Capivari, Mombuca, Monte Mor, Rafard, Rio das Pedras e Saltinho. Estes são os seis municípios do interior de São Paulo que vão receber, ao longo de 2018, o Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, do Fundo Juntos pela Educação. O Programa visa contribuir com a Educação Infantil de qualidade nesses municípios.
O objetivo específico do segundo ciclo do Programa Primeiro a Infância será a contribuição para a qualificação da Educação Infantil nos municípios parceiros, em sintonia com as metas e estratégias dos respectivos Planos Municipais de Educação. Juntos os seis municípios somam mais de 160 mil moradores, de acordo com as estimativas da Fundação Seade.
A apresentação do Programa aconteceu no dia 14 de dezembro de 2017, no Centro Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Rio das Pedras. Estiveram presentes a prefeita de Mombuca, Maria Ruth Bellanga de Oliveira, e secretários e diretores de Educação dos demais municípios parceiros do Programa.
A importância que o Fundo Juntos pela Educação dá para a Educação Infantil, como motor do desenvolvimento humano, foi destacada pela diretora-executiva do Instituto Arcor Brasil, Célia Ribeiro de Aguiar. Por sua vez, a relevância estratégica do investimento na infância foi acentuada pela pesquisadora e pedagoga Mônica Samia, da organização Avante, de Salvador (BA).
O detalhamento da implementação do Programa Primeiro a Infância nos seis municípios foi feito por Gustavo Adolfo Santos, gerente de programas da Oficina Municipal, contratada pelo Fundo Juntos pela Educação para coordenar e implementar a iniciativa. A Oficina Municipal já havia atuado neste papel no Primeiro Ciclo do Programa Primeiro a Infância, entre 2015 e 2017, nos municípios de Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho e São Lourenço da Mata (PE).
A Oficina Municipal tem um calendário definido para as primeiras atividades com as equipes municipais de Educação Infantil. As primeiras visitas, em cada um dos seis municípios parceiros, acontecerão entre os dias 22 e 24 de janeiro. Na segunda quinzena de fevereiro acontecerá o primeiro encontro regional, com a participação de representantes dos seis municípios, em local ainda a ser definido.