PARCERIA DO INSTITUTO ARCOR E FEAC NA EDUCAÇÃO INFANTIL BENEFICIA 1600 CRIANÇAS EM CAMPINAS

28 novembro 2020
PARCERIA DO INSTITUTO ARCOR E FEAC NA EDUCAÇÃO INFANTIL BENEFICIA 1600 CRIANÇAS EM CAMPINAS

Fotos: Laura Gonçalves Sucena

Uma parceria entre o Instituto Arcor Brasil e a Fundação FEAC irá beneficiar 1600 crianças de cinco unidades de educação infantil em Campinas (SP). Com duração de dois anos, os convênios foram assinados entre os parceiros e as organizações de educação infantil, como parte do Projeto Novo Olhar para o Desenvolvimento Infantil, desenvolvido desde 2017 pela FEAC.

Como nota Claudia Chebabi, gerente de programas da FEAC, a instituição idealizou e vem executando o Programa Primeira Infância em Foco. O Projeto Novo Olhar é uma das ações realizadas no marco do Programa e prevê o acompanhamento do desenvolvimento infantil nas unidades abrangidas, de modo a buscar a equidade de oportunidades para todas as crianças.

Ao todo, 24 organizações em educação infantil já vinham participando do Projeto Novo Olhar, abrangendo 5000 crianças. Com as cinco unidades beneficiadas pela parceria com o Instituto Arcor Brasil, o público atingido salta para 6600 crianças.

As organizações envolvidas no convênio com o Instituto Arcor Brasil não estão entre as unidades que atuam em educação infantil e são parceiras tradicionais da FEAC. “Este foi um dos critérios observados para a identificação das organizações de educação infantil abrangidas. O outro foi o de que estivessem localizadas em território de vulnerabilidade social”, destaca Claudia Chebabi.

Após a assinatura dos convênios, em 12 de março, a metodologia do Projeto Novo Olhar começou a ser apropriada pelas equipes técnicas das cinco unidades envolvidas. Essa etapa, que seria presencial, passou a ser realizada de modo virtual, em função da pandemia do coronavírus. Depois serão executadas as ações práticas, de acompanhamento do desenvolvimento das crianças das cinco unidades de educação infantil.

A ideia, como esclarece Claudia Chebabi, é que todas as crianças tenham o desenvolvimento adequado de acordo com a sua faixa etária. A metodologia estipula o monitoramento das crianças, em função de vários indicadores. O Projeto Novo Olhar também contempla a avaliação das práticas pedagógicas das unidades de educação infantil e o envolvimento das famílias.

Quando a equipe técnica identificar casos de desenvolvimento inadequado, serão então tomadas as medidas para que a criança tenha os seus direitos plenamente atendidos. Em termos das práticas pedagógicas oferecidas pelas unidades, haverá um alinhamento com o que é sugerido pela nova Base Nacional Comum Curricular para a educação infantil.

As cinco unidades de educação abrangidas pelo convênio entre o Instituto Arcor Brasil e a Fundação FEAC terão acompanhamento técnico de Teresinha Klain, especialista em educação infantil.

“O Instituto Arcor Brasil tem essa experiência com o Programa Primeiro a Infância, que atuou em um primeiro ciclo em Pernambuco e no segundo em São Paulo. A parceria com a Fundação FEAC está alinhada com a nossa missão de buscar oportunidades educacionais iguais para todas as crianças”, assinala a coordenadora de programas do Instituto Arcor Brasil, Milena Drigo Azal.

As organizações de educação infantil beneficiadas com o convênio entendem que o resultado será uma qualificação do processo de ensino e aprendizado das crianças atendidas. “Já participamos do Projeto Novo Olhar com outra unidade, e agora temos essa nova oportunidade. Temos grande expectativa que essa parceria entre a FEAC e o Instituto Arcor resulte em algo muito positivo para as crianças. A educação infantil precisa de fato de um novo olhar”, comenta o presidente da Associação Evangélica Assistencial, Marçal dos Santos. A AEA é a gestora do CEI (antiga Nave Mãe) D.Robinson Cavalcanti.

 

Escolas parceiras do Projeto NOVO OLHAR – FEAC e INSTITUTO ARCOR – Edição 2020/2021

 

 INSTITUIÇÃO  LOCALIZAÇÃO   MATRICULADOS
 ABRACE SOLIDÁRIO

 Associação de  Desenvolvimento  Humano

 

 Rua Araçandiva, 351 – Jardim Miriam , Campinas  

 532

 De 0 a 5 anos

 e 11 meses

 CECOM

 Centro Educacional Coração de Maria

 

 

 Rua José Casonatto, 496 – Cidade Satélite Íris I,  Campinas

 

 

 100

 De 3 a 5 anos

 e 11 meses

 CEIMA

 Centro Educacional

 Irmã Maria Ângela

 

 Rua Francisco de Campos   Abreu, 303 – Jardim dos Oliveiras,  Campinas

 

 180

 De 3 a 5 anos

 e 11 meses

 FIRMACASA

 Fundação Irmã Ruth de  Maria Camargo Sampaio

 

 Rua Antônio de Mendonça, 100 – Chácara Boa Vista,  Campinas

 

 

 300

 De 3 a 5 anos

 e 11 meses

 NAVE MÃE Dom  Edward    Robinson Barros  Cavalcanti (gerida pela Associação Evangélica Assistencial)  

 Rua Dr. Dante Erbolato, 1631 – Cidade Satélite Íris I, Campinas

 

 

  511

  De 0 a 5 anos 

  e 11 meses

 

 Total

   

  1623

 

 

 

  • Categoria: Sin categorizar
  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."