OFICINAS DE PROJETOS MARCAM LANÇAMENTO DO PROGRAMA APRENDENDO COM PRAZER

28 março 2014
OFICINAS DE PROJETOS MARCAM LANÇAMENTO DO PROGRAMA APRENDENDO COM PRAZER

Oficinas de elaboração de projetos em seis municípios, de São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco, marcam neste mês de abril o lançamento no Brasil do Programa Aprendendo com prazer, para crescer saudável. É uma iniciativa corporativa do Grupo Arcor, com programas desenvolvidos na Argentina, no Brasil e no Chile.

O novo programa regional do Grupo Arcor dará apoio ao desenvolvimento, execução e gestão de Projetos Educativos que promovam o conhecimento e a educação sobre hábitos de alimentação saudável ??e vida ativa nas crianças, envolvendo as famílias, as organizações da sociedade civil, as Prefeituras, o Estado e outros atores presentes no território.

Para isso, os projetos receberão acompanhamento técnico e financiamento por parte do Programa, entre agosto de 2018 e novembro de 2019. No caso brasileiro, através do Instituto Arcor Brasil, que já  divulgou a iniciativa para as escolas públicas das regiões onde estão localizadas as fábricas da empresa no Brasil.

O Instituto Arcor Brasil já realizou oficinas em Rio das Pedras, no dia 10, e em Bragança Paulista, no dia 11 de abril. As próximas oficinas serão no dia 23, em Campinas, dia 25 em Contagem (MG) e nos dias 26 e 27, para escolas de Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, em Pernambuco.

Bragança Paulista – No dia 11 de abril, 40 representantes de 20 escolas do município que participaram da oficina de elaboração de projetos, ouviram os objetivos do Programa, por meio da coordenadora de projetos socioeducativos do Instituto Arcor, Milena Drigo Azal. 

Ela destacou que a promoção da vida ativa e nutrição saudável é um dos compromissos da política de sustentabilidade do Grupo Arcor, ao lado do uso racional da água e da embalagem, da eficiência energética e diminuição dos impactos que contribuem para a mudança climática e do respeito e promoção dos direitos humanos e do trabalho.

A coordenadora do Instituto Arcor acentuou que promoção de hábitos de vida saudável, através de projetos que serão elaborados pelas escolas, está em sintonia com a visão de saúde da Organização Mundial da Saúde, que é a de “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, não consistindo apenas na ausência de doença e de enfermidades”. “Este é um conceito integral de saúde que considera a globalidade do ser humano”, completou.

O próprio Grupo Arcor está buscando aprimorar seus produtos em consonância com a tendência global de procura da vida saudável. Este foi o sentido da apresentação da cientista de alimentos da empresa, Letícia Trevisan, que também participou da oficina de elaboração de projetos em Bragança Paulista.

Letícia relatou como o Grupo Arcor busca aprimorar a qualidade nutricional de seus produtos, em consonância e até além do que prevê a legislação dos países onde atua. Outra preocupação, afirmou, é com a publicidade, propaganda e rotulagem dos produtos.

Na parte da manhã, diretores e coordenadores das escolas públicas presentes participaram, ainda, de dinâmicas associadas aos conceitos básicos do programa. À tarde, participaram da oficina de elaboração de projetos propriamente dita. Com base nas informações recebidas, as escolas irão formular e encaminhar suas propostas. Os projetos contemplados tem  previsão de início em agosto de 2018.

O papel da escola – Gestores, coordenadores e professores presentes na oficina em Bragança destacaram o papel central da escola em promover a vida ativa e a alimentação saudável na sociedade contemporânea.  “Hoje os pais trabalham fora e muitas vezes não têm oportunidade de oferecer hábitos de alimentação saudável e a escola assume essa função”, comentou Rosa Aparecida Silva, diretora da Escola Municipal Professor Carlos Frederico dos Santos Silva.

“No contexto de hoje, a escola é um dos únicos espaços que conseguem incentivar a qualidade de vida”, destacou Tiago Almeida, coordenador pedagógico da Escola Municipal Desembargador Paulo Sergio Fernandes de Oliveira. É a única escola em tempo integral no município. “Por ser de tempo integral, as crianças passam muito tempo conosco e então é fundamental a escola estimular o movimento e uma alimentação saudável”, observou a diretora da escola, Ligia Romagnoli.

Um ponto relevante, salientou Luis Gonzaga Batista Neto, coordenador da Escola Municipal Dr. Fernando Ramos Siriani, é que muitas vezes as crianças não têm acesso à variedade e diversidade de alimentos existentes. A escola tem então o papel de apresentá-las a essa variedade, frisou.

A Escola Municipal Luiz Gonzaga Fernandes tem um papel especial, ressaltou a professora de Inglês, Maria Francisca Dellatorre. “A escola está próxima de um abrigo e muitas das crianças estudam conosco. São crianças desprovidas de uma família e a escola tem um papel ainda mais importante em oferecer uma refeição saudável, o que também acontece com o abrigo”, comentou. Lygia de Andrade, coordenadora pedagógica da mesma escola, entende ser fundamental o papel do ambiente escolar na formação de hábitos que serão incorporados no cotidiano.

Assessor de projetos educacionais junto à Secretaria Municipal de Educação, Sergio Lima, nota que a preocupação com a alimentação saudável já existe na rede pública de Bragança Paulista. Ele entende que o Programa Aprendendo com prazer, para crescer saudável, vai agregar muitos novos conhecimentos nessa área e também na promoção da vida ativa. “Práticas na escola são levadas para a vida toda”, resumiu.

As escolas terão agora, portanto, um período para elaborar seus projetos, baseados em sua realidade e o desejo é que haja a participação dos professores, funcionários, alunos e familiares, na iniciativa.

  • Formatos: Publicações
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