PROGRAMA APRENDENDO COM PRAZER PROMOVE FORMAÇÃO EM NUTRIÇÃO

21 junho 2008
PROGRAMA APRENDENDO COM PRAZER PROMOVE FORMAÇÃO EM NUTRIÇÃO

Mais de 230 pessoas, entre educadores, gestores, pais e mães de alunos, participaram do I Encontro de Formação do Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável, do Instituto Arcor Brasil, nos municípios de Contagem (MG) e os paulistas Campinas, Rio das Pedras e Bragança Paulista. As formações terminaram no dia 24 de outubro, em Campinas.

Sob a orientação da nutricionista Bianca Iuliano, o tema debatido nas formações foi: Formação em nutrição: utilizando a alimentação como instrumento pedagógico. De fato, estiveram presentes todos os profissionais das escolas contempladas, além dos membros da comunidade.

“O propósito das formações é justamente integrar todos os membros da comunidade escolar, além é claro dos temas específicos tratados”, observa a coordenadora de programas e projetos socioeducativos do Instituto Arcor Brasil, Milena Drigo Azal.

Os encontros aconteceram nas escolas e também em espaços públicos cedidos pelas secretarias municipais de Educação. Com duração de 4 horas, as formações tiveram como conteúdo programático: Conceitos de alimentação saudável e alimentação nutritiva; Ideias  para projetos educativos na temática; Conhecimento e educação sobre hábitos de alimentação saudável → contextualizando aprendizado significativo e          prazeroso + crescimento saudável; Formação de hábitos alimentares na infância e adolescência.

O Programa Aprendendo com Prazer é uma iniciativa internacional do Grupo Arcor, implementada na Argentina, no Brasil e no Chile, com o objetivo de dar apoio ao desenvolvimento, execução e gestão de projetos educativos que promovam o conhecimento e a educação sobre hábitos de alimentação saudável ??e vida ativa nas crianças, envolvendo as famílias, as organizações da sociedade civil, as Prefeituras, o Estado e outros atores presentes no território.

Entre 2018 e 2019 foi implementada a primeira edição do Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável, nos mesmos municípios participantes da segunda edição. Como observa a coordenadora de programas e projetos socioeducativos do Instituto Arcor Brasil, Milena Drigo Azal, o Programa Aprendendo com Prazer está alinhado com um dos eixos da política de sustentabilidade do Grupo Arcor, no sentido do apoio e valorização da vida ativa e alimentação saudável. O Encontro de Formação também contemplou as escolas dos municípios pernambucanos de Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca.

Abaixo, as escolas participantes da segunda edição do Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável, que estiveram representadas no I Encontro de Formação do ciclo 2019-2020:

 

 MUNICÍPIO

 ESCOLA E PROJETO

 Bragança Paulista (SP)

EM Profª Zitta de Mello Barbosa (Projeto Divertindo-se e tendo uma vida saudável),  EM Prof. Orlando Pinto de Oliveira (Escola saudável, vida feliz!) e EM Comendador Hafiz Abi Chedid (Aprendendo a comer e se movimentar para viver melhor)

Cabo de Santo Agostinho (PE) 

EM Professor José Pantaleão Dutra Júnior, EM Maria Eulina Freitas e EM Renato Paulo de Sena

 Campinas (SP)

EE Profª Adriana Cardoso (Projeto O segredo da felicidade está no seu movimento), EE Artur Segurado (Um novo olhar para a Educação Integral. Saúde, Aprendizagem e Lazer como alicerce na formação integral das crianças), EE São Judas Tadeu (O caminho para uma vida saudável) e EE Profª  Castinauta de Barros Mello e Albuquerque (Educação para vida: nutrição e vida ativa na escola)

 Contagem (MG)

EM Profª Maria Olintha (Projeto Movimentar – Saúde para a vida) e EM Nossa Senhora Aparecida (Nossa escola saudável e ativa!)

 Ipojuca (PE)

EM Nivaldo Pereira de Lima, EM Manoel Luiz Cavalcanti Uchôa, EM Santo Elias e EM Ministro Jarbas Passarinho

 Rio das Pedras (SP)

EM Profª Claudete Aparecida Guidolim Nicolai (Alimentação nutritiva e vida ativa = Escola Saudável), EM Profª Maria Apparecida de Aguiar Degaspari (Nutrição x movimento= EQUILÍBRIO PERFEITO), EM Profª Ignez Brioschi Rubim (Qualidade de Vida: Aprendendo na escola) e EM Contador Waldomiro Domingos Justolim (Saúde no prato, vida em movimento)

 

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."