PROGRAMA PRIMEIRO A INFÂNCIA CONTINUA COM VÁRIAS ATIVIDADES

7 novembro 2017
PROGRAMA PRIMEIRO A INFÂNCIA CONTINUA COM VÁRIAS ATIVIDADES

O Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, do Fundo Juntos pela Educação, está tendo continuidade com várias ações nos três municípios pernambucanos parceiros: Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe e São Lourenço da Mata. O Fundo Juntos pela Educação é formado por Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A. 

No dia 21 de março aconteceu o primeiro encontro do ano reunindo as redes de educação infantil dos três municípios. Foi no Golden Tulip Hotel, em Boa Viagem, Recife, e o evento foi organizado pela Oficina Municipal, contratada pelo Fundo Juntos pela Educação para coordenação e implementação do Programa Primeiro a Infância.

O encontro ocorreu em uma das salas de convenções do Golden Tulip Hotel, organizada de forma a garantir o diálogo entre as redes, com a disponibilização das mesas e cadeiras favorecendo a interação entre os municípios. Os participantes foram recebidos com café de boas-vindas. Compareceram 38 participantes de 45 previstos, sendo 11 do município de Camaragibe, 21 de Cabo de Santo Agostinho e 6 de São Lourenço da Mata.

Após as apresentações dos participantes, Gustavo Adolfo Santos, da Oficina Municipal, apresentou o Programa e suas peculiaridades, objetivos e metodologia. Em sua fala ficaram evidenciados o percurso formativo do Programa e a fase atual. Em seguida, foi exibido parte do vídeo institucional produzido a partir dos trabalhos apresentados pelos municípios, que oportunizou aos participantes, antigos e novatos, conhecer um pouco do Programa.

Na apresentação da trajetória dos municípios, foi solicitado que cada representante relatasse sua experiência tendo como fio condutor três eixos do Programa: 1. Aumento da qualidade do atendimento da Educação Infantil (conceitos, práticas, ambientes etc.) segundo as metas do PME; 2. Articulação entre Secretaria de Educação e escolas; 3.Participação da comunidade escolar na discussão do PPP.

Após a apresentação de cada representante municipal, a consultora do Programa Primeiro a Infância, Cida Freire, fez seus comentários, destacando o amadurecimento das redes em relação aos objetivos propostos pela iniciativa, em uma perspectiva de avanço na política municipal de educação infantil. 

O momento seguinte do encontro foi a discussão de como implementar os planos de ação previstos nos Projetos Político Pedagógicos (PPP) das unidades de educação infantil nos três municípios. Esta será a nova etapa do Programa Primeiro a Infância, ao longo de 2017.

Depois do encontro, a equipe da Oficina Municipal fez novas visitas técnicas aos três municípios, entre 23 e 24 de março. Novas visitas técnicas serão realizadas nos meses de abril e maio, com apoio nas diferentes demandas de cada rede de educação infantil. 

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."