PRIMEIRA INFÂNCIA EM DISCUSSÃO EM TRÊS ENCONTROS EM PERNAMBUCO

12 setembro 2017
PRIMEIRA INFÂNCIA EM DISCUSSÃO EM TRÊS ENCONTROS EM PERNAMBUCO

Mais de 400 pessoas, entre gestores, educadores e outros profissionais das redes municipais de educação infantil em Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe e São Lourenço da Mata, participaram de encontros entre os dias 18 e 20 de outubro, nesses municípios pernambucanos parceiros do Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, do Fundo Juntos pela Educação.

Os encontros significaram um novo momento do Programa que tem o objetivo de contribuir com a construção de uma educação infantil de qualidade nesses municípios. O Fundo Juntos pela Educação é composto pelo Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A.

As reflexões sobre o tema central nos três encontros, que foi “O Currículo em ação: Práticas de Qualidade na Educação Infantil”, foram motivadas a partir de apresentação da Dra. Mônica Samia. Ela é consultora associada da organização Avante e coordenadora da implementação do Programa Paralapracá, iniciativa do Instituto C&A, igualmente voltada para a qualificação da educação infantil.

A concepção de educação infantil de qualidade defendida pela especialista foi a de uma educação que respeita a criança, que a considera sujeito de direitos e que estimula o seu protagonismo. “E também uma educação infantil com um currículo de múltiplas linguagens, que parte das experiências da cultura local”, observa a consultora da Avante.

Os três encontros propiciaram, com efeito, reflexões com os integrantes das redes municipais nos três municípios. Além disso, no três dias de atividades a equipe do Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade fez, em conjunto com os gestores escolares e profissionais das secretarias municipais de Educação, a leitura dos Projetos Político Pedagógicos (PPP) já concluídos.

O Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade contribui com a educação infantil nos três municípios pernambucanos, desde a elaboração dos Planos Municipais de Educação, no primeiro semestre de 2015. Naquela oportunidade, tratava-se de apoiar a construção dos Planos, no que eles se referem à qualidade oferecida nas unidades de educação infantil. 

O Projeto Político Pedagógico (PPP), de cada unidade escolar, foi então a ferramenta escolhida para a implementação do que os Planos Municipais estipulam para a educação infantil. Ao longo de 2016 foi assim incentivada a elaboração, de forma participativa, dos PPP das unidades de educação infantil nos três municípios, com o suporte da Oficina Municipal, contratada pelo Fundo Juntos pela Educação para implementar o Programa Primeiro a Infância. Os PPP devem estar concluídos, no conjunto dos três municípios, até o final deste ano, para que possam ser colocados em execução a partir de 2017. Muitos PPP foram concluídos e já estão sendo implementados.

  • Formatos: Publicações
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