PARTICIPAÇÃO SOCIAL É TEMA DE SEMINÁRIO FINAL DO PROGRAMA PRIMEIRO A INFÂNCIA

6 setembro 2018
PARTICIPAÇÃO SOCIAL É TEMA DE SEMINÁRIO FINAL DO PROGRAMA PRIMEIRO A INFÂNCIA

A importância da participação social na Educação Infantil. Este será o tema do seminário de encerramento do Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, no dia 26 de março, no Teatro Municipal Erotides de Campos, Engenho Central, em Piracicaba. Participarão do evento cerca de 300 educadores e gestores dos seis municípios parceiros do Programa Primeiro a Infância: Capivari, Mombuca, Monte Mor, Rafard, Rio das Pedras e Saltinho. O encontro também é aberto a interessados na temática. As inscrições já estão abertas, no endereço: https://bit.ly/2Izj5c6

O Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade é uma iniciativa do Fundo Juntos pela Educação, composto pelo Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A. O objetivo do Programa é contribuir com a qualificação da Educação Infantil nos municípios parceiros, em sintonia com os respectivos Planos Municipais de Educação.

O primeiro ciclo do Programa foi desenvolvido entre 2015 e 2017, nos municípios pernambucanos de Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe e São Lourenço da Mata. Com os conhecimentos acumulados, foi implementado ao longo de 2018 e início de 2019 o segundo ciclo, nos seis municípios paulistas da região de Piracicaba e Rio das Pedras, onde está localizada uma das cinco plantas da Arcor no Brasil.

Nos dois ciclos a Oficina Municipal foi responsável pela coordenação e execução do Programa, com a promoção de encontros regionais dos seis municípios, oficinas de formação e visitas técnicas a cada um desses municípios. O propósito era a capacitação das equipes gestoras de Educação Infantil de cada município, de modo a promover nas escolas municipais a elaboração ou reformulação do Plano Político Pedagógico de forma participativa, envolvendo a toda a comunidade escolar: gestores, professores, demais colaboradores da escola, pais e as próprias crianças.

A participação social, portanto, sempre foi um ponto forte do Programa Primeiro a Infância. Os aprendizados do Programa nesse campo serão discutidos no seminário de encerramento, no dia 26 de março, que contará com a participação como conferencista de Ana Elisa Pereira Flaquer de Siqueira. Ela é a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Desembargador Amorim Lima, localizada no Butantã, em São Paulo. Sob a liderança de sua diretora, a escola tem sido uma referência na mobilização da comunidade pelo aprimoramento permanente do processo de ensino e aprendizagem.

É esta experiência que estará em discussão no seminário em Piracicaba, que terá ainda a exposição, pelos seis municípios, das suas experiências próprias na construção ou reelaboração de Projetos Político Pedagógicos de forma participativa, reforçando a gestão democrática nas unidades.

O seminário será realizado entre 18h30 e 21h30. Os participantes serão recepcionados com café e lanche. Haverá transporte para os participantes dos seis municípios parceiros do Fundo Juntos pela Educação no Programa Primeiro a Infância. 

 

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."