RIO DAS PEDRAS RECEBE PINTURAS DE BRINCADEIRAS EM CALÇADAS E PRAÇAS

2 agosto 2019
RIO DAS PEDRAS RECEBE PINTURAS DE BRINCADEIRAS EM CALÇADAS E PRAÇAS

Uma cidade com calçadas, praças e avenidas cobertas de brincadeiras, para as crianças de todas as idades. Assim ficou Rio das Pedras, no interior de São Paulo, depois da implementação do Projeto Pinturas de Brincadeiras, do Instituto Arcor Brasil. A ação foi idealizada para criar ambientes e situações favoráveis à promoção da vida ativa, do movimento e do relacionamento interpessoal.

 “O propósito é oferecer espaços lúdicos para as pessoas que residem nas comunidades onde atuamos”, comenta a coordenadora de programas e projetos socioeducativos do Instituto, Milena Drigo Azal. A iniciativa integra o conjunto de atividades relacionadas aos 15 anos do Instituto Arcor Brasil, lembrados no dia 25 de maio.

Um exemplo é o da Escola Municipal Maria Apparecida Degáspari, que tem uma bela praça pública em uma de suas entradas. A praça é muito utilizada pelos moradores do bairro Vitorio Cesarino. O espaço conta com academia ao ar livre e parquinho para crianças. Festas são realizadas no local.

Mas faltava o colorido das brincadeiras no chão da praça e este foi o motivo da sua escolha como um dos pontos do Projeto Pinturas de Brincadeiras, do Instituto Arcor Brasil. Pois não falta mais. Na ensolarada manhã do dia 12 de junho, educadoras da escola, mais a coordenadora de programas socioeducativos do Instituto Arcor Brasil, Milena Drigo, e a supervisora de Educação Infantil de Rio das Pedras, Rosângela Maria Movio Nalin, literalmente puseram as mãos nas tintas e pinceis, para deixar o chão da praça preparado para as múltiplas brincadeiras das crianças, da escola e do bairro, e também para os adultos ansiosos pela recordação dos tempos de infância.

“O chão colorido fica vivo, muito mais atrativo para as crianças”, comentou a coordenadora pedagógica da escola, Patrícia Damaris de Moraes Teixeira de Cerqueira. Ela acredita que os 550 alunos da escola, do primeiro ao quinto anos do Ensino Fundamental, vão se beneficiar plenamente das novas brincadeiras, desenhadas no chão da praça.

A coordenadora nota que o bairro não tem muitas opções de lazer além da praça. Com as pinturas de brincadeiras, um novo ingrediente de atração pode levar as crianças e suas famílias para o espaço. “As brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças”, completa a coordenadora pedagógica.

Para a supervisora de Educação Infantil de Rio das Pedras, Rosângela Nalin, a iniciativa do Instituto Arcor é um  incentivo para que os pais brinquem com os filhos. “Estamos em um mundo muito tecnológico, faltam espaços para as crianças brincarem como antes”, destaca a supervisora.

Trabalhando há muitos anos na EM Maria Apparecida Degáspari, Vera Niva Vieira concorda em que as pinturas de brincadeiras vão contribuir para atividades lúdicas, mescladas com a formação, por parte dos alunos e também dos adultos. “Está ficando muito bonito. Essas brincadeiras vão ajudar até para a diminuição de conflitos”, entende a educadora.

O vereador Jeandre Deive Roncato “Nabuco” contribuiu com as pinturas nas calçadas e outros espaços públicos de Rio das Pedras. “É importante para estimular a atividade física e para melhorar os relacionamentos”, assinala o vereador.

Claro, as crianças foram as que mais aprovaram a iniciativa. Casos de Natalia Manesco, Eduardo Marcelo de Jesus Sangtos e Vitor Grabriel Martins, todos do quinto ano. “Vamos nos divertir mais”, disse Natalia. “Vai melhorar ainda mais a praça”, indicou Eduardo. “Vamos brincar mas também aprender”, completou Vitor, todos já esperando a oportunidade para pular as amarelinhas e outras brincadeiras desenhadas no chão da praça que ficou ainda mais bela e convidativa.      

O Projeto Pinturas de Brincadeiras também contemplou as calçadas das escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental Creche Nelson Rosamilha, Creche Padre Geraldo Moreira César, Creche Júlia Celestino da Cunha Andre, EM Angela Oriqui, Creche Bruna Maniassi Zeppelini, Creche Otávia Pardi Schiavon, EM Maria Arlete Angeleli, EM Ignes Brioschi Rubin, EM Claudete Aparecida Guidolim Nicolai, Creche Pastor Antonio Rúbica e EM Imaculada G.Civolini.

O Instituto Arcor Brasil tem promovido uma série de iniciativas de estímulo à vida ativa, ao movimento e alimentação saudável, em sintonia com um dos eixos da políticas de sustentabilidade do Grupo Arcor. Casos do Programa Escola em Movimento e Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável, com apoio a projetos de dezenas de escolas públicas das comunidades onde a empresa atua.

 

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."