PROJETOS EM UBATUBA E BRAGANÇA CONTINUAM COM APOIO DO FUNDO COMUNIDADE EM REDE

3 setembro 2017
PROJETOS EM UBATUBA E BRAGANÇA CONTINUAM COM APOIO DO FUNDO COMUNIDADE EM REDE

Entre o final de outubro e início de novembro, aconteceram em Ubatuba e Bragança Paulista as assinaturas dos convênios de cooperação entre o Fundo Comunidade em Rede e os parceiros de três projetos comunitários. Os novos convênios representam a continuidade de projetos que estão propiciando transformações na vida dos moradores de comunidades dos dois municípios.

O evento em Ubatuba, para a assinatura do convênio com os parceiros do Projeto Maré Alta, aconteceu no dia 27 de outubro, no auditório do Aquário de Ubatuba, no centro da cidade. A nova fase do Projeto Maré Alta tem a finalidade de promover o empreendedorismo social dos grupos produtivos já em andamento, por meio da comercialização venda de seus produtos.

Além disso, o novo momento do Projeto Maré Alta tem o propósito de fomentar a cultura do empreendedorismo em grupos e comunidades, como fator significativo para o desenvolvimento local, na medida em que estimula a autogestão, o planejamento participativo e a busca de soluções para as demandas locais, através da potencialização dos ativos dessas comunidades.

O Projeto Maré Alta tem abrangido alternativas de geração de renda, materializada com a montagem de oficina de confecção de biquínis na vila de Picinguaba e de oficina de estamparia, em Cambury.

Bragança Paulista – Em Bragança Paulista, a assinatura dos convênios com os dois projetos – Fala Comunidade em Ação e Bragança Articulada em Rede – aconteceu no dia 3 de novembro, na Fábrica da Arcor do Brasil.

O Projeto Fala Comunidade, antecessor do Fala Comunidade em Ação, contribuiu para a estruturação e inauguração do Espaço “Eronaldo Rocha”, em benefício dos moradores dos bairros rurais de Agudo e Estiva do Agudo. 

Neste novo momento, o Projeto Fala Comunidade em Ação terá a finalidade de intensificar o trabalho com a Associação de Produtores Rurais e dos Moradores dos Bairros do Agudo e Estiva do Agudo.  O propósito é promover um envolvimento maior dos atuais membros, estimular a presença de novos associados, realizar um trabalho para a valorização do que acontece nos bairros, proporcionar um maior conhecimento por parte dos membros da comunidade dos seus direitos enquanto cidadãos e implementação de ações que visem a sustentabilidade e a manutenção da sede da Associação.

Os parceiros do Projeto Teia, precursor do Projeto Bragança Articulada em Rede, por sua vez, passaram a atuar como uma rede intersetorial, em benefício de bairros como Águas Claras, Santa Libânia e Cidade Jardim. E justamente essa articulação intersetorial contribuiu para a discussão que resultou na criação da iniciativa Bragança Articulada em Rede, novo nome do projeto, que visa fortalecer a ação em rede e potencializar o seu impacto político em termos comunitários.

O Fundo Comunidade em Rede tem o objetivo de fortalecer as organizações de base parceiras e contribuir para a construção de projetos territoriais coletivos. A iniciativa é fruto de parceria entre a Inter American Foundation (IAF), dos Estados Unidos, e seis membros do Bloco Brasil da RedEAmérica, inclusive o Instituto Arcor Brasil, gestor financeiro do Fundo. Na primeira fase do Fundo, entre 2014 e 2016, foram onze projetos apoiados, em quatro estados. Muitos deles têm continuidade agora, em uma segunda fase.

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."