SALÃOZINHO DE HUMOR DE PIRACICABA TEM NÚMERO RECORDE DE INSCRIÇÕES

19 agosto 2017
SALÃOZINHO DE HUMOR DE PIRACICABA TEM NÚMERO RECORDE DE INSCRIÇÕES

O Salãozinho de Humor de Piracicaba, em sua 15ª edição e novamente com o patrocínio da Arcor do Brasil e Instituto Arcor Brasil, recebeu um número recorde de trabalhos inscritos. Foram inscritos 4.200 desenhos e 100 esculturas, de alunos de escolas de Piracicaba e outras cidades de São Paulo e outros estados.

Em função desse recorde absoluto de inscrições, o corpo de jurados teve trabalho extra para a seleção e premiação. Reunido no dia 10 de julho, o júri escolheu 176 obras para compor o Salãozinho de 2017, sendo 160 desenhos e 16 esculturas.

O júri foi formado pelo arte-educador Danilo de Angeli e pelo professor e artista gráfico Fábio San Juan. Os trabalhos mais uma vez demonstraram uma visão crítica dos alunos participantes em relação à conjuntura política e social do Brasil.

O 15º Salãozinho de Humor de Piracicaba será aberto ao público no dia 27 de agosto, um dia após a abertura oficial do 44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Salão e Salãozinho permanecerão abertos ao público, nos pavilhões do Engenho Central de Piracicaba, até o dia 12 de outubro.

Nesta data serão conhecidos os vencedores do 15º Salãozinho. Com prêmios oferecidos pelo Instituto Arcor Brasil, serão apresentados ao público do Teatro Municipal “Erotides de Campos” os vencedores nas categorias 

Grande parte do sucesso nas inscrições se deve aos preparativos para o Salãozinho de Humor, como no caso das visitas a escolas públicas. O artista gráfico e cartunista Erasmo Spadotto, recém-nomeado como novo diretor do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, visitou pessoalmente 20 escolas públicas de Piracicaba.

 “O desenho prepara a criança para a vida”, diz Erasmo Spadotto. Ele conta que em todas as suas visitas procurou deixar claro que “desenhar é fácil, o desafio é a criação”.

Na sua opinião – e citando o próprio exemplo como aluno da Escola Estadual “Moraes Barros” –  a escola propicia a atmosfera fértil para o incentivo ao desenho. “A experiência foi muito marcante de descobrir o desenho na escola e depois tive a convicção de que seria a minha profissão”, resume.

Esta foi outra mensagem que procurou difundir entre os alunos da escola que visitou, a de que o desenho pode, sim, se transformar em uma profissão. Nessas visitas, conta Erasmo, ficou evidente “como os jovens estão antenados e têm uma visão crítica em relação à situação política e social do país e do mundo”.  Esse olhar atento, ele completa, foi refletido nas obras inscritas em número recorde no Salãozinho de Humor de Piracicaba.  

Outra iniciativa na fase preparatória foi o curso “Materiais, Técnicas e Criatividade na Sala de Aula”, oferecido pelo Centro Nacional do Humor Gráfico de Piracicaba (Cedhu), com apoio do Instituto Arcor Brasil, e que teve como público professores da região de Piracicaba.

O curso contemplou aulas práticas e teóricas visando subsidiar os educadores no desenvolvimento de ações artístico-pedagógicas em sala de aula com a utilização das linguagens gráficas cartum, charge, caricatura e tira/história em quadrinhos.

Este é o quarto ano consecutivo que o Instituto Arcor Brasil dá apoio ao Salãozinho de Humor de Piracicaba e Salão Internacional de Humor de Piracicaba, dois dos eventos mais importantes do calendário cultural brasileiro. Para o novo diretor do Salão de Humor de Piracicaba, a parceria com a iniciativa privada é fundamental “para agregar valor, a partir da soma das experiências e expertises de cada um”.

O Salão Internacional de Humor de Piracicaba e, também, o Salãozinho, completa Erasmo Spadotto, “são patrimônio da cidade e do país e a marca da Arcor e Instituto Arcor é importantíssima no meio empresarial e educacional, então é uma soma muito saudável e produtiva”.

O 15º Salãozinho de Humor e o 44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba são uma realização da Prefeitura de Piracicaba, Secretaria Municipal de Ação Cultural e Turismo de Piracicaba e Centro Nacional do Humor Gráfico de Piracicaba (Cedhu).

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."