Professores de educação física e de outras disciplinas, gestores escolares, educadores em geral e oficineiros que atuam em escolas da região de Capivari (SP) foram os alunos da primeira edição do Curso “Promotores de Vida Ativa”, que o Instituto Arcor Brasil realizou entre 25 de outubro e 22 de novembro.
As aulas foram realizadas em espaço da Secretaria Municipal de Rio das Pedras. O objetivo do curso, como lembra a coordenadora de programas socioeducativos do Instituto Arcor Brasil, Milena Porrelli Drigo Azal, foi oferecer subsídios teóricos, metodológicos e práticos relacionados ao movimento, para profissionais que atuam com crianças e adolescentes, através de formação presencial e virtual.
Foram oferecidos cinco módulos, sendo três presenciais e dois virtuais. “O curso destacou conceitos importantes para os profissionais que atuam com atividade física em escolas e outros espaços”, sintetiza o professor José Angelo Barela, um dos dois responsáveis pela coordenação do curso, ao lado do professor Eric Avigo. Barela é docente na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Cruzeiro do Sul, e Eric Avigo, na Universidade Cruzeiro do Sul.
Especialistas na área do movimento, Barela e Avigo elaboraram os conteúdos e ministraram as aulas presenciais, além de desenvolver os módulos online. Na primeira edição, o curso teve 23 alunos, atuando em instituições dos municípios de Capivari, Mombuca e Rio das Pedras.
“Foi muito interessante o curso, pois agregou muitas informações a nossa formação”, afirmou Karine Raquel Beltrame Caritá, professora de Educação Física em Mombuca. “O movimento é muito importante, colabora com o desenvolvimento integral, e o curso reafirmou isso”, complementou Thamara da Silva Ferreira, formanda em Educação Física, na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), e atuando em Rio das Pedras. “O importante é a vida ativa, é não deixar o corpo parado”, alertou, por sua vez, Marileide Piotto Nalin, que é professora de dança também em Rio das Pedras.
A maioria dos alunos do curso Promotores de Vida Ativa era de Capivari, como a diretora de escola Mariangela Stenico, a coordenadora Sanra Ortolani Barbosa e a professora de dança, Jéssica Cardoso Guimarães.
Eram também de Capivari, alguns mestres de Capoeira, como Sidnei Arruda, Douglas Oliveira e Alonso Caetano. “A Capoeira é movimento, é vida e cultura”, disse o mestre Sidnei Arruda. “O curso trouxe muitos conhecimentos novos, foi importante iniciativa”, completou Alonso Caetano, que ao lado dos companheiros representa a diversidade que o curso Promotores de Vida Ativa pretendeu contemplar.
O compromisso com a infância e a promoção da vida ativa são, de fato, eixos estratégicos da política de sustentabilidade do Grupo Arcor e do Instituto Arcor Brasil. Esses conceitos, que direcionaram o conteúdo do Curso, estão associados às linhas do Programa Escola em Movimento.