MAURÍCIO DE SOUSA ENFATIZA IMPORTÂNCIA DO SALÃOZINHO DE HUMOR DE PIRACICABA

2 julho 2014
MAURÍCIO DE SOUSA ENFATIZA IMPORTÂNCIA DO SALÃOZINHO DE HUMOR DE PIRACICABA

Yasmin Torrezan, de 8 anos, e Israel Cândido da Silva, de 14 anos, não escondiam a enorme satisfação pela dupla premiação que receberam na tarde do dia 24 de setembro, um domingo ensolarado. Além de terem sido os grandes vencedores das duas categorias do 15º Salãozinho de Humor de Piracicaba, receberam as felicitações de Maurício de Sousa, o “pai da Turma da Mônica”, que participou da cerimônia de premiação. Pelo quarto ano consecutivo os prêmios foram patrocinados pelo Instituto Arcor Brasil.

Maurício de Sousa fez questão de cumprimentar e participar de fotos coletivas com todos os vencedores e contemplados com as menções honrosas. “O Salãozinho de Humor é uma importante iniciativa. A primeira forma de expressão que todos temos é o desenho, depois outras formas de comunicação aparecem. Todo estímulo ao desenho é fundamental, desenvolve a criatividade e o pensamento”, disse Maurício.

A todo momento em sua apresentação, ele era aplaudido pelas centenas de crianças e pais que participaram da cerimônia de premiação, no teatro externo do Teatro Municipal “Erotides de Campos”, no Parque do Engenho Central. Uma área com muitos brinquedos foi montada no espaço ao lado, onde as crianças puderam se divertir antes da premiação. Também foi grande a presença de público no Espaço Arcor, uma das exposições paralelas do 44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

O Instituto Arcor Brasil foi parceiro do Salãozinho de Humor de Piracicaba pelo quarto ano consecutivo, tendo patrocinado os prêmios dados aos vencedores das duas categorias, de 7 a 10 anos e de 11 a 14 anos: uma bicicleta para os dois primeiros lugares, patinete para os colocados em segundo e terceiro lugares e um kit badminton para as menções honrosas. O Instituto Arcor Brasil também patrocinou a aquisição de exemplares da biografia de Maurício de Sousa, “Maurício – A história que não está no gibi” (Editora Sextante), que serão encaminhados às bibliotecas das escolas públicas municipais de Piracicaba. O Instituto Arcor Brasil foi representado na cerimônia de premiação pela coordenadora de programas socioeducativos, Milena Drigo Azal.

As bibliotecas foram justamente identificadas por Maurício como um de seus lugares preferidos nas escolas que frequentou. “Eu adorava as bibliotecas das escolas, mas também as bibliotecas municipais das cidades onde passei a infância”, lembrou o ilustrador, cuja “Turma da Mônica” já vendeu mais de 1 bilhão de exemplares. “Leiam bastante, gibis mas também muito livros. Eles são a base do conhecimento para tudo em nossa vida”, sugeriu Maurício, que recebeu uma placa em homenagem, da Prefeitura Municipal de Piracicaba. Ele foi autor do cartaz do 15º Salãozinho de Humor de Piracicaba.

Em sua 15ª edição, o Salãozinho de Humor de Piracicaba teve um recorde de inscrições: 4.200 desenhos e 100 esculturas. As 176 obras escolhidas pelo júri, sendo 160 desenhos e 16 esculturas, podem ser apreciadas – assim como demais mostras do 44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba – até o dia 12 de outubro, no Parque do Engenho Central. O Salãozinho foi montado no Armazém 05 do complexo do Engenho Central.

“Nossa, foi uma alegria enorme”, reconheceu Israel Cândido da Silva, vencedor da categoria de 11 a 14 anos e que credita ao pai, Paulo, o apoio para continuar desenhando. A diretora da escola onde Israel estuda, Cristina Negro Silva, da Escola Estadual “Dr.Prudente de Morais”, de Piracicaba, participou da cerimônia e expressou toda sua alegria pela conquista do aluno.  “Muito feliz”, resumiu Yasmin Torrezan, 8 anos, vencedora da categoria de 7 a 10 anos. Ela estuda na Escola Estadual “Profº Jaçanã Altair Pereira Guerrini”, também de Piracicaba.

O 15º Salãozinho de Humor e o 44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba são uma realização da Prefeitura de Piracicaba, Secretaria Municipal de Ação Cultural e Turismo de Piracicaba e Centro Nacional do Humor Gráfico de Piracicaba (Cedhu).  O Salãozinho tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Diretoria Regional de Ensino.

Vencedores do 15º Salãozinho de Humor de Piracicaba:

 

Menções Honrosas 07 a 10 anos:

Julya Barrera Sabadini – 9 anos EMEF 'Prof Jonas Correa de Arruda Filho Americana-SP 

Giuliana de Vicente – 9 anos – Ciep Anísio Spinola Teixeira – Americana-SP 

Maria Eduarda Romancini  8 anos – Colégio Objetivo  – Mogi-Guaçu-SP

 

Premiados 07 a 10 anos

1º lugar – Yasmin Vitória P.Torrezan –  8 anos – E.E. Profº Jaçanã Altair Pereira Guerrini  – Piracicaba-SP

2º lugar – Felipi Ismael Felex de Souza   7 anos – E.E. Prof° Pedro Moraes Cavalcanti – Piracicaba-SP

3º lugar – Thaís Martins Bianchi  – 8 anos Instituto Saber – Piracicaba-SP

 

Menções honrosas 10 a 14 anos:

Ayran S. Roque 12 anos – E.E Neuza Maria Nazato de Carvalho – Santa Barbara d Oeste-SP

Raphaela Calzavaro Pansiero – 14 anos – Colégio Objetivo – Mogi- Guaçu- SP

Lucas Lodi Bueno 11 anos –  Colégio Objetivo Mogi Mirim/SP

 

Premiados:

1° Lugar – Israel Candido da Silva 14 anos E.E. Dr. Prudente – Piracicaba-SP

2°Lugar – Isabelly de Freitas Lesse  13 anos –  E.E. Profª Paulina Rosa Hortolandia-SP

3º lugar – Luana Alves Esteves – 13 anos – Colégio Jardin's – Piracicaba-SP

Instituto Arcor no Salão Internacional de Humor de Piracicaba – Pelo quarto ano consecutivo, o Instituto Arcor Brasil foi parceiro do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Foi o patrocinador dos prêmios aos vencedores do Salãozinho de Humor, mas também deu apoio a outras atividades, como o Espaço Arcor, um circuito lúdico de atividades para crianças e demais visitantes.

O Instituto Arcor também esteve junto na organização e realização da VI Caminhada com Humor, uma das atividades paralelas do Salão. Em 2017, o Salão apresentou 410 trabalhos, produzidos por 215 artistas de 32 países. 

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."