PRÊMIO INTERNACIONAL “APRENDENDO COM PRAZER”: CONHEÇA OS PROJETOS VENCEDORES DA EDIÇÃO 2023

23 outubro 2023
PRÊMIO INTERNACIONAL “APRENDENDO COM PRAZER”: CONHEÇA OS PROJETOS VENCEDORES DA EDIÇÃO 2023

No Brasil, projetos educacionais de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná se destacaram nessa edição, sendo premiados por promoverem hábitos saudáveis em crianças.

Três projetos brasileiros foram premiados na edição 2023 do “Prêmio Aprendendo com Prazer”, que reconhece iniciativas que promovem hábitos saudáveis na infância. A premiação, organizada em parceria com a OEI, Instituto Arcor Brasil, Fundação Arcor na Argentina e Chile, em conjunto com a Universidade Católica de Córdoba, Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista (FESB) e Universidad Mayor de Chile, contou com a participação de equipes de ensino e representantes institucionais de escolas e organizações da sociedade civil do Brasil, Argentina e Chile.

Com uma comissão julgadora minuciosa, foram selecionados os vencedores dos Prêmios por País, além da escolha do projeto vitorioso para o Prêmio Regional. Eles receberão um incentivo financeiro e uma placa comemorativa para celebrar a conquista.

DESTAQUES DO BRASIL

O Projeto “De Boa na Lagoa com Sabor e Saúde”, da cidade de Paulínia, em São Paulo, foi o grande vencedor do Prêmio Regional. Esse projeto sustentável tem modificado a vida das crianças matriculadas na E.M. Antonia Joana Barsi Ferrari. As ações buscam transformar os pequenos em protagonistas ambientais, promovendo a alimentação equilibrada, vínculos saudáveis e a vida ativa. Com oficinas culinárias, as crianças aprendem a preparar receitas nutritivas e saborosas, utilizando ingredientes orgânicos e da estação. Além disso, são estimuladas a cuidar da horta convencional e comunitária, onde colhem os alimentos que vão consumir. Tudo isso aliado à prática de atividades físicas, danças e brincadeiras ao ar livre.

Já o projeto “Aqui na nossa escola nada se perde, tudo se transforma!”, da EM Luiz Marinho Vidal, em Piraí-RJ, conquistou o Prêmio Nacional com uma abordagem inovadora que une questões ambientais e o combate à fome, especialmente após a pandemia. Os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da escola se envolveram em diversas atividades, desde a conscientização sobre desperdício de alimentos até o resgate de memórias afetivas. Além disso, eles também trabalharam com a reativação da horta escolar, alimentação saudável e combate ao bullying. Como resultados, os alunos estão mais disciplinados, os pais relatam o comprometimento dos filhos em casa e a empatia entre os colegas também aumentou.

A Menção Honrosa ficou com o projeto “Horta: Alimentação Saudável com Cores, Aromas, Sabores e Formas”, da CMEI Dona Laura Yaroslava Rodowanski Schmeing, em Rio Bonito do Iguaçu-PR. Através desse projeto, as crianças estão aprendendo desde cedo sobre a importância de uma alimentação equilibrada e estão se envolvendo na plantação, cultivo e degustação de alimentos saudáveis na própria instituição. Uma maneira lúdica e divertida de incentivar hábitos alimentares saudáveis desde a infância.

Confira abaixo os projetos vencedores do Prêmio, nos três países:

  • BRASIL:
    Prêmio Nacional: “AQUI NA NOSSA ESCOLA NADA SE PERDE, TUDO SE TRANSFORMA!” EM Luiz Marinho Vidal. Piraí – RJ . Professora: Ana Lúcia Teixeira Aleixo Santos.
  • Menção: “PROJETO HORTA: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COM CORES, AROMAS, SABORES E FORMAS”. CMEI Dona Laura Yaroslava Rodowanski Schmeing. Rio Bonito do Iguaçu – PR. Professoras: Lucieli Vargas, Rosemeri Immich e Salette Bortoluzzi.

  • ARGENTINA: 
    Prêmio Nacional: “NUTRIR PARA CRECER: UNA PROPUESTA INTEGRAL PARA LA ALIMENTACIÓN SALUDABLE”. Instituto Esperanza 0913 de Educ. Especial y rehabilitación. Puerto Iguazú- Misiones
  • Menção: “YO TAMBIÉN! EXPERIENCIAS PROTAGÓNICAS EN LA NIÑEZ”. Proyecto Vaso de leche. Córdoba Capital 

  • CHILE:  
    Prêmio Nacional: “OJO CON LOS NIÑOS, PODCAST Y REVISTA REALIZADA POR NIÑOS Y NIÑAS DE EDUCACIÓN PÚBLICA”. Colegio José Bernardo Suarez. Macul – Santiago
     
  • Menção: “EDUCANDO EN FAMILIA PARA LA VIDA, EN ESTILOS DE VIDA SALUDABLE A TRAVÉS DEL JUEGO, CON EL CUADERNO VIAJERO”. Sala cuna y jardín infantil Santa Ana. COLCHAGUA, Región: DEL LIBERTADOR BERNARDO O’HIGGINS

  • PRÊMIO REGIONAL: BRASIL
    “DE BOA NA LAGOA COM SABOR E SAÚDE”. EM Antonia Joana Barsi Ferrari. Paulínia – SP. Professora: Tania do Amaral Gomes.

O projeto vencedor do Prêmio Regional, DE BOA NA LAGOA COM SABOR E SAÚDE, receberá um montante de US$ 2.000 (10 mil reais).

Os premiados em cada país receberão a quantia de US$ 1.500 (ou seu equivalente em moeda local).

Parabenizamos as equipes docentes e/ou representantes institucionais que compartilharam suas experiências e os convidamos a continuar desenvolvendo e promovendo essas iniciativas, melhorando a qualidade da educação através da disseminação da importância de construir e promover hábitos saudáveis desde a infância.

 

 

  • Categoria: ONGs, Professores
  • Temas: Alimentação saudável, Primeira Infância, Vida ativa, Vínculos saudáveis
"Nenhum resultado encontrado."