
O projeto “Cuidando do Mundo da Gente”, desenvolvido pelo Centro de Educação Infantil (CEI) Cantinho da Tia Isaura, que fica na cidade de São Paulo – SP, foi selecionado para uma Conferência Internacional, promovida pela Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (OMEP), na cidade de Bolonha, Itália, entre os dias 14 e 18 de julho. A iniciativa foi ganhadora do Prêmio Meu Pátio é o Mundo, em 2024, um prêmio do Instituto Arcor Brasil, em parceria com a OMEP e desenvolvido em 5 países da América Latina.
Desde 2017, crianças de 3 e 4 anos participam semanalmente de caminhadas pelo entorno da unidade CEI Cantinho da Tia Isaura para recolher o lixo descartado incorretamente. A atividade promove a conscientização ambiental desde a infância e reforça o vínculo das crianças com o território.
Durante a ação, os pequenos são divididos em duplas, acompanhados por um monitor, e utilizam coletes de identificação, luvas e sacos de lixo. As famílias também participam como voluntárias, contribuindo para reforçar o papel da comunidade na formação cidadã e ambiental das crianças.
Para a diretora do CEI, Érika Mayume, “apresentar o projeto ‘Cuidando do Mundo da Gente’, do CEI Cantinho da Tia Isaura, em um congresso internacional foi uma experiência incrível e inesquecível.” Segundo ela, foi uma honra representar a instituição e estar à frente de uma equipe tão dedicada, que acredita no poder transformador de pequenas atitudes para promover grandes mudanças no meio ambiente.
“Tive a oportunidade de compartilhar o projeto com um público diverso, formado por canadenses, argentinos, chilenos, italianos e asiáticos. Alguns demonstraram admiração pela iniciativa, talvez por já conhecerem a riqueza da nossa cultura e o compromisso que temos com a educação ambiental desde a infância”, diz.
Érika destaca que falar para tantas nacionalidades foi, sem dúvida, um grande desafio, mas também uma enorme alegria. “Representar o nosso país e mostrar a consciência ambiental que nossas crianças estão desenvolvendo dentro e fora da escola foi motivo de muito orgulho. Além disso, pude conhecer projetos inspiradores de diversos países, que despertaram em mim novas ideias e perspectivas para o nosso trabalho. Foi uma vivência única e extremamente enriquecedora!”, comenta.
“Agradeço imensamente ao Instituto Arcor por fazer parte dessa linda história. Toda a equipe e as crianças do CEI Cantinho da Tia Isaura, que reconhecem e valorizam o cuidado do Instituto ao criar oportunidades como essa, que ampliam horizontes e transformam trajetórias”, finaliza.