SALÃOZINHO DE HUMOR DE PIRACICABA É PORTAL PARA A EDUCAÇÃO

3 janeiro 2018
SALÃOZINHO DE HUMOR DE PIRACICABA É PORTAL PARA A EDUCAÇÃO

De personagens históricos como o físico Albert Einsten a protagonistas atuais e polêmicos como o presidente dos Estados Unidos Donald Trump, passando por releituras de obras de arte como o “Abaporu”, de Tarsila do Amaral. O 15º Salãozinho de Humor de Piracicaba, em cartaz até o dia 12 de outubro no Engenho Central, em Piracicaba é mais uma prova de que a educação crítica também se faz com criatividade, alegria, invenção.

O Salãozinho foi aberto no último dia 26 de agosto, sábado, como parte da programação do 44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. O Instituto Arcor Brasil e a Arcor do Brasil são parceiros pelo quarto ano consecutivo do Salão Internacional de Humor, um dos mais importantes do gênero no mundo. Em 2017, além do Salãozinho, Instituto Arcor e Arcor do Brasil são patrocinadores, diretamente, do Espaço Arcor e da VI Caminhada com Humor.

Educação inclusiva e crítica – A edição de 2017 do Salãozinho de Humor foi instalada no Armazém 05 do complexo do Engenho Central, onde o público pode apreciar as 176 obras escolhidas pelo júri, dos quais 160 são desenhos e 16 esculturas.

Neste ano o júri teve muito trabalho para a escolha, pois houve um recorde de inscrições. Foram inscritos 4.200 desenhos e 100 esculturas, de alunos de escolas de Piracicaba e outras cidades de São Paulo e outros estados.

Na edição de 2017 foi estimulada a participação de crianças com deficiência, como baixa visão e autismo, e também com Síndrome de Down. Sob a orientação de professores, coordenadores e arte-educadores, alunos das escolas municipais “José Antonio de Oliveira”, de Piracicaba, e “Octavio Cesar Borghi”, de Americana, produziram desenhos contemplados na mostra.

De acordo com os educadores responsáveis, foram necessárias pequenas adaptações, como folha de papel maior ou o uso de materiais palpáveis, como fitas. A intenção foi que o Salãozinho de Humor de Piracicaba, além de estimular a consciência crítica e a criatividade, também contribua cada vez mais com a educação inclusiva e transformadora. 

Os artistas experientes, que participam do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, destacam a importância de iniciativas como o Salãozinho, para o desenvolvimento integral das crianças, com espírito crítico e visão criativa do mundo.

 “O desenho de humor é uma ótima ferramenta para a avaliação do contexto, e por isso ajuda muito no desenvolvimento crítico da criança”, concorda Paulo Sérgio Jindelt, vencedor do Grande Prêmio do 42º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, com uma charge em tributo ao jornal francês “Charlie Hebdo”, vítima de um ataque terrorista no início de 2015.

Outro vencedor do Salão, na categoria Caricatura (uma escultura do compositor Cartola), em 2014, Robinson José da Silva entende que o Salãozinho de Humor é um espaço muito pedagógico para as crianças. “É importante tratar da situação econômica, política, com humor, isso ajuda a que não sejam cometidos novos erros no futuro”, entende o artista plástico.

No dia 24 de setembro, serão apresentados ao público do Teatro Municipal “Erotides de Campos” os vencedores do 15º Salãozinho de Humor de Piracicaba, que receberão prêmios patrocinados pelo Instituto Arcor Brasil. Concorrem alunos de escolas públicas e particulares de várias cidades brasileiras, em duas categorias, de 7 a 10 anos e 11 a 14 anos. A cerimônia terá a presença de Maurício de Sousa, o “pai” da Turma da Mônica e que elaborou o cartaz do Salãozinho de 2017.

Espaço Arcor –  Um local propício para o lazer e para o aprendizado de forma lúdica e interativa. Este é o perfil do Espaço Arcor, uma das atrações do 44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba e que está chamando a atenção de escolas públicas e particulares da cidade e região.

Há três anos o Grupo Arcor e o Instituto Arcor Brasil, como parceiros do Salão, montam um espaço aliando atividades de estímulo ao movimento e ao aprendizado. Em 2017, foi estruturado no Espaço Arcor um circuito com desafios para as crianças, que vão somando pontos e avançando “casas” até chegar ao final.

Como recompensa, as crianças recebem, após atingirem a última “casa” do circuito, um kit de produtos Arcor, além de terem participado de uma atividade interativa, prazerosa e que incentiva o movimento.

O Espaço Arcor foi montado no Armazém 9 do Parque do Engenho Central, onde o visitante também pode apreciar algumas das mostras paralelas do 44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, como “PortoCartoon 2016 – CR7” (seleção de caricaturas do jogador de futebol português Cristiano Ronaldo) e “Painel de Microcontos” (apresentação dos textos vencedores e parte dos selecionados na 7ª edição do concurso de microcontos de humor).

Entre outras, já visitaram o Espaço Arcor escolas públicas, como aquelas localizadas no Bosque dos Lenheiros, um bairro distante da região central de Piracicaba, e também particulares, como o Colégio Portal do Engenho. Mais uma atividade de cunho educativo, ligada ao Salão Internacional de Humor de Piracicaba, com apoio e patrocínio do Instituto Arcor Brasil e Arcor do Brasil.

Salão de Humor – A questão dos refugiados, as polêmicas despertadas pelas redes sociais e as controvérsias ligadas ao presidente norteamericano Donald Trump. Mais uma vez o Salão Internacional de Humor de Piracicaba, neste ano em sua 44ª edição, serve como um grande panorama das principais temáticas da atualidade, de interesse global.

A mostra principal, que também pode ser visitada até o dia 12 de outubro no Engenho Central, em Piracicaba, conta em 2017 com 410 trabalhos, produzidos por 215 artistas de 32 países. É a ratificação do evento ser um dos mais representativos e completos no mundo.

Além da principal, são 15 mostras paralelas e várias atividades especiais. Uma delas é a primeira Feira de Quadrinhos de Humor de Piracicaba, que acontece nos dias 22, 23 e 24 de setembro, no Armazém 09 do Engenho Central. O encerramento terá a participação de Maurício de Sousa. Nos três dias, grandes nomes do HQ estarão em Piracicaba. Mais de 10 editoras de quadrinhos confirmaram presença. A Feira tem apoio da Liga Brasileira de Editoras (Libre) e SESC Piracicaba. 

“Os quadrinhos são o primeiro contato de muita gente com o desenho e com a leitura. Achamos importante o Salão abrir um espaço para os quadrinhos, que já são uma categoria, junto com as tiras, na mostra principal”, explica o diretor do Salão Internacional de Humor, Erasmo Spadotto.

“Um beliscão no cérebro”. Assim o presidente do 44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, José Alberto Lovetro, o JAL, resumiu, na abertura da edição de 2017, o espírito do evento, o mais antigo do gênero com edições consecutivas no mundo.      

O Salão Internacional de Humor de Piracicaba e eventos associados são uma realização da Prefeitura de Piracicaba, Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) e Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba (CEDHU). São parceiros a Secretaria Municipal da Educação, Diretoria de Ensino/Região de Piracicaba e Secretaria da Educação do Estado. 

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."