Diversidade e equidade. Este será o tema central das discussões ao longo de 2019 da Rede de Investidores Sociais do Interior Paulista (RIS), que teve o seu primeiro encontro anual no último dia 15 de fevereiro, no auditório da planta da Arcor do Brasil em Campinas. Participaram representantes de mais de 20 institutos e fundações empresariais que praticam o investimento social privado.
Os representantes das organizações foram recepcionados pela gestora do Instituto Arcor Brasil, Thais Cassano de Castro. Ela detalhou as ações do Instituto Arcor Brasil, que executa o investimento social do Grupo Arcor no país. A gestora lembrou que o Instituto completa 15 anos de atividades em maio. Neste período, foram 494 projetos apoiados, em benefício de 3 milhões de crianças e adolescentes, em 17 estados brasileiros.
A atuação em rede é justamente uma das marcas do Instituto Arcor Brasil em sua trajetória, completou Thais Cassano de Castro. “Em rede as organizações podem planejar melhor suas ações e, inclusive, investimentos conjuntos”, afirmou, observando que o Instituto Arcor Brasil integra, por exemplo, a RedEAmérica, uma aliança hemisférica de fundações e institutos empresariais.
Construção da RIS – A Rede de Investidores Sociais do Interior Paulista (RIS) nasceu de uma iniciativa do GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas, que está procurando descentralizar suas ações, fora do eixo Rio-São Paulo. Redes semelhantes foram estruturadas em Curitiba (PR) e no Distrito Federal, onde os membros já planejam investimentos conjuntos, destacou Aline Rosa, que atua na área de Relacionamento e Articulação do GIFE.
A RIS do Interior Paulista já realizou sete encontros, para discutir vários temas de interesse das organizações que fazem investimento social privado. O encontro de 15 de fevereiro foi o oitavo, com o tema escolhido pelas organizações para nortear as discussões e ações em 2019: Diversidade e Equidade.
“É importante um tema unificador, para aprofundar as discussões”, assinalou Leandro Pinheiro, supervisor socioeducativo da Fundação FEAC, de Campinas, que coordena a RIS, ao lado de representante do Instituto ESTRE. Leandro anunciou que a M51, tradicional e conhecida agência de publicidade de Campinas, proporá de forma voluntária uma campanha para consolidar a identidade da RIS, ampliando a sua visibilidade. O diretor-executivo da M51, Orlando Martins, participou da reunião na planta da Arcor do Brasil.
“É muito importante reforçar a atuação em rede, inclusive para evitar investimentos sobrepostos e de modo a dar mais efetividade às ações das organizações”, comentou Fernanda Mello, especialista de Comunicação e Monitoramento da Global Communities Brasil. A organização atua na região, nos municípios de Campinas e Indaiatuba, com o projeto Semeando o Futuro, em parceria com a John Deere Foundation Brasil (JDBF) e John Deere Foundation (JDF).