecimento e apropriação da prática por parte dos alunos e suas famílias, dando ênfase em práticas possíveis no cotidiano.
2- “Viver para aprender: estratégias para a aprendizagem significativa”
EM Dona Babita Camargos
Bairro: Centro
Professora: Myandra Giusti Salvador
O projeto propõe implementar metodologias ativas de aprendizagem na escola por meio de práticas significativas, aquisição de tablets e a capacitação dos professores. Ginástica, danças brasileiras e os esportes de taco e raquete estão presentes nas atividades; essas modalidades têm como característica a mistura de diversos tipos de ginástica e danças, e acessibilidade de alunos de diferentes níveis de aprendizagem.
3- “Educação Física Conectada”
EM Deputado Jorge Ferraz
Bairro: Riacho das Pedras
Professor: Hamilton Gustavo Barbosa
A proposta consiste em realizar a prática de exercícios físicos aliando conhecimento sobre as vivências apreendidas na escola que possam ser desenvolvidas e compartilhadas com familiares e comunidade, com intuito de conferir aprendizagens que poderão ser produzidas em audiovisuais (vídeoaulas que servirão para estudantes e famílias desenvolverem práticas regulares de exercícios físicos). Serão adquiridos carrinhos de rolimã e videogame com kinect, e jogos serão pintados na quadra, alinhando a prática de jogos reais e virtuais.
Município: Mário Campos
4- “Sorvebol: uma prática inovadora que inclui e potencializa o aprendizado”
EM Vereador Weld de Souza Maia
Bairro: Estância Serra Verde
Professor: Júlio César de Souza Barrozo
O projeto proporciona aos alunos atividades diferenciadas por meio da prática do “Sorvebol”, levando inovação para as aulas, recreação, além de colaborar com o desenvolvimento das habilidades cognitivas, psicomotoras e socioemocionais de forma lúdica. No desenvolvimento do projeto, os professores de Educação Física irão receber uma formação presencial com todo o embasamento para se introduzir as aulas de sorvebol dentro da escola, sendo essa uma prática inovadora.
SÃO PAULO
Município: Bragança Paulista
5- “Promovendo a Inclusão, formando cidadãos!”
EM Abner Antonio Sperandio
Bairro: Planejada II
Professora: Gabriela Fabrega Menin
As atividades do projeto acontecem em meio líquido, onde as crianças das classes especiais e os alunos da escola podem usufruir da piscina para as atividades físicas. Serão realizadas atividades de formação para os professores, adequação de um espaço da piscina, aulas de adaptação ao meio líquido, aulas de atletismo, oficina de recreação e recreio orientado.
PERNAMBUCO
Município: Ipojuca
6- “Brincar, Educar e Incluir: Ressignificando as práticas corporais na educação física escolar”
EM Ministro Jarbas Passarinho
Bairro: Camela
Professora: Maria Claudia Gama Fialho
O projeto desenvolverá práticas educacionais (jogos e brincadeiras) reestruturadas, direcionadas e elaboradas para fazer com que os alunos que possuem alguma deficiência, seja ela intelectual ou motora, possam ter as mesmas experiências, oportunidades e vivências dos demais alunos. O projeto visa incluir as famílias nessas atividades, tanto práticas quanto teóricas e conceituais, e assim envolver as pessoas mais próximas dos alunos no processo de ensino-aprendizagem e na compreensão da importância da escola e da família no desenvolvimento cognitivo e motor da criança.