PROGRAMA AMIGOS DO MAR ENVOLVEU 2 MILHÕES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 17 ESTADOS

24 outubro 2018
PROGRAMA AMIGOS DO MAR ENVOLVEU 2 MILHÕES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 17 ESTADOS

Mais de 2 milhões de crianças e adolescentes, de 17 estados brasileiros, estiveram envolvidos no Concurso de Educação Ambiental do Programa Amigos do Mar, uma parceria entre o Instituto Arcor Brasil e o Projeto Tamar/ICMBio, na base de Ubatuba (SP). Foi uma das maiores ações de educação ambiental já realizadas no Brasil.

Em 2003 começou a Arcor do Brasil passou a apoiar base de Ubatuba do Projeto Tamar, no Litoral Norte de São Paulo. Como evolução dessa parceria nasceu o Programa Amigos do Mar, implementado entre o Instituto Arcor e o Projeto Tamar e envolvendo várias ações.

Uma delas foi o Concurso de Desenhos de Educação Ambiental, desenvolvido junto a escolas públicas e privadas de 17 estados. As crianças eram estimuladas a confeccionar desenhos relativos ao tema Nossas Águas Sempre Limpas, sobre a vida marinha e águas em geral.

Os desenhos eram encaminhados ao Instituto Arcor Brasil, que os submetia a uma comissão julgadora integrada por especialistas em educação ambiental e arte-educação.

As escolas e os alunos vencedores recebiam kits do Instituto Arcor e do Projeto Tamar e também exposições interativas, voltadas a disseminar conhecimento sobre a temática das águas e biosfera em geral. Escolas e alunos de vários estados foram premiados, ao longo das nove edições, entre 2003 e 2011.

Guia do Professor – As aulas de educação ambiental eram ministradas aos alunos, como estímulo à produção dos desenhos, depois que seus professores eram capacitados através do Guia do Professor “Nossas águas sempre limpas”.

O Guia abrangia assuntos diversos ligados às questões das águas e ambiental em geral, como aquecimento global, mudanças climáticas e importância da biodiversidade. A ferramenta podia ser baixada gratuitamente pela internet, ficando portanto à disposição de educadores do país todo.

Mesmo após o encerramento do Concurso de Desenhos, o Guia do Professor passou a ser utilizado em workshops e outras atividades com educadores de Ubatuba e outros municípios. O Guia “Nossas Águas Sempre Limpas”, organizado nos macrotemas Animais Marinhos, Nosso Litoral, Cuidar da Vida e Aquecimento Global, continha informações e atividades lúdicas e interativas. Cartazes e outros recursos didáticos complementavam as atividades propostas para as escolas envolvidas neste outro momento do Programa Amigos do Mar.

Kits “Amigos do Mar” foram distribuídos entre as 22 bases do Projeto Tamar em todo o País e podiam ser emprestados às escolas que não podiam visitar o Tamar, por causa da distância, ou que desejassem dar continuidade às visitas realizadas nos Centros de Visitantes do Tamar.

O Programa Amigos do Mar está em sintonia com a política de sustentabilidade do Grupo Arcor, em termos da proteção ambiental e da promoção do desenvolvimento sustentável.

O Projeto Tamar começou em 1980 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. A Fundação Pró-Tamar é a principal executora das ações do PAN – Plano Nacional de Ação para a Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil do ICMBio/MMA. O Tamar trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea).

Para baixar o Guia do Professor e os cartazes, clique nos links abaixo:

Guia do Professor

https://www.institutoarcor.org.br/pr/biblioteca/detalle/1098

Cartaz A3 – Tartaruga não é peixe!

https://www.institutoarcor.org.br/pr/biblioteca/detalle/1099

Cartaz A3 – Nossas Águas Sempre Limpas!

https://www.institutoarcor.org.br/pr/biblioteca/detalle/1101

Cartaz A3 – Quem é Amigo do Mar?

 https://www.institutoarcor.org.br/pr/biblioteca/detalle/1100

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."