PRIMEIRO A INFÂNCIA: MUNICÍPIOS AVANÇAM NA ELABORAÇÃO DO PPP

6 fevereiro 2018
PRIMEIRO A INFÂNCIA: MUNICÍPIOS AVANÇAM NA ELABORAÇÃO DO PPP

Os seis municípios paulistas que participam do Programa Primeiro a Infância: Educação Infantil como Prioridade, do Fundo Juntos pela Educação, estão avançando no processo de construção ou revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP) das unidades de Educação Infantil, em sintonia com os respectivos Planos Municipais de Educação.

O Programa Primeiro a Infância – Educação infantil como Prioridade tem o objetivo de contribuir com a educação infantil de qualidade nos seis municípios. Seis municípios são parceiros do Fundo Juntos pela Educação na segunda edição do Programa: Capivari, Mombuca, Monte Mor, Rafard, Rio das Pedras e Saltinho.

O Fundo Juntos pela Educação é composto pelo Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A. A Oficina Municipal é a organização contratada pelo Fundo juntos pela Educação para a implementação do Programa. A primeira edição foi desenvolvida nos municípios pernambucanos de Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe e São Lourenço da Mata.

A construção, de forma participativa, do Projeto Político Pedagógico (PPP) nas unidades de Educação Infantil nos seis municípios é o eixo central do Programa Primeiro a Infância. Na primeira etapa, as equipes gestoras de Educação Infantil nos seis municípios se dedicaram à formulação de um Documento Norteador para a elaboração do Marco Referencial do PPP das escolas. O Documento Norteador está orientando as unidades de Educação Infantil na construção do Projeto Político Pedagógico. O Marco Referencial é a primeira parte do PPP.

Neste segundo semestre, os municípios estão trabalhando na conclusão do Marco Referencial, na elaboração de um diagnóstico e na revisão ou construção dos PPP das unidades de Educação Infantil, com mobilização das comunidades escolares. A formulação de um Plano de Ação é a etapa seguinte, e igualmente essencial do PPP.

Reuniões com as comunidades das onze Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e das cinco escolas de ensino fundamental que também contam com Educação Infantil em Capivari foram realizadas nos dias 13 e 14 de agosto. “As comunidades foram mobilizadas pelas escolas. Cada uma usou uma estratégia para estimular a participação dos pais e comunidade em geral”, explica Regina Aparecida de Campos Amâncio, Supervisora de Ensino da Educação Infantil, da Secretaria Municipal de Educação de Capivari.

As escolas de Educação Infantil de Mombuca se reuniram no dia 15 de agosto, na CMEI "Eunice Caproni de Oliveira", para concluir a redação do Marco Referencial. “A reunião concluiu uma importante etapa para a continuação da construção do PPP, pois através da escrita coletiva do Marco Referencial pudemos fazer uma grande reflexão das principais características das escolas, resgatando memórias e fazendo uma avaliação das mesmas. Notamos um grande empenho e interesse demonstrado pela equipe docente”, avalia a coordenadora pedagógica, Keila Caproni.

Os demais municípios que participam do Programa Primeiro a Infância também estão intensificando as ações voltadas para a construção ou revisão do Projeto Político Pedagógico de suas unidades de Educação Infantil. A expectativa é que o processo nos seis municípios esteja concluído até o final de 2018.

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."