PROJETO TAMAR UBATUBA É POSTO AVANÇADO DA RESERVA DA BIOSFERA DA MATA ATLÂNTICA

25 setembro 2017
PROJETO TAMAR UBATUBA É POSTO AVANÇADO DA RESERVA DA BIOSFERA DA MATA ATLÂNTICA

A base do Projeto Tamar em Ubatuba, litoral de São Paulo, conquistou no final de 2016 o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – PARBMA. O Programa Reserva da Biosfera é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O propósito da Unesco com a instituição de Reservas da Biosfera é fortalecer os mecanismos de proteção de áreas ricas e sensíveis em biodiversidade, de forma que sejam inibidos os riscos derivados de desmatamento, desertificação, poluição atmosférica e mudanças climáticas, entre outros fatores.

A Rede Mundial de Reservas da Biosfera é composta por 631 reservas da biosfera, localizadas em 119 países, incluindo 14 sítios transfronteiriços. No Brasil são sete Reservas da Biosfera e a mais antiga, com 25 anos completados em 2016, pe justamente a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA).

O título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica foi conquistado pelo Tamar Ubatuba na 26ª Reunião do Bureau do Conselho da RBMA, realizada na cidade de Maceió, Alagoas, no dia 26 de setembro de 2016.

Para ser um Posto Avançado, o Tamar Ubatuba, segundo informações da organização, precisou provar que desenvolve ações para a proteção e divulgação da biodiversidade, do desenvolvimento sustentável e do conhecimento científico e tradicional sobre a Mata Atlântica, as três funções básicas para ser aceito como parceiro da Reserva. Com 25 anos de atuação no litoral de Ubatuba pela conservação e proteção das tartarugas marinhas, o Tamar Ubatuba recebe anualmente 100 mil visitantes, dentre os quais estudantes e professores da rede pública.

Contando com a comunicação visual dos espaços temáticos e atendimento por monitores capacitados pela equipe do Tamar, os visitantes podem conhecer as quatro espécies de tartarugas marinhas que existem na região, participam de atividades interativas e lúdicas, assistem a vídeos e palestras. Além disso, aproveitam programações culturais com temas do meio ambiente, da cultura da Mata Atlântica e de outros lugares do Brasil e do mundo.

“Sempre nos preocupamos em oferecer ao visitante um olhar integrado entre a natureza e a cultura, entre a floresta e o mar. Exemplos disso são as placas informativas sobre a fauna e flora da Mata Atlântica e os eventos que ajudamos a realizar, como o Festival da Mata Atlântica, ou que realizamos anualmente, como o Mês da Cultura Popular Caiçara", explica a coordenadora TAMAR Ubatuba, a oceanóloga Berenice Maria Gomes.

A conquista do título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera beneficiará não apenas a própria instituição, mas os moradores e turistas de Ubatuba, já que os Postos Avançados são centros de divulgação de ideias, conceitos, programas e projetos desenvolvidos pela Reserva, além de receberem coleção de publicações e comunicação que ficarão disponíveis para pesquisa pública.

Desde o ano de 2002 a base do Projeto Tamar em Ubatuba recebe o apoio técnico e financeiro da Arcor do Brasil e do Instituto Arcor Brasil. O Tamar Ubatuba é parceiro do Instituto Arcor no Programa Amigos do Mar, na área de educação ambiental, que visa a capacitação de educadores e contempla várias ações culturais e sociais. O Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar, realizado durante nove edições no escopo do Programa Amigos do Mar, atingiu quase dois milhões de estudantes em 17 estados brasileiros.  

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."